Ginástica Acrobática – a súmula do ano 2019

Sofia GoulartDezembro 29, 20193min0

Ginástica Acrobática – a súmula do ano 2019

Sofia GoulartDezembro 29, 20193min0
O ano de 2019 vai ser recordado como 12 meses de espectacular sucesso para a Ginástica Acrobática portuguesa. Os melhores momentos e títulos relembrados neste artigo

O ano de 2019, e que se aproxima do fim, foi um ano memorável e extraordinário no que respeita aos resultados alcançados pelos ginastas acrobatas portugueses (equipa sénior). Numa seleção composta por alguns ginastas mais experientes, mas também por alguns estreantes, os ginastas portugueses apresentaram, nas diversas competições ao longo da época, exercícios de grande qualidade e execução técnica.

Em março, na 1.ª etapa etapa da Taça do Mundo, que se realizou na Maia, o par feminino (Rita Ferreira e Rita Teixeira), conquistaram a medalha de ouro. Na mesma prova, a quadra masculina (Henrique Silva, Frederico Silva, Henrique Piqueiro e Miguel Silva) também obteve a medalha de ouro. O grupo feminino (Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca S. Maia), que o Fairplay já teve oportunidade de entrevistar, classificou-se em 5.º lugar, assim como o par misto (Bruno Tavares e Carolina Dias).

Semanas depois, a seleção voou até aos Estados Unidos, para competir na 2.ª etapa da Taça do Mundo, em Las Vegas, tendo o ouro sido conquistado, desta vez, pelo par feminino e a medalha de prata pela quadra masculina. O par misto e o grupo feminino não competiram nesta prova.

Em abril, os ginastas viajaram até à Bélgica, para participarem na 3.ª etapa da Taça do Mundo. Mais uma vez, o par feminino foi galardoado com o ouro, tendo a quadra masculina alcançado a prata, numa prova que permitiu garantir, a todos os ginastas da seleção, o apuramento para o campeonato da Europa, que se veio a realizar em outubro, em Israel.

Em junho, o grupo feminino participou na 2.ª edição dos Jogos Europeus, em Minsk. Em três finais possíveis (equilíbrio, dinâmico e all around), o trio conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze.

Em setembro, na 4.ª e última etapa do circuito das taças do Mundo, que decorreu em Lisboa, a seleção lusa conquistou 3 medalhas: a quadra subiu ao lugar mais alto do pódio; o Par feminino a prata (com uma pontuação idêntica à do 1.º lugar, pelo que, com base no critério de desempate a execução do exercício – o par ficou em 2.º lugar). Por sua vez, o trio feminino subiu pela primeira vez ao pódio na Taça do Mundo, tendo alcançado também a prata.

Os resultados, obtidos ao longo dos meses no circuito das taças do mundo, permitiram ainda aos ginastas subirem ao lugar mais alto do Ranking Internacional.

Em outubro, realizou-se o campeonato da Europa, em Israel, a última grande competição internacional da época. Os resultados foram, mais uma vez, excelentes, e foram os seguintes:

– Das três finais possíveis, o par feminino trouxe para “casa” duas medalhas de ouro (all around e dinâmico) e uma de prata (equilíbrio);

– O trio feminino alcançou 3 medalhas de prata;

– O grupo masculino conquistou 3 medalhas de 3 cores diferentes: Ouro (dinâmico); Prata (All around)  e Bronze (Equilíbrio).

Com estes resultados, a seleção portuguesa encerrou uma “performance” de luxo ao longo da época 2018/2019, tendo vindo confirmar as expetativas em torno das suas prestações.

Na próxima época, irá realizar-se um novo circuito das taças do Mundo, mas também o campeonato do Mundo, em Lausanne, Suíça.

Aguardamos que as competições cheguem para podermos acompanhar o desempenho dos ginastas.

Bom Ano Novo!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter