Campeonato Placard Andebol 1: Leões conquistam a sua 17ª Taça de Portugal

Bernardo GalanteJunho 14, 20232min0

Campeonato Placard Andebol 1: Leões conquistam a sua 17ª Taça de Portugal

Bernardo GalanteJunho 14, 20232min0
Depois de uma final four emotiva, os Leões conquistam a sua 17ª Taça de Portugal e garantem um final de época positivo

Depois da deceção que sofreram no Campeonato, os Leões comandados por Ricardo Costa levaram a melhor na Final-Four realizada na Madeira.

Marítimo, Póvoa Andebol Clube, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto: eram estes os quatro emblemas presentes na Final-Four da Taça de Portugal de Andebol, realizada na Madeira, mais precisamente, no Pavilhão do CS Marítimo, no Funchal.

As meias-finais presentearam-nos com dois jogos distintos. Por um lado, tivemos um Marítimo frente ao Póvoa Andebol Clube, numa partida que se antevia casa cheia a apoiar os insulares e a empurra-los para a final da prova e foi exatamente isso que aconteceu.

Diogo Valério, guarda-redes do Marítimo – formado no SL Benfica e que conta com uma passagem pela Alemanha – foi o homem do jogo e empurrou a sua equipa para a final. No final dos 60 minutos, o Marítimo levava a melhor sobre o Póvoa AC. 28-21 era o resultado final.

No entanto, a segunda meia-final era o jogo de cartaz do dia de sábado. Sporting CP (detentor da Taça de Portugal) e Futebol Clube do Porto (tetracampeão nacional) defrontavam-se. Num encontro em que Francisco “Kiko” Costa apontou 15 golos, acabou mesmo por serem os leões a levarem a melhor, após prolongamento. 39-38 era o resultado final a favor do Sporting.

No domingo tinha lugar a grande final que opunha a equipa da casa, o Marítimo e o Sporting Clube de Portugal, num encontro que avizinhava equilibrado pela qualidade das equipas e pelos insulares jogarem em casa… e assim foi.

Numa partida em que a indefinição foi palavra de ordem, o jogo manteve-se sempre em aberto até perto do fim dos sessenta minutos. Délcio Pina (11 golos) e Francisco Costa (10 golos) foram os elementos mais desconcertantes a nível ofensivo, por ambas as partes. O Sporting acabaria por vencer pela margem mínima (29-28) e levavam a 17ª Taça de Portugal do seu palmarés.

https://twitter.com/AndebolPortugal/status/1667945736686776321?s=20


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS