Fórmula 1 2025: As voltas na Red Bull

Luís MouraAbril 20, 20253min0

Fórmula 1 2025: As voltas na Red Bull

Luís MouraAbril 20, 20253min0
A Red Bull continua viva por causa de Max Verstappen e Luís Moura mergulha nos vários problemas e voltas desta equipa da Fórmula 1 2025

Escrevo o artigo durante o fim de semana do grande prémio da Arábia Saudita da Fórmula 1 2025. Um traçado complicado, que raras vezes proporciona corridas espetaculares, mas que sempre tem grandes qualificações, não necessariamente pela disputa ao segundo, pelo contrário pelas velocidade que os monolugares alcançam estando sempre perto do limites (por vezes raspando nos muros, sempre com grandes imagens para quem em casa acompanha a sessão). Não me atrevo a grandes previsões, para além da óbvia: Se não em qualificação, na corrida, Norris ou Piastri serão os pilotos em melhores condições de vencer a corrida.

No que à Red Bull concerne, depois do desastre no Bahrain o RB21 parece mais confortável na Arábia. Nas épocas passadas, o carro pilotado por Max Verstappen dominou o grande prémio, por isso, a expectativa é que os austríacos se aproximem da McLaren. Para já, ficam duas notas: Por um lado, as indicações no ritmo de qualificação e corrida são positivas; Por outra, esta mais negativa, Yuki Tsunoda experimentou o a resistência dos muros de Jeddah e destruiu parcialmente o monolugar.

Ainda assim, no que diz respeito à reflexão principal do artigo, a troca de Lawson por Tsunoda parece ter sido acertada. Depois de uma estreia azarada em casa, no último grande prémio, o japonês conseguiu pela primeira vez esta temporada pontuar com o segundo carro da Red Bull. Mostrou ritmo e capacidade de operacionalizar o potencial do carro em corrida. É mais experiente que Lawson, mais rápido e mais capaz de trabalhar em conjunto com Max para desenvolver o carro. O facto de jogar, em 2025, o seu futuro na Fórmula 1 pode ser um fator motivacional acrescido para o #22 transcender-se e conseguir aproximar-se de Verstappen, algo que já fez e que o seu antecessor nunca conseguiu.

Não obstante, Hadjar continua a surpreender na Racing Bull. O argelino que corre com licença francesa é o piloto mais bem classificado da Red Bull, o mais veloz que passou na Racing Bull em 2025. Em caso de insucesso para Yuki, é Hadjar que está na calha para o substituir.

O campeonato ainda há pouco começou, mas a Red Bull já anda às voltas nela própria. Um acontecimento que não surpreende tendo em conta o planeamento dos últimos anos. Albon e Gasly são pilotos que vêm à cabeça, quando se fala de desperdício. Tsunoda tem agora a sua chance de vingar, mas esteve quatro épocas preso numa equipa de formação. Hadjar poderá ser o próximo. Enquanto Verstappen ganha a Red Bull continua a atrasar a carreira de outros pilotos que não estão no mesmo nível do campeão do mundo, mas que também se mostram rápidos. Quando Verstappen abandonar a Red Bull (mais cedo ou mais tarde acontecerá, aliás, intensificam-se os rumores) muito pouco lhes sobrará.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS