Catarina costa consolida o estatuto de cabeça de série nos JO

João CamachoNovembro 2, 20196min0

Catarina costa consolida o estatuto de cabeça de série nos JO

João CamachoNovembro 2, 20196min0
A judoca conimbricense está em alta e apesar da lesão sofrida na Austrália, está bem encaminhada para ser cabeça-de-série nos Jogos Olímpicos de 2020! Catarina Costa em análise e muito mais

Até final de Maio de 2020 irá decorrer a janela de qualificação Olímpica. Portugal, na presente data, tem 8 atletas dentro da qualificação, mas ainda há um longo e complicado caminho a percorrer. Os resultados estão a acontecer e o cenário de uma participação recorde nuns Jogos Olímpicos está muito perto de se concretizar.

Catarina Costa

Catarina Costa, jovem atleta da Associação Académica de Coimbra, que concilia um percurso de atleta de alta competição com um exigente curso superior de Medicina, é o grande destaque do mês de Outubro. Conquistou o ouro do Grand Salm de Brasilia (pela primeira vez a capital Brasileira a receber uma etapa do circuito Mundial) e o bronze no Grand Slam de Abu Dhabi.

Catarina Costa está na 4ª posição do ranking de qualificação Olímpica – note-se que este ranking é diferente do ranking mundial, apesar de decorrer em simultâneo, já que só engloba os resultados durante a janela de qualificação Olímpica, que decorre durante 2 anos- e em 6º no ranking Mundial. A qualificação está praticamente garantida e agora é lutar por uma posição o mais alta possível de modo a garantir ser cabeça de serie no sorteio. As 8 primeiras atletas do ranking são as cabeças de serie do sorteio, assegurando-se assim que estas só se encontram, entre si, nos quartos-de-final da competição.

Novo projeto para Anri Egutidze

O atleta Anri Egutidze, jovem talento da equipa Portuguesa e que ficou conhecido em todo o mundo, “e em Portugal”, devido ao incidente no Grand Slam de Baku, quando o seu telemóvel caiu no tapete durante o combate que o colocou frente ao sueco Robin Pacek (levou à sua imediata desqualificação), trocou o Sporting Clube de Portugal (Sporting), clube que representava desde os 14 anos, pelo Sport Lisboa e Benfica (Benfica).

Esta mudança (que, ao abrigo de um novo regulamento colocado em vigor pelo atual elenco federativo liderado por Jorge Fernandes, teve elevados custos para o atleta, já que teve de ressarcir o SCP pelos custos de formação e quebra do contrato -que só terminava em 2020), ocorreu quando Anri disputava o Grand Slam de Brasília. Na altura em que o Sporting colocava online um comunicado oficializando a desvinculação do atleta, Jorge Gonçalves, treinador do Benfica, sentava-se no banco de treinadores a orientar Anri que acabaria por terminar esta importante etapa do circuito mundial com o Bronze ao peito e a consolidar a sua posição no ranking de qualificação Olímpica.

Em abono da verdade, devo dizer que poderá ter sido uma mudança arriscada. Claramente o Sporting tem uma equipa masculina mais consistente, com mais atletas masculinos de alto nível, e a prova disso é o título Europeu de Clubes! O facto é que só se cresce e evolui no Judo com muito trabalho e sacrifício, sendo fundamental ter colegas de treino de excelência. Contudo, o facto é que Anri estava desmotivado e em rota de colisão com a equipa técnica, o que não era bom para nenhuma das partes. Desejo, sinceramente, que Anri continue focado e a trabalhar para que o objetivo de chegar a uns Jogos Olímpicos não desvaneça. Ele está muito perto e tem talento de sobra, sendo inquestionável que o Benfica tem excelentes condições para que Anri continue a trabalhar e a atingir os seus objetivos.

Uma boa decisão? (Foto: Getty Images)

Liga dos Campeões de Judo

Porque este espaço também é para promoção e divulgação deste fantástico desporto – e sim, estou a repetir algo que escrevi no último artigo, – relembro que a mais importante competição de clubes da Europa irá decorrer no dia 16 de Novembro no multiusos de Odivelas! A não perder! Oportunidade única de ver alguns dos melhores atletas da atualidade em ação! A equipa masculina do Sporting, liderada pelo campeão do mundo Jorge Fonseca, irá defender o seu título de Reis da Europa – brilhantemente conquistado o ano passado em Bucareste, na Roménia – e a equipa feminina do Benfica, liderada por Telma Monteiro, irá entrar nesta fantástica competição com legítimas aspirações de chegar ao pódio, dada a qualidade das suas Judocas!

…. E Patricia Sampaio!

E também em repetição Patricia Sampaio, a atleta oriunda da cidade dos Templários, conquistou a sua 3ª medalha de Bronze em campeonatos do Mundo de Juniores, que este ano decorreram na cidade Marroquina de Marraquexe, entre os dias 16 e 19 de Outubro. Depois do título de Bicampeã da Europa, conquistado em Setembro na Finlândia, Patricia merece, novamente, todo o destaque por mais um fantástico resultado, sendo a prova inequívoca de que estamos perante uma atleta fantástica, com um percurso desportivo de excelência. Talvez tenha ficado um sabor agridoce por não ter chegado ao ouro, o que era totalmente legítimo, mas a prova foi muito disputada e extremamente exigente, com muitas atletas que só se preparam para esta competição, ao invés de Patricia, que, para além de Júnior, está a lutar por uma vaga no Jogos Olímpicos de Tóquio e participa no circuito Mundial Sénior, IJF World JUDO TOUR, tendo terminado o ultimo Mundial do escalão de topo (que decorreu em Tóquio), num brilhante 5º Lugar. Mais uma vez, Parabéns Patricia!

Foto: Getty Images

Para terminar, Wilsa Gomes!

Mais um grande resultado de uma atleta Portuguesa! Wilsa Gomes, atleta do Sporting, conquistou o bronze na cat. dos 57Kg dos campeonatos da Europa de Sub. 23, que decorrem em Izhevsk, na Rússia. Um fantástico resultado para esta jovem atleta que tenta impor-se numa categoria extremamente competitiva, que nos últimos 15 anos, no nosso páaís, tem sido totalmente dominada pela campeã Telma Monteiro! Wilsa é uma atleta com um enorme potencial, que tem sido muito bem acompanhada desde os escalões de formação e que revela as características que se procuram numa atleta de alta competição; capacidade de trabalho, compromisso, humildade e foco! Parabéns!

Foto: SCP

28 Outubro, Dia Mundial do Judo!

O dia 28 de Outubro é a data do nascimento do mestre Jigoro Kano, fundador deste desporto e importante impulsionador do movimento Olímpico e, por essa razão, celebra-se o dia Mundial do Judo! Este ano, o dia Mundial do Judo abordou a questão climática com a iniciativa, plante uma árvore! O Judo e a comunidade Judoca preocupada em chamar a atenção para os grandes temas da atualidade, o ambiente e o clima!

Foto: World Judo Day

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter