Grande Prémio de S. Marino – O regresso do líder às vitórias!
O Grande Prémio de San Marino prometia espetáculo e luta aguerrida pela vitória da etapa.
Valentino Rossi demonstrou o desejo de voltar aos lugares cimeiros e quiçá conquistar a etapa num circuito a que pode chamar de “casa” e em frente à mancha amarela composta pelos seus apoiantes.
Por outro lado Marc Marquez não vencia desde o Grande Prémio da República Checa e queria voltar à conquista das etapas.
Fabio Quartararo e Maverick Viñales tinham também uma palavra a acrescentar e queriam destacar-se, tal como têm vindo a fazer e bem!
No primeiro dia foram mesmo Quartararo e Viñales a liderar as sessões de treinos livres, com o espanhol a fazer o melhor tempo do dia. No segundo a história repetiu-se com os dois pilotos a serem os mais rápidos das 4 sessões de treinos livres. Na qualificação Viñales mostrou mais uma vez ser dos mais rápidos no circuito e conquistou a pole position.
Pol Espargaro que estava também próximo dos melhores tempos nas sessões livres, acabou por fazer o segundo melhor tempo de qualificação e garantir um lugar na linha da frente da grelha.
A fechar a primeira linha seria Fabio Quartararo, que está a fazer um excelente ano de estreia na categoria. Na corrida cedo se percebeu que Quartararo, Viñales e Marquez seriam os protagonistas da corrida, não só por terem tomado a dianteira da mesma, mas pela vantagem que conquistaram em relação aos grupos de trás.
Marquez parece ter mudado a estratégia das últimas corridas e não se quis precipitar em assumir a dianteira da corrida, foi-se mantendo próximo de Fabio Quartararo que foi quem liderou a partir da 3a volta e não largou a sua roda. O espanhol geriu assim a sua corrida de forma inteligente e na última volta ultrapassou o francês em direção à meta, vencendo mais um Grande Prémio de MotoGP.
Quartararo ficou assim a quase 1 segundo de Marquez e garantiu o segundo lugar. A fechar o pódio ficou Maverick Viñales a mais de 1,5 segundos. Em quarto terminou Valentino Rossi a liderar o segundo grupo que ficou a mais de 12 segundos dos da frente.
Marc Marquez lidera já com 93 pontos de vantagem sobre o segundo que é Andrea Dovizioso. Miguel Oliveira: Ainda a recuperar da lesão no ombro, o português surpreendeu na terceira sessão de treinos livres e quase se qualificou para o Q2, onde estão os melhores.
Acabou por não conseguir e sentiu demasiado o efeito da lesão, não conseguindo ir além da 16ª posição.