EHF Cup: Madeira SAD cai de pé dos quartos de final da EHF Cup
A segunda mão dos quartos de final da EHF Cup realizou-se no último domingo, dia 18 de Fevereiro, no pavilhão do Mecallia Atlético Guardés, o pavilhão municipal A Sangriña. A equipa portuguesa encontrava-se com uma desvantagem de 4 golos, desvantagem essa que iria tentar colmatar neste segundo jogo da eliminatória.
O resultado foi-se mantendo bastante equilibrado durante a primeira parte, mas nos últimos dez minutos a equipa madeirense conseguiu aumentar a vantagem no marcador, indo para o intervalo próximo de igualar a eliminatória (7-9).
Notava-se que as atletas do Madeira SAD acreditavam ser possível virar a eliminatória na casa do adversário. Já a equipa do Mecallia Atlético Guardés, comandada pela técnica lusa Ana Seabra foi conseguindo manter o resultado favorável, mas as soluções escassearam e o cansaço foi-se acumulando. A equipa espanhola realizou um jogo para o campeonato a meio da semana e isso notou-se claramente nesta segunda eliminatória.
Na segunda parte, o jogo correu quase sempre mais de feição para o Madeira SAD, liderados defensivamente pela Greyce Santos, atleta que não esteve presente na primeira eliminatória na Madeira, e que aqui mostrou a sua importância maior no processo defensivo. Também importante referir a performance da guardiã da equipa insular, Isabel Góis, que é claramente o elemento mais forte deste plantel. Em termos ofensivos, referir a eficácia e belos golos da ponta direita Neide Duarte e da capacidade organizativa da central Maria Duarte, ambas com 60 minutos de jogo e com uma grande preponderância no jogo do Madeira Sad, fazendo-as sonhar ser possível ultrapassar esta eliminatória.
Do lado espanhol, destaque também para as atletas portuguesas, já que Sandra Santiago mostrou uma vez mais estar numa forma incrível, sendo exemplo disso os bons golos que assinou, para além dos desequilíbrios que provoca, dando espaço para outras aparecerem. De referir também Patrícia Lima, que no momento de maior tenção do jogo, marca 3 golos seguidos, não deixando que a equipa portuguesa se afastasse no marcador.
O Madeira SAD foi sempre superior na segunda parte, conseguindo até estar com vantagem de 5 golos no marcador, o que o colocava em vantagem na eliminatória, mas Ana Seabra subiu a defesa e voltou a encostar o resultado. Até ao final, o resultado final da eliminatória foi incerto, sendo que no último segundo e com uma vantagem de 3 golos, o Madeira Sad aparece numa situação de contra-ataque isolado, que acaba por não conseguir capitalizar em golo, por excelente intervenção da guardiã da equipa espanhola, Marisol Carratú. Caso marcassem este golo, O Madeira Sad empataria a eliminatória e o desempate seria diretamente a marcação de livre de 7 metros, onde claramente o Madeira SAD estaria em vantagem, dada a qualidade da sua guarda-redes. Resultado final 21-24.
O Madeira SAD despede-se assim da europa, claramente com a sensação de que poderiam ter chegado às meias-finais desta competição, mas deixaram o andebol nacional orgulhoso pela prestação demonstrada até aqui. Parabéns pelo trajeto.
Por fim de salientar o excelente ambiente vivido no pavilhão municipal A Sangriña que em domingo de Carnaval se vestiu de todas as fantasias para apoiar a sua equipa, mas também para aplaudir de pé a equipa feminina de andebol do Madeira SAD. Que todos os espetáculos desportivos fossem assim, com bancadas cheias de reais adeptos da modalidade.
Voltam-se agora novamente para as competições nacionais, e têm já este fim de semana o espera duelo com o SL Benfica, jogo que terá grande peso nas contas finais do campeonato, já que opõe os dois únicos emblemas invictos até aqui. O jogo realiza-se na casa do Madeira SAD e terá transmissão na plataforma da Andebol TV, da Federação de Andebol de Portugal.
Este fim de semana jogam-se ainda alguns jogos dos oitavos de final da taça de Portugal, para além de outras partidas de acerto do campeonato.