Campeonatos nacionais de jovens arrancam com novo formato

José NevesMarço 24, 20223min0

Campeonatos nacionais de jovens arrancam com novo formato

José NevesMarço 24, 20223min0
Março marca o início dos campeonatos nacionais de jovens, esta época com um novo formato onde os campeões serão encontrados através de playoff

Foi no fim de semana passado que se realizaram os primeiros jogos dos campeonatos nacionais de jovens de hóquei em patins, com os escalões de sub-19 e de sub-15, estando para este próximo fim de semana agendado o arranque dos campeonatos de sub-17 e de sub-13.

Ao contrário do que era habitual em épocas anteriores, desta vez os campeonatos não serão disputados por um total de 24 equipas, divididas em quatro séries de seis, mas sim por duas séries de oito equipas cada, o que significa um corte de oito equipas em cada escalão.

Para além disso, e semelhante ao que já acontece no escalão sénior, tanto no masculino como no feminino, também os campeões nacionais de sub-19, sub-17, sub-15, e sub-13, vão ser encontrados em sistema de playoff.

O apuramento para os nacionais, que deixa campeões regionais de fora

Habitualmente no hóquei em patins temos, numa primeira fase da época, a realização dos campeonatos regionais, que levam depois as melhores equipas a apurarem-se para os campeonatos nacionais de cada escalão.

Esta época manteve-se este planeamento, mas, com o corte de 24 para 16 equipas apuradas para os nacionais, tivemos casos de campeões regionais que não irão participar no campeonato nacional.

É o caso do HCP Grândola no escalão de sub-17, campeão regional da AP Alentejo/AP Algarve, teve de participar na prova preliminar juntamente com o 2º classificado, o GD Sesimbra. Nessa prova o Grândola não alcançou o apuramento, ficando atrás do Parede FC, 7º classificado do campeonato regional da AP Lisboa/AP Leiria/AP Ribatejo, e do Sesimbra, equipa que perdeu o regional para o Grândola mas que lhe “rouba” o lugar no nacional.

Um cenário 100% idêntico aconteceu com o campeão regional da AP Alentejo/AP Algarve no escalão de sub-15. O campeão HC Vasco da Gama falhou o apuramento na prova preliminar diante do HC Sintra, 7º classificado da AP Lisboa, e do Grândola, 2º classificado da AP Alentejo/AP Algarve.

Nos sub-13 foram 3 os campeões regionais que tiveram de participar na prova preliminar, com dois deles a alcançar o apuramento para o nacional do escalão, o HC Turquel, campeão regional da AP Leiria/AP Ribatejo, e o GD Fabril, campeão regional da AP Alentejo/AP Algarve.

Já a ED Viana, campeão regional da AP Minho, ficou também de fora do campeonato nacional, perdendo a vaga na prova preliminar para a Juventude Pacense da AP Porto, e para o HC Braga da AP Minho.

Seis clubes fazem o pleno

Na presente época de 2021/22, apenas seis clubes fazem o pleno de apurar os seus quatro escalões para os campeonatos nacionais de jovens.

Na AP Porto, a AD Valongo, campeã regional de sub-19, sub-17, e sub-15, e o FC Porto, campeão no escalão de sub-13, são as duas formações que apuram os quatro escalões para os campeonatos nacionais.

Em Aveiro, a UD Oliveirense, campeã da AP Aveiro/AP Coimbra em sub-17, sub-15, e sub-13, apura igualmente as suas quatro equipas para os nacionais. Na zona centro do país, o HC Turquel, campeão regional AP Leiria/AP Ribatejo nos escalões de sub-15 e sub-13, repete a façanha.

Em Lisboa, os dois grandes da capital fecham o lote das seis formações que fazem o pleno. O SL Benfica chega aos nacionais com os títulos regionais em sub-19 e sub-15, já o Sporting CP levou a melhor no escalão de sub-17.

 

(Foto de capa: Catarina Maria/FPP)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS