A crise desportiva na Red Bull Racing

Diogo SoaresAgosto 18, 20247min0

A crise desportiva na Red Bull Racing

Diogo SoaresAgosto 18, 20247min0
Horner, Pérez, Verstappen, Ricciardo, e uma mescla de problemas que agudizam a crise desportiva na Red Bull Racing como conta Diogo Soares

Como é sabido do público geral, a Red Bull GmbH conta com vários investimentos no setor desportivo, sendo os principais no mundo do futebol e desporto motorizado. Desde a sua fundação, em 1984, o austríaco Dietricht Mateschitz e o tailandês Chaleo Yoovidhya lideravam a empresa como uma verdadeira equipa, apesar de que o empresário tailandês era o proprietário maioritário, a relação de amizade entre ambos sempre se sobrepôs às percentagens. Mas a parceria entre os dois durou apenas até 2012, data em que Yoovidhya faleceu. O seu filho, Chalem, assumiu o seu posto, não alterando a hierarquia da empresa, mantendo assim, Mateschitz como o responsável máximo da corporação. Até outubro de 2022, quando foi anunciada a morte de Dietricht Mateschitz, aos 78 anos. O filho de Dietricht, Mark, ascendeu à posição do seu pai e, desde aí, a Red Bull entrou num ciclo ruinoso.

Poucas semanas depois, Oliver Mintzlaffe, até então CEO do RB Leipzig, foi promovido a diretor-executivo das operações desportivas da Red Bull, passando a controlar todo o universo referido.

2023 foi um ano muito bom para a Red Bull Racing. Max Verstappen e a equipa austríaca dominaram a temporada. 19 vitórias em 22 corridas para o piloto neerlandês e 21 vitórias para a sua construtora. Na Alpha Tauri, a conhecida equipa B, a temporada foi mais ‘azeda’, criando mesmo focos de tensão entre Christian Horner e Helmut Marko, principalmente na escolha de Nyck De Vries para fazer par com Yuki Tsunoda. Horner não aprovava a contratação do neerlandês, Marko sim.

A passagem de De Vries pela equipa de Faenza foi algo humilhante, não tendo conquistado nenhum ponto e tendo passado imensas corridas na luta para não ser o último classificado. Por certo que Tsunoda apenas tinha dois pontos, mas o nipónico era regular na luta pelos pontos, tendo ficado por três vezes a bater à porta dos mesmos.

As más exibições do piloto campeão de F2 em 2019 adensaram as tensões entre o team principal da Red Bull e o conselheiro da equipa – é preciso dizer que as relações entre o os dois são más há largos anos, mas nos últimos tempos deterioram-se a cada dia -, que amenizaram de uma forma muito ligeira quando ambos acertaram que Daniel Ricciardo devia substituir o piloto do carro 21. Os bons resultados de Ricciardo e de Lawson – o neozelandês que substituiu o australiano quando este se lesionou na mão – contribuíram para que Marko e Horner pudessem trocar alguns sorrisos mútuos.

Mas foi sol de pouca dura. Em fevereiro, um representante da Red Bull divulgou ao jornal neerlandês ‘De Telegraaf’, a queixa de uma funcionária da equipa em Milton Keynes que acusava Christian Horner de assédio sexual e que Oliver Mintzlaffe já teria conhecimento e que uma investigação independente teria sido aberta. A informação foi confirmada e o chefe de equipa, numa curta declaração ao mesmo jornal, ‘negou veementemente a acusação’.

Ora, se já havia duas fações dentro da equipa, estas ficaram mais expressas com esta situação. De um lado, temos Helmut Marko, apoiado por Jos Verstappen, que apesar de ser só o pai de Max, é alguém que consegue reunir apoios dentro da estrutura da equipa, e por Oliver Mintzlaffe. Do outro lado, temos Christian Horner, apoiado pelos líderes tailandeses.

Jos Verstappen chegou mesmo a afirmar que Horner devia deixar a equipa quando o escândalo surgiu. Helmut Marko, apesar de não ter tecido comentários dirigidos ao britânico, deixou no ar que seguia a ideia do Verstappen-pai.

O próprio Max Verstappen tentou demonstrar alguma neutralidade no tema. Nunca se pronunciou a favor ou contra quem quer que fosse e desejou que o caso fosse resolvido o mais rapidamente possível. Pérez também pediu rapidez na apuração dos factos, considerando que não fazia sentido o ‘team principal’ deixar a equipa sem haver um veredito por parte dos investigadores.

Também a Ford, que fornecerá unidades motrizes à equipa a partir de 2026, também pediu rapidez e transparência em todo o processo. Semanas depois, a Ford exigiu explicações, uma vez que considerava que já havia passado tempo suficiente para tal.

As explicações surgiram dias depois desta exigência da Ford, a 28 de fevereiro, e o veredito dava conta de que Christian Horner fora absolvido pela investigação independente e que a funcionária seria suspensa pela empresa por alegadas falsas acusações.

Ou seja, história fechada e reina a paz na Red Bull?

Pois… não, propriamente.

A funcionária recorreu da decisão no imediato, levando à abertura de outra investigação independente, com uma equipa de investigadores completamente diferente. Jos Verstappen não demorou a declarar-se ao lado da funcionaria e Helmut Marko disse que poderia ser suspenso pela equipa, dadas as declarações que deu sobre o tema. E Max Verstappen disse que não poderia permanecer na equipa sem o austríaco.

Quem aproveitou estas declarações do piloto tricampeão foi nada mais, nada menos que Toto Wolff. Isso mesmo, o ‘team principal’ da Mercedes anunciou que estava de ‘braços abertos’ para receber Helmut Marko.

Reparem, tudo isto aconteceu no espaço de um mês.

Entretanto, com o início da temporada e os belos resultados iniciais da equipa, estes problemas passaram para segundo plano. No entanto, voltou a ser por pouco tempo. Os maus resultados de Pérez não tardaram a aparecer e Helmut Marko foi rápido a insurgir-se contra o piloto mexicano e a sugerir a sua troca o mais rapidamente possível.

Eis que mais uma bomba explodiu nas mãos de Horner. Adrian Newey, o genial engenheiro que está na equipa há 18 anos, comunicou a sua saída de forma inesperada, mantendo-se em funções até ao fim do ano. No entanto, o diretor técnico ficou de imediato afastado do desenvolvimento do RB20 e do monoposto de 2025. Por esta altura, a Red Bull começa a ter mais dificuldade em vencer e viu-se a ser ultrapassada pela McLaren e Mercedes. Apesar disso, Max Verstappen ainda conseguiu vencer algumas corridas, voltando a desviar o foco.

Então, quando menos se esperava, Pérez renova o seu contrato com a Red Bull até 2026 com mais uma de opção. O problema é que Christian Horner terá renovado com o piloto de 34 anos à revelia da restante equipa, dada a surpresa de toda a gente dentro da equipa que já dava como certa a sua saída. Porém, a sua renovação não foi suficiente para garantir a sua continuidade, uma vez que as péssimas prestações se mantiveram.

Mesmo depois do GP da Bélgica, quando era sabido que iria haver uma reunião na semana seguinte entre Pérez, Horner e Marko, o líder da equipa afirmou que ‘a equipa não podia continuar a andar com uma só perna’.

Todavia, pasmem-se, após essa tal reunião, Pérez foi confirmado como piloto da equipa até ao fim da temporada. Mas perguntam-se vocês o porquê desta continuidade, sendo que o próprio Horner admite que Pérez não está a ser uma ajuda.

Ora bem, a teoria mais aceite é de que Horner e Marko voltaram a desentender-se em relação ao piloto que substituiria o mexicano. O britânico defendia Ricciardo para esse lugar, o austríaco defendia Tsunoda. Visto que nem para o sucessor de Pérez se entendiam, decidiram que o melhor seria manter o mexicano ao lado de Max Verstappen.

Rumores apontam que o chefe da equipa austríaca irá apontar uma nova estrutura em setembro, após também perder o seu diretor desportivo, Jonathan Weathley, para a Audi, a partir de 2025.

O que é certo é que Horner perdeu o rumo da equipa e, dentro do núcleo duro, só lhe falta perder a líder de estratégias Hannah Schmitz. Pérez não tem condições para se manter na escuderia. Helmut Marko é o incendiário da equipa e a maior fonte de informação do ‘De Telegraaf’. Max Verstappen já estará a olhar com bons olhos para a Mercedes, estando só à espera que Toto Wolff apresente o cheque.

Ainda temos cerca de três meses e meio no ano e podemos esperar que existam muitos mais episódios para esta série dramática. Nós cá estaremos para os assistir.


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