Top50 – Melhores marcadores das últimas 8 épocas na 1ª Divisão (6º-10º)

José NevesAgosto 3, 20214min0

Top50 – Melhores marcadores das últimas 8 épocas na 1ª Divisão (6º-10º)

José NevesAgosto 3, 20214min0
Muito foram os craques que brilharam nos rinques da 1ª Divisão nas últimas 8 épocas. Quais foram os melhores marcadores desde 2013/14?

Cada vez mais próximos do topo desta lista de melhores marcadores nas últimas oito temporadas da 1ª divisão nacional, entramos hoje no top10, revelando mais cinco craques de enormíssima qualidade que, desde 2013/14, se destacaram pela quantidade de vezes que fizeram abanar as redes adversárias.

10º Jordi Adroher – 166 Golos (SL Benfica)

Jordi Adroher sempre se destacou, ao longo da sua carreira, pela facilidade em colocar a bola no interior das balizas adversárias, e a sua passagem pelo Benfica não foi exceção. Chegou ao Benfica em 2015/16 e o impacto foi imediato, em ano de título, o último do palmarés das águias, Adroher foi coroado como melhor marcador do campeonato com 50 golos marcados.

No total das cinco épocas na Luz, Adroher fez um total de 166 golos, com 136 deles a surgirem logo nas três primeiras temporadas em Lisboa (50 em 15/16, 46 em 16/17, 40 em 17/18), curiosamente foi após a saída do seu competidor interno João Rodrigues que os números de Adroher baixaram drasticamente, marcando apenas mais 30 nas duas últimas épocas nos encarnados.

Ainda assim o stick quente de Adroher das primeiras épocas valem-lhe um lugar no top10 nesta lista dos melhores marcadores do campeonato da 1ª divisão das últimas oito temporadas.

Jordi Adroher é um dos melhores marcadores da última década do SL Benfica (Foto: Catarina Maria / FPP)

9º Carlos Nicolia – 169 Golos (SL Benfica)

Um dos jogadores que marcou, e continua a marcar, uma era do hóquei em patins benfiquista, Carlos Nicolia entra sem surpresa para o top10 desta lista.

Com sete temporadas de águia ao peito, Carlos Nicolia nunca terminou o campeonato como o principal artilheiro das águias, sendo sempre 2º ou 3º no que aos goleadores encarnados diz respeito, mas a sua qualidade única que mostra em rinque, valem-lhe um total de 169 golos na 1ª divisão nacional.

Os 37 golos marcados na época de estreia continuam a ser um record pessoal, que provavelmente se manterá olhando para o decréscimo no número de golos de Nicolia ao longo das épocas (desde 2017/18 que não ultrapassa a fasquia dos 20 golos no campeonato), no entanto, e com o futuro próximo do astro argentino assegurado na Luz, a marca dos 200 golos no campeonato deverá ser facilmente alcançada.

8º Jorge Silva – 181 Golos (FC Porto, UD Oliveirense)

Jorge Silva é atualmente dos jogadores com mais épocas no topo do hóquei nacional, com a estreia na 1ª divisão a acontecer em 2003, pelo Gulpilhares, Jorge Silva regista no seu histórico 11 épocas no FC Porto, duas na Candelária, nas melhores épocas de sempre dos açorianos, e as últimas três em Oliveira de Azeméis.

Desde 2013/14, Jorge Silva representou FC Porto e UD Oliveirense, marcando um total de 181 golos no campeonato da 1ª divisão. Destes 181 golos, 56 foram apontados pela camisola da Oliveirense nas últimas três temporadas, os restantes 125 foram obtidos com a camisola dos dragões entre 2013/14 e 2017/18, destacando-se a época de 2013/14, onde Jorge Silva terminou o campeonato como o principal goleador portista com 37 golos marcados.

7º Vítor Hugo – 188 Golos (FC Porto, Sporting CP, UD Oliveirense)

De um dos mais experientes jogadores do campeonato para outro, Vítor Hugo leva quase 20 temporadas de 1ª divisão, tendo representado quase todos os atuais candidatos ao título de campeão nacional.

Nas últimas oito épocas o experiente avançado internacional português defendeu as cores de FC Porto, Sporting CP e UD Oliveirense, marcando um total de 188 golos. 113 foram marcados nas suas últimas quatro temporadas de dragão ao peito, seguindo-se duas épocas nos leões onde faturou 49 vezes, e duas épocas em Azeméis onde marcou 26 golos.

Reforço de HC Braga para a próxima temporada, a sua 19ª no principal escalão do hóquei em patins português, é expectável que a veia goleadora de Vítor Hugo continue a evidenciar-se nos rinques da primeira divisão em 2021/22.

6º Hélder Nunes – 188 Golos (FC Porto)

Atualmente a brilhar com a camisola do Barcelona, Hélder Nunes foi um dos jogadores portugueses de maior destaque no nosso campeonato na última década. Defendeu a camisola do FC Porto durante sete temporadas, tendo chegado a capitão de equipa, depois de uma estreia na 1ª divisão pelo HC Braga ainda com idade de juvenil.

Desde 2013/14, Hélder Nunes fez seis épocas nos dragões, tendo apontado 188 golos na 1ª divisão nesse período de tempo, numa média superior a 31 golos por época. Destaque para a temporada 2016/17, em que o FC Porto celebrou o triplete, e em que Hélder Nunes contribuiu decisivamente para a conquista do campeonato nacional com 49 golos, batido apenas na tabela de melhores marcadores pelo seu atual companheiro de equipa João Rodrigues.

Hélder Nunes é um dos destaques da história recente do FC Porto (Foto: FC Porto)

(Foto de Capa: Catarina Maria / FPP)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter