ELF: Istanbul Rams anunciam treinador e novo estádio para 2022
Val Gunn continua como treinador do franchise turco
Apesar de o treinador americano já estar com os Rams desde o início de 2021, esta semana foi oficialmente confirmado que Val Gunn fará também a transição para a ELF. Gunn assinou contrato com a equipa de Istambul em Abril para a temporada de 2021 da Türkiye Korumalı Futbol Ligi (TKFL). No entanto, a liga turca, que se deveria iniciar em Junho, foi cancelada mais uma vez devido à pandemia.
Val Gunn iniciou a sua carreira de treinador em 1997 com o clube norueguês Oslo Vikings. Gunn treinou os Vikings durante 5 temporadas (1997 a 1998 e 2006 a 2008), levando a equipa a 5 finais. No entanto, o treinador apenas venceu o seu primeiro e único campeonato norueguês em 1998. Mais recentemente, Gunn venceu um campeonato com os Wroclaw Panthers em 2019. Val Gunn treinou também os Aix-en-Provence Argonautes (França), Ferrara Aquile (Itália), Paderborn Dolphins (Alemanha), München Rangers (Alemanha), assim como a seleção nacional norueguesa.
Rams já têm estádio confirmado
Segundo o treinador e GM Val Gunn, os Istanbul Rams vão abandonar o estádio do campus da Universidade Koç. O franchise turco já tem acordo assinado para jogar no Yusuf Ziya Öniş Stadium. O estádio da cidade de Istambul está a ser renovado e deverá estar pronto para a temporada de 2022. Após as renovações, a nova casa dos Rams terá capacidade para receber 9,377 adeptos e será o estádio mais recente da ELF.
Mesmo abandonando o estádio da Universidade Koç, os Istanbul Rams continuaram a usar as infraestruturas da universidade. O franchise continuará a ter o total apoio da universidade, podendo usufruir de escritórios, salas de conferência, entre outras instalações. Os espaços de treino também estarão disponíveis para a equipa. Isto permitirá o desenvolvimento de uma estrutura profissional com algumas das melhores condições da liga. Com o apoio abrangente da universidade e dos seus estudantes, existe ainda a possibilidade de no futuro ser construído um novo estádio na universidade.
Estrutura para o presente e futuro dos Istanbul Rams
A equipa continuará a ter debaixo da sua alçada as equipas séniores, universitárias e sub-19. A estrutura do clube já conta com mais de 300 jogadores (cerca de 100 nos escalões femininos e 200 nos masculinos). A equipa sénior masculina, que irá competir na TKFL, será representada apenas por jogadores turcos amadores, servindo como uma plataforma para a equipa profissional.
Já a equipa universitária, vai finalmente estabelecer um programa de bolsa de estudos semelhante ao modelo do desporto universitário americano. A iniciativa deverá atrair jovens talentos turcos e estrangeiros que tenham interesse em jogar enquanto continuam os seus estudos universitários, garantindo assim que os Rams terão um dos programas de desenvolvimento mais aliciantes da Europa.