Yorgan de Castro sabes? Veja quem é a nova sensação do UFC.
Dia 06 de Outubro teremos o UFC 243: Whittaker vs. Adesanya na Marvel Stadium, Melbourne, Australia. País muito especial para o UFC, foi lá que Dana White registrou seu maior público da história.
O UFC 193 ficou marcado por ser o primeiro evento da organização em um estádio, comportando 56.214 pessoas na ocasião.
Com um card muito especial, finalmente teremos Whittaker defendendo seu cinturão dos médios. O neozelandês radicado na Austrália iria lutar no UFC 234 contra Kelvin Gastelum, mas uma cirurgia impediu que o campeão colocasse o título em disputa.
Já Adesanya, nigeriano radicado na Nova Zelândia invicto há 17 lutas, está com o cinturão interino disputado com Gastelum no UFC 236.
Para nós portugueses, tudo isso é bobagem…
Nosso foco é a estreia de um luso cabo-verdiano, Yorgan de Castro. Nascido em S. Vicente, Cabo-Verde em 1986, Yorgan é filho de pai português e mãe cabo-verdiana.
O Fair Play teve a honra de bater um papo com esse mostro das artes marciais, dias antes da sua estreia na organização e diretamente no Card principal! Solto, De Castro contou um pouco para mim como foi o início de tudo…
”Com 18 anos mudei para Portugal, logo comecei a treinar na academia de um grande amigo e mestre, José Oliveira (Bogas) e em 6 meses já estava a lutar oficialmente Kickboxing.”
Como já sabemos, Portugal não é o país mais aberto para incentivos ao desporto de lutas, logo Yorgan percebeu isso em conflito com os seus objetivos…
”Eu tinha o sonho de ser lutador de Kickboxing e lutar em grandes eventos como, K-1 ou Glory, mas vivendo em Portugal, tudo isso parecia ser bem distante.”
Ele conta, que por sua família viver praticamente toda no EUA, acabou sendo influenciado e foi…
”Quando cheguei aqui (EUA) não tinham muitas escolas de Kickboxing, então meu tio me levou para treinar na academia Lauzon MMA, do então e atual lutador do UFC Joe Lauzon, foi quando me apaixonei pelas artes mistas, e tive certeza que era isso que eu queria para a vida.”
Casado e com uma filha de 5 anos, o luso cabo-verdiano não dispensa elogios ao seu mestre José Oliveira, quando pergunto-lhe quem é sua maior influência no desporto!
”Eu diria que a maior influência que eu tive, não só no desporto mas também na vida pessoal, é o José Oliveira o Bogas. Ele sempre me dizia que prefere viver 10 anos a mil do que mil a 10 e que devemos acordar cedo todos os dias e lutar pelo aquilo que desejamos.”
Mas e no mundo das lutas, da televisão, dos filmes…
Quem inspirou o De Castro a virar esse aniquilador de adversários? Lembrando, ele está invicto nos cages, com 5 vitórias!
”Bom, se eu tivesse que escolher um ídolo, alguém que me inspira é o Daniel Cormier! Baixinho, tem um alcance curto mas compensa com muita garra e talento. O gajo tá sempre a trabalhar duro, definitivamente me inspiro muito nele!”
Com 115 kilos e com 1.86cm de altura Yorgan explica um pouco seu dia-a-dia de treinos e alimentação…
”Aqui o galo canta cedo, de Segunda a Sexta acordo às 5:30am e trabalho até as 2:45pm. Logo as 3 faço meu treino de força e condicionamento no Infinite Fitness, em seguida vou para para o ginásio que represento o Regiment Training Center, fazer Jiu-Jítsu e por volta das 7:30pm finalizo o dia com o Kickboxing”
A Regiment Training Center conta com os melhores líderes de equipa do mundo. Brian Raposo e Tommy Teixeira são grandes mestres e conhecedores do mundo do MMA. Além deles Yorgan contou-me que treina com os melhores do EUA…
”Todos os dias treino Wrestling com gajos top 10 do EUA, All American Wrestler e Jiu também.”
Hoje em dia Yorgan não tem problemas para bater o peso, seu peso natural já é a baixo do máximo exigido aos peso-pesados, então é uma facilidade no cotidiano do lutador, que já lutou na categoria a baixo, nos 93kgs.
Parceiro de Domingo Destruidor Barros nos treinos, especificamente nesses 2 meses que antecederam a semana da luta, Yorgan enxerga em Barros um espelho!
”Domingos Barros é só coisas boas a dizer… O gajo é super atlético, movimenta-se muito bem, mesmo sendo um peso-pesado, muito duro e humilde também. Está evoluindo muito rapidamente e com certeza, dia 12 no evento do Bellator MMA ele vai atropelar mais um adversário.”
Em uma linha final, Yorgan descreve-se como:
”lutador bem rodado, experiente e estou na organização certa para provar isso a todos”.
O Fair Play fica na torcida por mais um campeão a nos representar agora dia 06 no UFC, e depois no dia 12, tudo em Outubro, teremos a volta de Domingos Barros ao Bellator MMA.