Ginástica Acrobática – Antes, durante e depois da Pandemia

Sofia GoulartJunho 4, 20203min0

Ginástica Acrobática – Antes, durante e depois da Pandemia

Sofia GoulartJunho 4, 20203min0
Qual é o futuro para os ginastas portugueses? E que impacto teve o SARS-CoV-2 na ginástica acrobática portuguesa? Sofia Goulart deixa algumas questões e respostas nesta reflexão actual

COVID-19 no mundo inteiro, a comunidade gimínica foi recebendo notícias relacionadas com o  adiamento e/ou cancelamento de várias competições de âmbito nacional e internacional.

Nesse sentido, a Federeração de Ginástica de Portugal (FGP) informou, através de um comunicado divulgado no dia 18/03/2020, que havia decidido adiar  todas as competições e/ou eventos de Ginástica, assim como ações de formação de juízes e treinadores de várias modalidades, entre outros, e cuja realização estivesse prevista ocorrer até ao dia 17 de Maio de 2020.

Face ao cenário vivido, uma das hipóteses que estava no horizonte era o adiamento da 27.ª edição do Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, mas também da 11.ª Competição Mundial de Grupos de Idade, provas cuja realização teriam início no final do mês de Maio, na cidade de Genebra, Suíça.

Em paralelo, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) emitiu um comunicado, no dia 20/03/2020, no qual confirmou que foi decidido o adiamento do Mundial de Acrobática.

A FIG justificou a decisão  com o facto de existir muita incerteza quanto à possibilidade de realização de eventos desse cariz nas melhores condições segurança/sanitárias, atendendo às restrições ou proibições relativamente às viagens para o estrangeiro em vigor naquela altura, mas também as limitações legais existentes quanto à existência de aglomerados ou ajuntamento de pessoas. Outra das preocupações apontadas foram as dificuldades que muitos ginastavas enfrentavam quanto à prática desportiva, dado que muitos clubes já tinham suspenso os treinos presenciais.

A FIG referiu ainda que iria reunir-se com a federação helvética, com o objetivo de tentar encontrar uma solução, com o objetivo de reagendamento daquela competição.

Efetivamente, a decisão de adiamento do Mundial de Acrobática acabou por ser tomada, o qual deverá realizar-se entre os dias 7 e 20 de maio de 2021 em Geneva.

Durante o período de quarentena vivido em Portugal, impossibilitados de se deslocarem às suas instalações desportivas para a prática dos treinos habituais, foram muitos os clubes e associações desportivas que se empenharam em continuar a treinar, recorrendo às novas tecnologias para fazer ”treinos online“.

Desde seguir planos de treino definidos,  o lançamento de desafios entre ginastas e sugestão de dicas, o importante foi procurar manter o foco e o empenho, para tentar minimizar o impacto e a quebra da continuidade dos treinos que foram subitamente interrompidos.

Entretanto, em Abril, a FPG emitiu um novo comunicado, no qual fez um ponto de situação quanto às competições sob a sua alçada. Entre outros, foi decidido o adiamento de todos os eventos previstos entre os dias 15/03 e 15 de julho (com o compromisso de remarcação para o último trimestre de 2020);assim como não deu autorização para a participação de quaisquer clubes, associações territoriais ou outras entidades, em eventos no estrangeiro até ao fim do mês de Junho.

Para além disso, foram também cancelados, nomeadamente, eventos como o SeniorGym, a Festa Nacioanl da Ginástica, Taças de Portugal, entre outros.

Mais recentemente, no final de Maio, a Direção Geral de Saúde anunciou emitiu algumas diretrizes, contendo medidas que permitem retomar, ainda que de modo gradual, os treinos presenciais em várias modalidades gímnicas, dando sempre cumprimento às recomendações emitidas pela DGS.

Este processo de retoma dos treinos presenciais, ainda que feita de um modo mais faseado, com a responsabilidade e zelo devidos, irá permitir a continuação da preparação dos ginastas para as próximas competições em que venham a participar.

Ficamos a aguardar o reagendamento de todas as competições que foram adiadas para o fim deste ano!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter