ELF: Munique anunciado como 16º franchise! Portugal no futuro da ELF?

Miguel Veloso MartinsSetembro 17, 20223min0

ELF: Munique anunciado como 16º franchise! Portugal no futuro da ELF?

Miguel Veloso MartinsSetembro 17, 20223min0
A European League of Football continua a sua expansão, oficialmente anunciando a inclusão dos Munich Ravens em 2023. Barcelona Dragons revelam mapa com possíveis planos de expansão da liga europeia, incluindo França e Portugal. Descobre mais sobre a expansão da ELF.

O papel de Munique no futuro do futebol americano europeu parece cada vez mais reforçado. Em Fevereiro, foi anunciado que a capital da Baviera receberá o primeiro jogo de época regular da NFL na Europa Continental. O jogo entre Seattle Seahawks e Tampa Bay Buccaneers será jogado dia 13 de Novembro na Allianz Arena.

Agora a 3ª maior cidade da Alemanha irá se juntar à maior liga profissional de futebol americano na Europa. O franchise bávaro terá como nome Munich Ravens e não contará com associação a qualquer clube da região (pelo menos por agora). Ainda não existe confirmação o estádio dos Ravens, mas, segundo rumores, o Sportpark Unterhaching parece ser a opção mais provável. O estádio é a casa dos SpVgg Unterhaching e tem capacidade para acomodar 15,053 adeptos.

A estrutura dos Ravens

Os Munich Ravens foram fundados por Thomas Krohne e Christian Binder. Thomas Krohne é um empreendedor especializado na área de desporto e media e Christian Binder é um investidor financeiro. Ambos são acionistas da ELF desde Julho de 2022.

O franchise de Munique anunciou também que Sebastian Stolz será o General Manager dos Ravens. Stolz é um especialista em comunicação, incluindo experiência de marketing em clubes de futebol americano. Sebastian Stolz foi gerente de RP nos Hamburg Sea Devils (NFL Europe) e Swarco Raiders (AFL, agora na ELF) liderando a parceira entre a equipa austríaca e os Raiders da NFL.

18 Franchises em 2023? Portugal no futuro?

Os Munich Ravens tornam-se assim no 4º novo franchise para a temporada de 2023, juntando-se aos Milano Seamen (Itália), Fehérvár Enthroners (Hungria) e Helvetic Guards (Suíça). Para além destes 4 franchises, segundo rumores, a ELF deverá anunciar o novo franchise em Paris, os Musketeers, durante a Final da liga (25 de Setembro). Caso os rumores se confirmem, esta seria a 17ª equipa a juntar-se à ELF, sendo esperado que seja anunciada outro franchise (18º) para a temporada de 2023.

Qual será a 18ª cidade? No mapa incluido no dossier apresentado aos acionistas dos Barcelona Dragons, podemos ver o nome de 17 cidades confirmadas para a temporada de 2023 a negrito (incluindo os franchises de Paris e Munique). Estão também incluídas 6 países/regiões com o nome a cinzento, sendo que podemos assumir que estas são localizações onde a ELF pretende expandir. Entre as 6 localizações, o Reino Unido, Holanda e Escandinávia têm sido recorrentemente mencionados pelo liderança da liga. Por outro lado, vemos também no mapa 3 países/regiões pouco falas: Portugal, Croácia e Europa de Leste.

Estará Portugal nos planos da European League of Football num futuro próximo? Seria inesperado ver Portugal como 18º franchise em 2023, mas estará nos planos para a expansão de 2024 ou 2025? Neste momento, temos mais perguntas do que respostas, mas a promessa de um franchise português na ELF é sem dúvida animador.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS