Líderes do campeonato resistem a mais uma jornada
Na sexta ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins os líderes FC Porto, Sporting CP, SL Benfica e UD Oliveirense venceram, todos fora de portas, e mantém as suas caminhadas imaculadas na frente. Na metade oposta a indefinição é maior com 3 pontos a separarem 8º de 14º, numa luta pela manutenção que promete ser emocionante até final.
Valongo dificultou mas Porto passou o teste
AD Valongo 3-5 FC Porto
Em Valongo encontravam-se um dos líderes do campeonato com registo 100% vitorioso, e uma equipa que no seu pavilhão somava por vitórias os dois jogos lá realizados, alguma teria de ceder e o resultado ao intervalo de 1-0 mostrava que o Valongo estava preparado para infligir a primeira derrota aos azuis e brancos. Após o intervalo assistiu-se a um segundo tempo quente onde a cerca de 9 minutos do final, e com o resultado em 2-2, o capitão valonguense Rúben Pereira, autor do único golo do primeiro tempo, recebeu ordem de expulsão directa após o lance do terceiro tento portista, o que permitiu aos dragões fazer o 2-4 no respectivo powerplay e, pela primeira vez na noite, conseguir uma vantagem de dois golos no marcador. Uma diferença de dois golos que, ainda que a equipa da casa tenha conseguido reduzir para um 3-4, foi novamente estabelecida já no derradeiro minuto do jogo pelo goleador Gonçalo Alves, que carimbou a vitória portista com o 3-5 final.
Duelo europeu deu vitória Oliveirense
SC Tomar 1-5 UD Oliveirense
Após a jornada europeia que viu a equipa de Tó Neves empatar em Viareggio para a Liga Europeia e a de Nuno Domingues golear o Mérignac, em França, por 6-1 para a CERS, após o empate na cidade templária, ambas as equipas se defrontaram para o Campeonato Nacional com a Oliveirense a confirmar todo o seu favoritismo. Ao intervalo já a equipa de Oliveira de Azeméis vencia por 0-2, chegando aos derradeiros 10 minutos de jogo com uma vantagem confortável de 0-4. Num jogo pouco faltoso com apenas 12 faltas de equipa assinaladas mais uma grande penalidade que Nuno Araújo converteu, já na fase final da partida, para fixar o resultado em 1-5, a equipa que viajou de Oliveira de Azeméis conquistou os três pontos de forma meritória apesar da boa réplica dada pelo Tomar.
Águia voa mais alto em Braga
HC Braga 1-5 SL Benfica
Numa deslocação potencialmente complicada para a equipa da Luz frente a um Braga que em sua casa pode dificultar a tarefa de qualquer adversário, a equipa de Pedro Nunes voltou a mostrar competência defensiva, essa que foi uma das lacunas da equipa encarnada que lhe custou o título na época passada. O único golo bracarense foi marcado por Márcio Rodrigues na transformação do livre direto que puniu a 10ª falta benfiquista a cerca de 7 minutos do final da partida, numa altura em que o resultado já era de 0-5. Os golos do Benfica foram marcados por cinco jogadores diferentes, com Diogo Rafael e Miguel Rocha a marcarem na primeira parte, e Adroher, João Rodrigues e Vieirinha a fazerem o gosto ao stick no segundo tempo.
Valença ofereceu resistência mas Sporting leva a vitória
Valença HC 0-2 Sporting CP
No outro duelo entre equipas europeias o Valença, que terminava a série de três jogos com os três grandes, recebia o Sporting com a expectativa de oferecer a mesma resistência que havia oferecido ao Benfica aquando da recepção do minhotos aos encarnados. E mais uma vez os valencianos mostraram que, apesar da derrota, são uma equipa difícil de bater no seu rinque, apesar de aos 8 minutos de jogo o resultado já estar cifrado nos 0-2, o que poderia fazer antever uma goleada para os verde e brancos, a verdade é que o Valença se manteve fiel à sua estratégia não acusando os dois golos madrugadores dos Leões, e apesar de não ter conseguido bater Ângelo Girão, tendo inclusive desperdiçado um livre directo ainda no primeiro tempo, não permitiu que o Sporting disparasse no marcador para uma vitória mais confortável. Rodolfo Sobral foi uma das figuras do jogo, defendendo duas grandes penalidades e um livre directo, mantendo o Valença na discussão do jogo até aos derradeiros minutos.
Barcelos prevalece em jogo de históricos
OC Barcelos 3-2 CD Paço de Arcos
Jogo entre dois emblemas históricos da modalidade com vários troféus nacionais e internacionais conquistados, ainda que actualmente lutem por objectivos bem distintos. O OC Barcelos pretendia manter o 5º lugar e o seu registo invicto perante o seu público, o Paço de Arcos procurava conquistar os primeiros pontos fora de portas, depois de derrotas em Turquel e em Valongo. E os primeiros minutos mostraram que não se marcariam muitos golos neste jogo, com duas equipas bem encaixadas e sabedoras que, com o avançar do cronómetro, o primeiro golo poderia ser decisivo no desenrolar do jogo. E foi mesmo, já com menos de 5 minutos para o intervalo a equipa da casa quebrou finalmente a resistência da equipa da linha conseguindo uma vantagem que seria ainda ampliada no último minuto do primeiro tempo no livre directo que puniu a 10ª falta visitante. E se o 3-0 para a equipa barcelense nos primeiros minutos da etapa complementar fazia antever uns últimos minutos confortáveis para a equipa da casa, a resposta imediata de Gonçalo Nunes de livre directo relançou o Paço de Arcos no jogo que, a 10 minutos do fim, reduziu para a margem mínima. Até final a equipa da casa viu cair a sua 15ª falta mas desta vez Gonçalo Nunes não conseguiu bater o experiente Ricardo Silva que segurou os três pontos para o Barcelos.
16 golos e uma divisão de pontos em jogo louco
HC Turquel 8-8 C Infante Sagres
Na “Aldeia do Hóquei” defrontavam-se duas equipas com os mesmos três pontos na tabela classificativa, de um lado os visitados vindos de uma surpreendente e desapontante derrota frente ao Genève para a Taça CERS, que ainda assim permitiu a passagem à próxima ronda, e pretendia voltar ao caminho das vitórias, do outro um Infante que depois de duas goleadas nos terrenos de Sporting e Tomar, procurava desta feita pontuar em terreno alheio. E apesar de nos primeiros minutos ambas as equipas se terem estudado mutuamente, assim que a torneira dos golos abriu, não mais fechou. Aos 10 minutos de jogo João Paulo Candeias inaugurou o marcador mas, pouco depois, André Moreira no espaço de 3 minutos orquestrou a reviravolta no marcador com um hat-trick, ainda assim até ao intervalo o Infante voltaria a restabelecer a igualdade a 3 bolas. Numa segunda parte incaracterística, a equipa da casa, teoricamente favorita, nunca conseguiu o controlo do jogo e viu logo no primeiro minuto os visitantes voltarem à posição de vantagem. Até perto do final assistiu-se a um jogo de parada e resposta, com o Infante Sagres a conseguir voltar à frente do marcador sempre que o Turquel empatava, perto do último minuto a equipa da casa finalmente deu a volta ao marcador, algo que apenas durou alguns segundos já que, a 40 segundos do fim, João Paulo Candeias fecharia o marcador com o 8-8 final.
Viana vence o lanterna vermelha
A Juventude Viana 8-2 HCP Grândola
No jogo inaugural da jornada, antecipado para o início do passado mês de Novembro, a equipa de Viana do Castelo demonstrou todo o seu favoritismo batendo o lanterna vermelha do campeonato por 8-2. Apesar do escasso 2-1 ao intervalo o segundo tempo trouxe uma Juventude Viana forte que no espaço de 2 minutos arrancou para um 5-1 que acabaria por levar o Grândola ao tapete. Até final a experiente equipa de Viana do Castelo controlou o jogo chegando justamente ao resultado final de 8-2. Destaques para André Azevedo, que com um hat-trick foi preponderante na vitória da sua equipa, e para Filipe Bernardino, o homem golo do Grândola que marcou os 2 tentos alentejanos neste jogo.
Os dados da jornada
Cinco da Jornada:
Ângelo Girão (Sporting CP), Zé Pedro (OC Barcelos), João Paulo Candeias (C Infante Sagres), Luís Silva (HC Turquel), André Azevedo (A Juventude Viana)
A Figura:
João Paulo Candeias (C Infante Sagres) – Com 4 golos marcados no espectacular 8-8 de Turquel, Candeias foi determinante na conquista do primeiro ponto fora de portas para o Infante. O jogador mostrou estar em noite inspirada sendo ameaça constante à baliza adversária, marcando um golo de grande penalidade, outro de livre directo, e os restantes em bola corrida.
Números da Jornada:
1– Rúben Pereira foi o destinatário do primeiro cartão vermelho da temporada.
4– Balizas invioláveis. Apenas com 6 jornadas já por 4 ocasiões uma equipa venceu sem sofrer golos, Ângelo Girão e o Sporting são responsáveis por duas delas.
35– Jogadores que nesta jornada fizeram balançar as redes, sendo que destes, 12 fizeram-no por mais do que uma ocasião.
Melhores Marcadores do Campeonato:
1º Gonçalo Alves (FC Porto) – 15 Golos
2º Gonçalo Nunes (CD Paço de Arcos) – 10 Golos
3º Jordi Adroher (SL Benfica), João Souto (UD Oliveirense) – 9 Golos