Patrícia Sampaio de regresso ao topo!

João CamachoAgosto 28, 20254min0

Patrícia Sampaio de regresso ao topo!

João CamachoAgosto 28, 20254min0
Não há palavras para o fenómeno que é Patrícia Sampaio, com João Camacho a contar-te as últimas novidades sobre a judoca portuguesa

Ainda na ressaca dos Campeonatos do Mundo de Budapeste, o Circuito Mundial teve, no final de Julho, a sua reedição na capital da Mongólia, Ulaanbaatar. Patricia Sampaio aproveitou o excelente momento de forma para participar nesta etapa e, com uma prestação imaculada, conquistar o Ouro, que valeu a liderança do ranking mundial dos 78Kg.

No TOPO!

Pouco mais de um mês depois de ter conquistado o Bronze nos Campeonatos do Mundo de Budapeste, Patrícia Sampaio apostou em marcar presença na prova que marcou o regresso do Circuito Mundial, o Grand Slam de Ulaanbaatar. A etapa, típica de um regresso, não foi, compreensivelmente, das mais concorridas, mas tivemos vários judocas que marcaram presença nos Campeonatos do Mundo a aproveitarem o momento de forma para tentar somar pontos no ranking e espreitar a hipótese de conquistar um Prize Money, sempre  aliciante.

Patrícia Sampaio teve uma prestação consistente, sem dar qualquer hipótese à concorrência, com especial destaque para o combate da final onde derrotou a Japonesa Umeki Mami, antiga Campeã do Mundo da categoria, literalmente atropelada pela judoca portuguesa, que em menos de 40 segundos garantiu a vitória na final. Esta vitória valeu 1000 pontos que recolocaram Patrícia na liderança do ranking na fortíssima categoria de peso dos 78Kg. Uma nota para o seu treinador de clube, Igor Sampaio, que esteve no banco, como treinador responsável, e assistiu em lugar privilegiado à prestação da sua atleta e irmã.

Bárbara Timo também participou na competição, mas o regresso à categoria dos 70KG, depois de um ciclo Olímpico nos 63Kg, não tem sido positivo, e para além das evidentes dificuldades e falta de ritmo, um sorteio matreiro, que a colocou logo no primeiro combate frente à vencedora da categoria de peso, a Japonesa Terada Utana, ditaram o seu precoce afastamento na competição. Aos 34 anos, Bárbara começa a denotar evidentes dificuldades em apresentar o elevadíssimo nível que valeu uma prata e um bronze, nas categorias dos 70Kg e 63Kg respetivamente, em Campeonatos do Mundo, bem como duas presenças Olímpicas. A concorrência interna também está ao rubro, destacando que a jovem Taís Pina, de 19 anos, está na posição 15 do ranking mundial e é, naturalmente, a principal aposta da equipa técnica.

Campeonato do Mundo de Cadetes

Arrancaram no dia 27 de Agosto, em Sofia, Bulgária, os Campeonatos do Mundo do escalão de cadetes. Portugal marca presença com uma comitiva muito reduzida, Joana Moreira nos 70Kg femininos e Afonso Reis nos 60Kg masculinos, liderados pelo treinador nacional do escalão, António Saraiva. Enquanto escrevo este artigo, assisti à derrota de Afonso, na segunda ronda, ficando agora as expetativas de um resultado de destaque totalmente na Joana Moreira. Se é verdade que muitos países usam estas competições como promoção da “grandiosidade desportiva da nação”, “esticando” estes miúdos e estas miúdas sem ter qualquer relutância em poder estar a acabar precocemente com as suas carreiras – a famosa especialização precoce, entre nós, para o bem e para o mal, tal não se verifica e a verdade é que continuo a ter preocupações do trabalho que observamos em Portugal neste escalão e em toda a formação.

No que respeita aos resultados, porque no que se refere à gestão acho que é público o estado calamitoso em que se encontra a Federação Portuguesa de Judo (FPJ), esta tem sobrevivido a um escrutínio mais atento da tutela e dos media graças aos resultados conquistados pelos atletas de topo, destacando Patrícia Sampaio, Jorge Fonseca, Catarina Costa, que, na verdade, têm ofuscado as enormes lacunas nos escalões de formação, destacando o escalão de cadetes. Acho que está na altura da tutela, que supervisiona este elenco federativo, questionar a FPJ sobre qual a estratégia e o plano para a formação e, em concreto, para o escalão de cadetes! E, de uma vez por todas, que seja repudiada a desculpa de que a responsabilidade é das anteriores direções… que, relembro, eram compostas por muitos dos atuais membros da direção, a começar pelo atual presidente Joaquim Sérgio Pina….


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS