ELF 2023: Liga europeia levará a sua grande final para Duisburgo

Miguel Veloso MartinsNovembro 27, 20223min0

ELF 2023: Liga europeia levará a sua grande final para Duisburgo

Miguel Veloso MartinsNovembro 27, 20223min0
A European League of Football anunciou que a grande final da liga regressará à Alemanha em 2023. A notícia tem sido recebida com uma mistura de otimismo e ceticismo sobre o futuro da liga fora da Alemanha. Descobre mais sobre a grande final da ELF em Duisburgo.

A European League of Football (ELF) anunciou, na passada sexta-feira (25/11/22) que a grande final da liga será novamente organizada na Alemanha. A final na Schauinsland-Reisen-Arena irá decorrer no dia 24 de Setembro de 2023. Os bilhetes para o culminar da temporada de 2023 já estão à venda com preços que começam a 11€ e atingem 249€.

Assim a cidade de Duisburg é agora o destino mais desejado para todas as equipas e adeptos da liga. Para os Rhein Fire, esta é a sua casa permanente. Desde o seu regresso aos relvados em 2022, o franchise alemão tem jogado no estádio com capacidade para 31.514 espectadores. Até ao momento, a Schauinsland-Reisen-Arena é o maior estádio permanente da ELF.

Talvez pela grandeza e ambição que o seu estádio representa, os Rhein Fire são também o franchise com maior número de adeptos no estádio. Os Fire receberam em média cerca de 8.755 adeptos por jogo. Esta média fica apenas abaixo das 2 grandes finais da liga europeia.

A notícia tem recebido, no entanto, uma mistura de otimismo e ceticismo sobre o futuro da liga fora da Alemanha. Otimismo pelo sucesso da ELF na região e o potencial de uma grande final com o estádio esgotado. Ceticismo devido ao dilema que a liga vive desde a sua criação: Deve a liga continuar a focar-se no território alemão devido à sua sustentabilidade ou apostar na expansão europeia com possibilidade de jackpot ou falhanço.

O Dilema de uma Liga Continental

A ELF regressa ao estado da Renânia do Norte-Vestfália, onde anteriormente organizou a final da sua temporada inaugural. A 1ª final da ELF decorreu na Merkur Spiel-Arena com cerca de 22.000 adeptos no estádio. Após uma final na Áustria, a liga europeia poderá ter escolhido avançar com uma estratégia mais “conservadora” para a próxima final. A final de 2022 decorreu em Klagenfurt, uma cidade sem equipa na ELF e afastada dos principais “hotspots” da modalidade.

Possivelmente por estes motivos, o número de adeptos na final desceu para cerca de 14.566. Agora na temporada de 2023, a final será numa região que aloja 2 equipas da ELF: Rhein Fire e Cologne Centurions. Segundo atualizações fornecidas no dia 27 de Novembro, já foram vendidos mais de 5.500 bilhetes para a final em Duisburgo. Estes são números encorajantes, comparando com a final da temporada anterior que vendeu um total de 2.600 bilhetes nos 6 meses após o anúncio.

Apesar das ambições de expansão continental da ELF, é impossível negar que a liga encontra o seu maior sucesso na Alemanha. A implantação da modalidade em território germânico é um exemplo para todas as nações europeias que querem crescer o futebol americano. Em 2023, a ELF entra no seu 3º ano de existência, estando ainda numa fase delicada do seu desenvolvimento.

Levar finais da liga para cidades como Barcelona, Istambul, Milão ou até mesmo Paris parecem ideias aliciantes. No entanto, se uma final na Áustria não atingiu as expectativas da liga, nada nos garante que uma destas cidades o conseguirá fazer? O futebol americano na Áustria está mais próximo do sucesso e popularidade da modalidade na Alemanha, comparando a estas nações.

Em 2023, a ELF entra no seu 3º ano de existência, estando ainda numa fase delicada do seu desenvolvimento. A liga teve dificuldades financeiras na temporada de 2022 e nada garante a sua durabilidade. Combinando todas estas condições com uma crise econômica mundial, uma final na Alemanha faz cada vez mais sentido. A ELF necessita de sustentabilidade e segurança nos próximos anos, e nada garante isso melhor que um maior investimento no território alemão.

A final da ELF na Schauinsland-Reisen-Arena irá decorrer no dia 24 de Setembro de 2023


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS