Fórmula 1 2024: Au revoir, Ocon
A tensão entre pilotos nas hostes de Alpine não é recente, mas teve o seu epicentro no Grande Prémio do Mônaco, após a colisão entre Esteban Ocon e Pierre Gasly. Ocon, de uma forma imprudente, mergulhou para ultrapassar Gasly, e acabou por colidir com o seu colega de equipa. Se não se tratasse de uma corrida com as características do Mônaco, as consequências da irresponsabilidade ou do otimismo de Ocon, teriam sido mais gravosas para a marca francesa. Ainda assim, a Alpine acabou a corrida com um ponto conquistado pelo monolugar #10.
Na antecâmara do Grande Prémio do Canadá, as noticias não tardaram a surgir, dando conta que Ocon poderia ser castigado pela equipa, ficando de fora da corrida no Canada. Se é certo que não passou de um rumor, uma vez que esse castigo não foi materializado e Esteban irá correr no próximo Grande Prémio, não deixa de ser relevante que este mau estar, dentro e entre os franceses, tenha sido a última gota de água numa novela que há muito se avizinhava. Já é certo que Ocon deixará de ser piloto da Alpine em 2025.
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) June 3, 2024
Posto isto, por onde poderá passar o futuro do piloto francês? Quem poderá substituir Ocon na Alpine?
Respondendo à primeira questão, numa altura em que muitos lugares estão livres, e face aos recentes rumores, será difícil que o futuro de Ocon não passe pela Fórmula 1. Na pole position para receber o ex-Alpine parece estar a Haas. Primeiramente pela saída de Nico Hülkenberg para a Audi que abre uma vaga na equipa americana. Também Magnussen- que desde o seu regresso não tem sido particularmente feliz no campeonato do mundo- poderá estar de saída da equipa. Assim sendo, a Haas poderá ter um alinhamento de pilotos totalmente modificada em 2025, com o segredo mais mal guardado da Fórmula 1, isto é, a contratação de Olivier Bearman, e a possibilidade Ocon.
Traçado o futuro de Ocon, importa perceber qual poderá ser o seu substituto na Alpine. Parece-me factual a instabilidade estrutural da marca francesa, não só internamente, mas principalmente na dupla de pilotos. As favoritos ao lugar de Ocon são Jack Doohan e Mick Schumacher. Por um lado, seria a primeira oportunidade de Doohan na Fórmula 1, ainda que seja piloto de desenvolvimento da marca, daí a experiência e o conhecimento que tem sobre o monolugar. Schumacher já esteve na Fórmula 1, pela porta da Haas, mas acabou por perder o lugar, após épocas pouco conseguidas.
Em suma, Ocon despede-se da Alpine, mas a instabilidade na Alpine teima em continuar. Qual será a dupla de pilotos na próxima temporada? As decisões devem estar para breve.