ELF: Istanbul Rams oficialmente na liga europeia! Munique no horizonte?

Miguel Veloso MartinsOutubro 17, 20212min0

ELF: Istanbul Rams oficialmente na liga europeia! Munique no horizonte?

Miguel Veloso MartinsOutubro 17, 20212min0
Depois de uma semana em que só se falava do segredo mal guardado de Istambul, a ELF finalmente confirmou o 12º franchise da competição.

Na passada sexta-feira foi oficialmente anunciado que os Koç Rams Istanbul irão participar na temporada de 2022 da liga europeia. Com a entrada na ELF, o clube turco mudou também o seu logotipo e alterou o seu nome para Istanbul Rams.

Os Koç Rams Istanbul foram fundados em 2004 por estudantes da Universidade Koç, começando como um projeto totalmente financiado pelos jovens. Em 2006, o clube foi finalmente apoiado pela universidade, recebendo ainda um patrocínio da Aygaz AŞ. O franchise turco tem também recebido financiamento por parte de Ali Koç, neto de Vehbi Koç (fundador da Universidade Koç) e atual presidente do Fenerbahçe SK.

Em 2013, os Koç Rams foram promovidos para a primeira divisão turca, a Türkiye Korumalı Futbol Ligi. O clube esteve presente em todas as finais da competição desde 2014. Os Koç Rams conquistaram o seu primeiro campeonato em 2016 e desde então venceram todas as finais da liga turca.

Em 2016, os Rams competiram também pela primeira vez na IFAF Europe Champions League, conquistando um lugar na Final Four da competição. Já em 2018, o clube chegou pela primeira vez a uma final internacional, acabando por perder contra Swarco Raiders Tirol na final da Central European Football League. Os Rams vão novamente competir contra os Raiders na próxima temporada da ELF.

Expansão de 14 ou 16 franchises?

Já tínhamos mencionado a possibilidade dos Rams se juntarem à European League of Football, tendo sido anunciado pelo comissário da liga como um candidatos. A lista anunciada por Patrick Esume contava com a França, Turquia, Finlândia, Noruega, Holanda, Inglaterra e Áustria. Esume mencionou também a possibilidade da ELF expandir de 8 franchises para possivelmente entre 12 e 16.

A liga já atingiu a sua estimativa mínima com 4 novos franchises na Alemanha (Düsseldorf), Áustria (Innsbruck e Viena) e agora Turquia. Se o mapa encontrado no website dos Rhein Fire se mostrar premonitório, a liga deverá adicionar 3 novos franchises em Amesterdão, Londres e Paris até Novembro. Restaria apenas a vaga para o 16º franchise, com Finlândia e Noruega a lutar pelo lugar.

Existe ainda o rumor lançado no webshow austríaco “Foot Bowl” que a ELF poderá adicionar Munique à lista de franchises para 2022. A cidade alemã é uma das finalistas para receber um jogo da NFL em 2022, acompanhada por Frankfurt e Düsseldorf, ambas com franchises da ELF. A liga europeia poderá tentar capitalizar do entusiasmo que a NFL trará para a capital da Bavária.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter