Etapa LPS Aveiro 2022: Gabriel Ribeiro leva o “ouro”

Francisco Sande e CastroJunho 22, 20224min0

Etapa LPS Aveiro 2022: Gabriel Ribeiro leva o “ouro”

Francisco Sande e CastroJunho 22, 20224min0
Gabriel Ribeiro terminou em 1º lugar no LPS Aveiro 2022, numa etapa de grande emoção e excelentes técnicas dos skateboarders presentes

Foi no passado fim-de-semana de 18 e 19 de Junho que decorreu a 3ª etapa da Liga Pro Skate (LPS) 2022 em Aveiro onde alguns dos melhores skaters de Portugal tiveram a oportunidade de mostrar que o skateboarding de competição está a crescer e mais competitivo que nunca.

No sábado dia 18 foi a vez das promessas do skateboarding nacional mostrar os seus truques ao júri com o dia de prova a ser dividido pelas categorias amadoras feminina e masculina da LPS. O dia começou com os sub-11 masculinos onde Dom Piovani Vianna conseguiu obter o primeiro lugar, seguido pelo jovem Tomás Godinho e Manuel Rocha no pódio desta etapa.

De seguida deu-se a categoria sub-13 masculina na qual o primeiro lugar foi atribuído a Gabriel Mendes com o segundo e terceiro lugar a pertencer a Tomás Portela e a Vinicius Nogueira Ciareli respetivamente. Na categoria sub-13 feminina destaque para Matilde Ribeiro, Maria Gautier e Mariana Simão que constituíram o pódio em Aveiro.

De volta ao masculino, desta feita com o escalão sub-15, o primeiro lugar ficou para Pacal Teixeira, o jovem skater do Porto voltou a vencer a etapa na sua categoria e consolidou desta forma a liderança no circuito nacional onde o segundo lugar foi atribuído a Lourenço Rebordão e o terceiro a Gonçalo Pimpão.

Já nos sub-17 feminino a vencedora desta etapa foi Inês Francisco seguida de Margarida Cepeda e Maria Alves e no masculino o vencedor foi Nimrod Toledo seguido de Lucas Pereira e de José Amigo. Por fim, na prova sub-19 masculina o vencedor foi o jovem experiente skater do Porto Madu Teixeira seguido de Buga e Pedro Henrique Araújo para fechar o primeiro dia de ação e deixar o segundo dia para as categorias Open Masculino e Feminino.

No Domingo o dia começou com as meias-finais do Open Masculino de onde se apuraram para a final Gabriel Ribeiro, Roger Silva, Mariano Alfaro, Bruno Senra, os irmãos Pacal e Madu Teixeira, Pedro de Abreu e Duarte Pires. Final que viria a ser disputada no mesmo dia ao fim da tarde e onde as expetativas à volta de Gabriel Ribeiro estavam elevadas depois do grande nível apresentado pelo skater português na qualificação.

O Open feminino em Aveiro ficou marcado pela juventude e curiosamente as atletas que acabaram a pisar o pódio foram as mesmas que constituíram o pódio da categoria sub-17, no entanto se na prova amadora foi Inês Francisco que ficou com o ouro, na categoria Open não conseguiu ir além do terceiro-lugar, com o segundo lugar a ficar para Matilde Ribeiro e com Margarida Cepeda a levar o prémio de vencedora desta etapa para casa.

Já nas finais do Open Masculino destaque para Gabriel Ribeiro que entrou muito bem em prova com duas run’s quase perfeitas onde conseguiu as duas pontuações mais altas do dia nesta componente da prova com as notas de 78.67 e 85.33 (segundo diretriz da World Skate as avaliações passam a ser atribuídas de 0 a 100 pontos) confirmando as expetativas à volta do promissor skater da seleção nacional.

Na componente Best-Trick foi Bruno Senra quem dominou, recuperando das suas duas Run’s que não correram como esperava, acabando com um 180 Bs Hardflip ou “ghetto bird” como é denominado no mundo do skate, que lhe valeu a sua nota mais alta nesta etapa, um 79.27.

No entanto a nota não foi suficiente para lhe ser atribuído o primeiro lugar que ficou para Gabriel Ribeiro que conseguiu ir para a sua última manobra com o primeiro lugar garantido mas onde não deixou de premiar os seus fãs e o público com um 360 Flip Fs Noseslide perfeito para fechar esta etapa da LPS em Aveiro de onde saiu vencedor pela primeira vez na Liga Pro Skate 2022. O segundo lugar ficou para Bruno Senra que segue líder do circuito e o terceiro lugar ficou para Roger Silva que trouxe novas manobras e um estilo diferente para a categoria máxima do skateboarding nacional.

A Liga Pro Skate volta de 8 a 11 de Setembro em Almada para a 4ª etapa da LPS Pro Series Street Open.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter