Análise à 1ª volta das competições nacionais 2024

Tiago PelicanoJunho 5, 20245min0

Análise à 1ª volta das competições nacionais 2024

Tiago PelicanoJunho 5, 20245min0

No passado fim de semana, terminou a 1ª volta das competições nacionais de futebol praia em Portugal e iremos fazer uma pequena analise aos primeiros sete jogos das competições. Olhando primeiramente para a principal competição nacional, a Divisão de Elite, a primeira volta termina com uma grande surpresa, o SC Braga que nos habituou a liderar a classificação, não o está a fazer e o mais surpreendente é que nem se encontra em segundo, mas sim em terceiro, somando já umas anormais duas derrotas.

O Sótão entrou na época muito forte, Jordan Santos parece ter vindo acrescentar o que faltava à equipa nazarena, capacidade física e finalização, sabemos que é um dos melhores do mundo, mas a verdade é que o Sótão com a sua chegada parece uma equipa muito mais candidata ao título do que o ano passado, estando a praticar bom futebol praia e a subjugar tudo e todos, vencendo todos os sete jogos.

Surpresa também o início de época do GRAP, a equipa de Leiria é conhecida por começar mal e acabar bem, assim foi na época passada, estando já “condenada” à descida no final da primeira volta e depois acabou por conseguir a manutenção. Já este ano iniciou super bem, estando neste momento em segundo, perdendo apenas com o Sótão e vencendo o Braga.

O recém-promovido Vila Flor, tem discretamente ocupando o quarto lugar, sem fazer grande alarido, leva já 11pts e distanciou-se do quinto lugar, estando mais perto do terceiro do que o quinto. Reforçou-se com caras bem conhecidas como João Cabral, André Pinto ou Fábio Costa e mantendo jogadores nucleares como Tony Almeida e Fabrício Vale.

O Leixões que a temporada passada fez um campeonato tranquilo e esteve mesmo a lutar pela fase final, esta época iniciou mal e demorou a encarrilar, está agora na quinta posição e se quiser entrar nas contas da fase final, não pode voltar a vacilar.

A Torre, que a época passada foi uma surpresa e fez um campeonato excelente, tendo ido à fase final e à final da Taça de Portugal, este ano está a fazer um campeonato com muitas dificuldades, está neste momento em sexto, longe de uma possível ida à fase final e com a luta pela descida à perna. Os comandados de José Miguel Mateus, não tem conseguido encontrar a formula exata para resolver os problemas e tendo reforçado o plantel com jogadores que acrescentam qualidade e opções, poderá ser uma questão e tempo para começarem a carburar e voltarem as vitórias, relembrar que reforçaram o plantel com Rodrigo Pinhal e Ricardo Gaspar, ambos terceiros classificados com o CD Nacional a temporada passada e com Nuno Kikinz Martins, vindo do Leixões que fez a sua melhor época na Divisão de Elite, desde que esta tem este formato.

Nos lugares de despromoção, está neste momento a AD Nazaré e o Sesimbra, ambas subiram este ano, a AD Nazaré foi campeã do Campeonato Nacional e o Sesimbra terceiro classificado, estão ainda dentro da corrida para a manutenção, estando a dois e três pontos do primeiro lugar de manutenção, respetivamente.

Classificação Divisão de Elite (Final da 1ª Volta)

1º – Sótão, 21pts

2º – GRAP, 18pts

3º – Braga, 15pts

4º – Vila Flor, 11pts

5º – Leixões, 6pts

6º – Torre, 5pts

7º – AD Nazaré, 3pts

8º – Sesimbra, 2pts

Olhando para o segundo escalão do futebol praia nacional, o Campeonato Nacional, que já tem o mesmo formato da Divisão de Elite, está dividido em duas zonas Norte e Sul, apurando as primeiras quatro equipas para disputar o playoff de subida, as duas equipas que disputarem a final do Campeonato Nacional, são promovidas à Divisão de Elite.

Olhando primeiro para Norte, a desistência do GD Chaves, já depois do sorteio da serie, faz com que a serie Norte, tenha apenas sete equipas a competir.

O Buarcos é a equipa que lidera a serie, vencendo todos os jogos e somando 18pts. Caxinas e Varzim, parecem ser as equipas que iram competir com a equipa da Figueira da Foz, o Caxinas está a 3pts do Buarcos e o Varzim a 6pts, o Abambres e o Porto Mendo estão ambas com 6pts e no fundo da tabela está a CB Viseu com 3pts e menos um jogo que falta disputar com a última classificada AD Santiais que ainda não somou qualquer ponto.

Classificação CN serie Norte (Final da 1ª Volta)

1º – Buarcos, 18pts

2º – Caxinas, 15pts

3º – Varzim, 12pts

4º – Abambres, 6pts

5º – Porto Mendo, 6pts

6º – CB Viseu, 3pts, -1 jogo

7º – Santiais, 0pts, -1 jogo

Na série Sul, temos um campeonato aparentemente mais competitivo e equilibrado. Apesar de os dois primeiros classificados estarem mais destacados, todas as outras equipas estão separadas por poucos pontos, o penúltimo classificado, a equipa b do Sótão, está a 5pts do terceiro lugar.

O Ericeirense destacou-se desde cedo na frente, até agora perdeu apenas um jogo, tendo vencido o último em penaltis, soma 16pts, por sua vez o Chelas que está em segundo, perdeu dois jogos, mas venceu todos os outros no tempo regulamentar, estando assim a apenas 1pt do primeiro. Do terceiro ao quinto estão separados por 1pt, Vitória e Alfarim arrecadaram 10pts em sete jogos, tendo ambas começado com algumas dificuldades, mas que parecem agora estar a entrar nos eixos e a aproximarem-se dos primeiros lugares, o Estoril e o S. Domingos estão com 9pts, o Sótão B amealhou 5pts, estando a 4pts do primeiro lugar de manutenção e em último está a equipa do Algarve, o Tavira ainda não conseguiu somar qualquer ponto.

Classificação CN serie Sul (Final da 1ª Volta)

1º – Ericeirense, 16pts

2º – Chelas, 15pts

3º – Vitória, 10pts

4º – Alfarim, 10pts

5º – Estoril, 9pts

6º – S. Domingos, 9pts

7º – Sótão B, 5pts

8º – Tavira, 0pts


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS