A Ginástica Acrobática já tem a sua “Liga dos Campeões”

Sofia GoulartNovembro 23, 20182min0

A Ginástica Acrobática já tem a sua “Liga dos Campeões”

Sofia GoulartNovembro 23, 20182min0
Portugal foi pioneiro no lançamento de uma nova competição de Ginástico Acrobática, a Acro Champions League! Fica a conhecer este novo torneio com clubes de vários países!

Decorreu, entre os dias 1 e 3 de Novembro de 2018, a primeira edição da ‘’Acro Champions League’’. Este novo formato competitivo, promovido pelo Acro Clube da Maia (ACM) e organizado em parceria com a Federação Portuguesa de Ginástica, a Federação Internacional de Ginástica e a Câmara Municipal da Maia, procurou reunir no Complexo Municipal de Ginástica da Maia alguns dos melhores ginastas dos melhores clubes a nível mundial.

Participaram 10 delegações de diferentes países, tais como a Bélgica, Inglaterra, Espanha, Rússia e Portugal, totalizando mais de 100 ginastas oriundos destes cinco países.

Nas palavras do treinador e diretor técnico daquele evento, Lourenço França,

Trata-se de uma ideia pioneira na Ginástica Acrobática. Aproveitamos um momento da época em que não há competições no calendário internacional e criamos um evento mundial, que procurará encontrar o melhor clube do Mundo.

Esta é a primeira edição, por isso estes clubes que agora se juntam ao Acro Clube da Maia são um pouco uns visionários!

É realmente fantástico que estas delegações da Bélgica, de Inglaterra, de Espanha, de Portugal e da Rússia se tenham juntado a esta nova odisseia. E uma vez que esta prova reúne os três melhores clubes de cada país, a garantia de qualidade está assegurada (…) Os clubes competem literalmente entre si.

 No fim, os juízes terão as suas notas e votarão no clube campeão, mas o público presente no recinto também terá uma palavra a dizer! Através de uma aplicação de telemóvel votarão no par ou grupo que consideram o melhor e estes terão, também, um prémio.

O próprio ajuizamento será mais próximo do público, com algumas explicações que ajudarão a compreender o que se está a passar durante a prova. Entendemos que quanto mais interativa for uma competição, maior atratividade terá’’.

Em prova, tiveram dois clubes portugueses, o Acro Clube da Maia e o Gimnofrielas, com ginastas distribuídos pelos vários escalões em competiçãoNa foto de destaque o Acro Clube da Maia terminou no 2º lugar em equipas (vestidos a vermelho).

É sempre de saudar este tipo de iniciativas por parte dos clubes (neste caso, do ACM), revelando um grande investimento a nível de recursos – financeiros, materiais/logísticos e humanos, criando um ambiente de competição diferente, numa altura da época em que se pode testar os novos pares e/ou grupos; as coreografias; fatos de competição, entre outros aspetos.

Esperamos pela edição de 2019!

Foto: Christian DeGroote

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter