Líder escorrega em Valongo e perde o primeiro lugar
A 18ª jornada do Nacional da 1ª Divisão, disputada no passado fim de semana, registou mudanças no topo da tabela classificativa após o empate do Benfica no terreno do Valongo. Num jogo em que os encarnados obtiveram uma vantagem de 0-2, fruto dos golos de João Rodrigues e Diogo Rafael, mas em que a equipa da casa apoiada por um pavilhão completamente cheio, nunca baixou os braços tendo chegado ao empate em dois lances de bola parada, Poka de penalty e Ruben Pereira de livre directo estabeleceram o resultado final de 2-2, num jogo em que ambos os guarda redes se evidenciaram nas respectivas balizas. Pedro Henriques com 2 livres directos e 2 penaltys parados, e Leonardo Pais com 1 penalty e 1 livre directo defendidos, a juntar a um série de excelentes intervenções na baliza valonguense que fizeram dele o homem do jogo. Com este resultado o Benfica perde a liderança do campeonato e baixa ao 3º posto, já o Valongo segue na perseguição à última vaga de Liga Europeia, neste que foi seu o 11º jogo consecutivo sem perder.
Na vespera o Sporting deslocou-se a Turquel, um campo tipicamente dificil apesar da época menos positiva dos agora liderados por Nelson Lourenço. Com uma entrada com o patim direito os leões chegaram à vantagem aos 4 segundos de jogo por Ferran Font, chegando ao 0-2 aos 4 minutos da partida. Até final a equipa de Paulo Freitas focou-se naquela que tem sido a sua melhor característica, o saber defender, Ângelo Girão manteve a sua baliza impenetrável até ser substituido por Zé Diogo a 10 minutos do fim. O tento de honra da equipa da casa foi alcançado por Daniel Matias já perto do último minuto e numa altura em que o resultado ditava uns esclarecedores 0-6. Do lado do Sporting mais uma exibição sólida com Ferran Font e Caio a destacarem-se com 2 golos cada.
O FC Porto acabou por beneficiar da perda de pontos do Benfica em Valongo subindo assim ao segundo posto da tabela. Com uma vitória por 1-5 em Valença a turma de Guillem Cabestany registou a sua 7ª vitória consecutiva, a melhor serie vitoriosa actualmente do campeonato, num jogo em que os 5 golos portistas foram alcançados por 5 jogadores diferentes. Reinaldo Garcia, Ton Baliu, Jorge Silva, Hélder Nunes e Gonçalo Alves, todos bateram Rodolfo Sobral na partida sendo o golo solitário da turma da casa marcado por Hélder Martins.
Em Barcelos, num dos jogos mais interessantes da jornada, a equipa da casa tencionava recuperar terreno em realção ao seu oponente, a Oliveirense, na luta pelo 4º lugar. Em mais uma partida em que a equipa barcelense mostrou grande desacerto as bolas paradas, foram 2 penaltys e 2 livres directos desperdiçados, e em que a equipa de Oliveira de Azeméis marcou 2 dos seus 3 golos em situações semelhantes. Pablo Cancela marcou de livre directo ainda no primeiro tempo e Ricardo Barreiros marcou o golo da vitória na marcação de uma grande penalidade.
Em Viana do Castelo a Juventude local a atravessar o seu pior momento da época recebia um Infante Sagres desesperado por pontos vindo de uma série de 8 derrotas consecutivas. Um jogo onde se contam um total de 49 faltas de equipa, uma média de praticamente uma falta por minuto de jogo, registou-se ainda um cartão vermelho direto mostrado a Tiago Pinheiro, jogador do Infante Sagres. Emanuel Garcia voltou a ser o homem em destaque com um poker, marcando por duas vezes nos derradeiros 3 minutos, ambas as vezes da marca de livre directo, desfazendo assim o empate a 3 bolas que se registava na fase final da partida.
A goleada da jornada registou-se no pavilhão do Tomar, com a equipa da casa a fazer um campeonato tranquilo na 8ª posição, frente ao lanterna vermelha Grândola que no jogo da primeira volta conqistou o seu primeiro ponto no campeonato após um empate a 1 golo. Uma partida de um só sentido e em que Hernâni Diniz foi a grande figura com um total de 6 golos marcados, a outra metade dos golos da equipa nabantina foram obtidos por Joka, com um hat-trick, Xanoca, com um bis, e João Lomba.
HC Braga e CD Paço de Arcos, duas equipa envolvidas na luta pela manutenção defrontava-se no Pavilhão das Goladas num jogo muito importante para as contas de ambos os conjuntos. Apesar da equipa da linha ter sido a primeira a marcar por intermédio de Diogo Silva, o Braga acabou por ser a equipa mais forte, com Bekas a marcar por 4 vezes no encontro e a manter viva a esperança bracarense na manutenção.
Com a fase das decisões a aproximar-se a passos largos a luta pela conquista do título nacional está cada vez mais emocionante com o trio de líderes separados por apenas 1 ponto. Também na segunda metade da tabela a batalha é titânica, com Paço de Arcos, Valença, Turquel e Braga a tentar fugir à zona vermelha, e mesmo Infante Sagres e Grândola na esperança de se juntar a este quarteto.
Na próxima jornada os três primeiros classificados jogam perante o seu público com o FC Porto a ter a tarefa mais complicada ao receber um Valongo em grande forma. Mais abaixo na classificação teremos uma verdadeira final entre Infante Sagres e Turquel, uma partida crucial para os objectivos de ambos os conjuntos.
Dados da Jornada:
Cinco da Jornada:
Leonardo Pais (AD Valongo), Pedro Delgado “Bekas” (HC Braga), João Alves “Joka” (SC Tomar) Hernâni Diniz (SC Tomar), Emanuel Garcia (A Juventude Viana)
A Figura:
Hernâni Diniz (SC Tomar) – Pela primeira vez na presente edição do campeonato um jogador marcou por 6 ocasiões no mesmo jogo. O jogador do Tomar que até esta jornada contava com apenas 8 golos marcados rubricou uma exibição para mais tarde recordar.
Números da Jornada:
11– Lances de bola parada no Juv. Viana x Inf. Sagres, foram 9 livres directos (7 dos quais para a equipa da casa), e 2 penaltys;
12– Faltas de equipa cometidas pelo Turquel nas últimas 3 jornadas, 4 frente ao Benfica, 4 frente ao Porto e 4 frente ao Sporting;
49– Número de faltas de equipa assinaladas no mesmo Juv. Viana x Inf. Sagres.
Melhores Marcadores do Campeonato:
1º João Rodrigues (SL Benfica) – 29 Golos
2º Gonçalo Nunes (CD Paço de Arcos) – 28 Golos
3º Emanuel Garcia (A Juventude Viana) – 27 Golos