Segunda divisão de hóquei em patins entra na fase decisiva

José NevesAbril 19, 20196min0

Segunda divisão de hóquei em patins entra na fase decisiva

José NevesAbril 19, 20196min0
Com o campeonato da primeira divisão parado à já algumas semanas, as atenções têm estado viradas para o segundo escalão, e para a luta pela subida de divisão.

Se no principal campeonato português de hóquei em patins as lutas pelo título e pela manutenção estão ao rubro, o campeonato nacional da segunda divisão deixa igualmente a antever um final de época emotivo, e onde tudo pode acontecer.

Com somente quatro jornadas para disputar, apesar de na zona sul várias equipas registarem um jogo a menos, são sete as equipas que apresentam mais fortes candidaturas às três vagas em aberto para a edição de 2019/20 da primeira divisão, e apenas uma delas, os Tigres de Almeirim, está próxima de alcançar o tão desejada promoção.

Com os campeonatos a chegarem à fase final, todos os jogos são importantes, em especial a próxima jornada que marcará encontros entre candidatos em ambas as séries.

André Luís está próximo de garantir a subida na primeira época como técnico principal (Foto: HC “Os Tigres”)

A norte, três equipas separadas por um ponto

Na zona norte do segundo escalão as contas para a subida não poderiam estar mais em aberto. Os três primeiros classificados estão separados por apenas um ponto na tabela classificativa, sendo que dois deles ainda se defrontam, já no próximo fim de semana.

A Sanjoanense é, ainda, líder da tabela, em igualdade pontual com a formação do Carvalhos. Apesar do conjunto de São João da Madeira já ter gozado de uma vantagem de sete pontos no topo da classificação, o registo de apenas duas vitórias nos últimos seis jogos fizeram com a Sanjoanense perdesse toda essa vantagem para o mais directo perseguidor, entrando agora nas derradeiras quatro jornadas, apesar de ainda na liderança, com uma margem de erro praticamente nula para voltar a escorregar.

Num plantel onde brilham vários jogadores jovens e de grande qualidade, a Sanjoanense terá ainda pela frente alguns jogos de alguma dificuldade, como a deslocação ao Famalicense na última jornada, ou a recepção ao Espinho, sendo que, excepção feita ao encontro da próxima jornada, a equipa do Carvalhos terá, em teoria, um calendário mais acessível.

O Carvalhos que terá, então, na próxima ronda um jogo crucial nas aspirações à subida. No dia 20 de Abril (amanhã), a formação do Carvalhos desloca-se a Cambra, terceiro classificado a apenas um ponto de distância da dupla que lidera o campeonato.

As duas formações foram, ao longo do campeonato, as mais directas perseguidoras da Sanjoanense no topo da classificação, mas após esta jornada uma delas poderá ficar irremediavelmente afastada da luta pela promoção.

Em caso de vitória da equipa dos Carvalhos, o conjunto treinado por Ricardo Geitoeira ficaria em excelente posição para, no mínimo, disputar o playoff de promoção frente ao segundo classificado da zona sul. Por sua vez o Cambra, mesmo vencendo a partida, poderá ter ainda muito trabalho pela frente para segurar um dos dois primeiros lugares da tabela, uma vez que para além de estar a um ponto abaixo dos rivais, a equipa orientada por Fernando Almeida tem um jogo a mais disputado no campeonato, depois de ter antecipado a partida da 24ª jornada frente ao “lanterna vermelha”, o Lavra.

Uma jornada que pode definir muito do que venha a ser a classificação final do campeonato, e onde todas as atenções estarão em Vale de Cambra para o jogo grande da jornada.

O inglês Alex Mount é uma das figuras da equipa da Sanjoanense (Foto: Marzia Cattini)

A sul, Tigres controlam trio de perseguidores

Se a norte a batalha pelo primeiro lugar, e consequente subida directa, está imprevisível, a sul o maior foco de interesse está, para já, na luta pelo segundo lugar. Isto porque a equipa dos Tigres de Almeirim assume a liderança com 9 pontos de vantagem, apesar de ter um jogo a mais que todos os mais directos perseguidores.

Assim sendo, a equipa ribatejana poderá festejar já este fim de semana a subida ao principal escalão do hóquei em patins português, se vencer o Alenquer, actual segundo classificado, e se a Física não triunfar perante a Candelária. De todas as maneiras, e com três jogos que ficarão por disputar (quatro para as três equipas que o perseguem), em caso de vitória na recepção ao Alenquer, a confirmação da subida do clube de Almeirim será uma questão de “quando” e não de “se”.

Por outro lado, caso a vitória sorria aos visitantes neste fim de semana, o Alenquer encurta para seis a diferença para o líder, uma diferença que poderá passar a somente três pontos com o jogo em atraso que o Alenquer terá que disputar., nos Açores perante a Candelária

Quem estará certamente atento ao desenrolar da partida no pavilhão Alfredo Bento Calado serão as formações de Física e Parede. A formação de Torres Vedras perdeu o segundo lugar na última jornada após sair derrotada do terreno do Sintra, estando agora a dois pontos do lugar que permite a disputa do playoff de promoção. Para voltar a essa posição a equipa da Física poderá beneficiar do calendário dos rivais, uma vez que para além da visita do Alenquer a Almeirim, o actual segundo classificado ainda terá de visitar o pavilhão do Parede, a outra formação ainda com reais hipóteses de terminar no segundo posto.

Com um plantel bastante jovem, mas já na segunda temporada na luta pela promoção, a equipa do Parede é aquela que parte com menos chances de poder disputar o playoff de subida, mas poderá igualmente beneficiar de uma possível perda de pontos do Alenquer nesta jornada, o que aliado a uma vitória no confronto entre ambas, poderá catapultar a formação da linha para o tão desejado segundo posto.

Tal como a norte, esta jornada será de extrema importância para as contas finais do campeonato, o jogo em Almeirim poderá deixar as contas do segundo lugar, e mesmo do primeiro, ainda mais em aberto do que estão actualmente.

Com a paragem do campeonato da primeira divisão para os compromissos das seleções no Torneio das Nações em Montreux, as atenções estarão todas viradas para esta segunda divisão, e para as empolgantes batalhas pela promoção.

 

(Foto de capa: AD Sanjoanense)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter