E os campeões da NBA 2024 são…

Nuno CanossaAgosto 6, 20238min0

E os campeões da NBA 2024 são…

Nuno CanossaAgosto 6, 20238min0
Nuno Cansosa faz um exercício de previsões para a NBA 204 que dita os possíveis novos campeões da competição... concordas?

… os Boston Celtics. Pelo menos, é o que prevê o Basketball GM, um dos melhores simuladores de NBA online e gratuito, que nos permitiu antecipar um de infinitos cenários possíveis para a próxima temporada com esta previsão para os campeões da NBA 2024. À primeira tentativa, e com os plantéis já atualizados, apenas se realizou a troca de Damian Lillard para Miami – uma novela que apesar da longa duração deverá mesmo se concretizar -, sem qualquer outra movimentação ao longo da temporada, exceto a despromoção de alguns jogadores two-way. Nesta experiência, não foram excluídas nem lesões atuais, como a de Lonzo Ball que ficará de fora toda a temporada, nem outras decorrentes ao longo da mesma. Assim sendo, aqui ficam alguns dos resultados (inteiramente fictícios) gerados pelo simulador.

OS PREMIADOS

Renovando o primeiro lugar no Oeste e num ano pós-campeonato, Nikola Jokic sagra-se o MVP da liga pela 3ª vez, deixando Embiid e Doncic para trás com médias de 26.4 pontos, 11.8 ressaltos e 9.5 assistências. Jaren Jackson Jr. volta a arrecadar o prémio de defensor do ano com os seus 3.4 abafos e 1.5 roubos de bola por jogo, tendo o seu novo companheiro de equipa Marcus Smart completado um pódio que conta com a surpreendente presença (q.b) de Herbert Jones.

Quanto à votação para 6º homem, Malcom Brogdon e Immanuel Quickley voltam a competir pelo prémio, desta vez caindo nas mãos do base dos Knicks que teve ainda em Bones Hyland uma outra séria ameaça. Sem grande margem para dúvida, Victor Wembanyama foi o rookie do ano, com outro dos prémios a cair em Nova Iorque (mais propriamente em Brooklyn), já que os 16.7 pontos de Cam Thomas lhe valeram o prémio de Most Improved Player.

Uma das lacunas do simulador é não atribuir a distinção de treinador do ano que, no entanto, poderá ser discutida ao analisar os resultados de cada conferência.

A CORRIDA AOS TOPOS ESTE E OESTE

Sem registos totalmente surpreendentes, há, ainda assim, algumas curiosidades a registar. As offeseasons pouco impactantes de Bucks ou Sixers, pós-temporadas menos bem-conseguidas, coloca ambas as franquias um pouco aquém das expectativas, num cenário em que James Harden se mantém na equipa agora comandada por Nick Nurse. No Este, destaque para os Pacers, equipa que é apontada como uma das possíveis surpresas para 2024, que não só garante um lugar no play-in como (spoiler alert!) conquista um lugar nos playoffs.

No Oeste, a principal surpresa, e notável diferença perante a temporada anterior, é o 5º lugar dos Pelicans que nesta simulação contaram, quase sempre, com um Zion Williamson saudável. Além disso, o Basketball GM continua sem contar com os Dallas Mavericks no torneio play-in, cuja ausência se tornou num dos principais momentos do final da última temporada regular.

Sendo assim, o mais provável é que o treinador do ano se encontrasse entre um leque composto por Joe Mazzula, Michael Malone, J.B. Bickerstaff ou Willlie Green.

AS ALL-TEAMS E O ALL-STAR

Num frente-a-frente entre Team Jokic e Team Embiid, foi o MVP da liga e do jogo de All-Star (o sérvio, para que dúvidas não restem) que levou a melhor com uma equipa composta por LeBron, Giannis, KD, Doncic, Tatum, AD, Booker, Irving, Beal, Young e Harden. Um plantel teoricamente – e depois, aplicado dentro do campo – mais forte do que o escolhido por Joel Embiid que contou com o único estreante no jogo de All-Star Franz Wagner para além de Curry, Shai, Jimmy, Sabonis, Lillard, Fox, Leonard, Ingram, JJJ e Paul George.

Quanto às All-NBA teams, Jokic, Embiid, Doncic, KD e Curry foram os premiados para a primeira equipa, com o cinco Shai-Fox-Lillard-Butler-Sabonis a compor a segunda e AD-Giannis-Beal-Young-LeBron a fechar as nomeações.

Evan Mobley e Mitchell Robinson juntaram-se ao top3 da votação de DPOY na 1ª equipa defensiva e os rookies Wemby, Miller, Scoot, Dick e Amen foram considerados os melhores rookies.

Quanto aos concursos – ambos descritos detalhadamente pelo simulador –, Cole Anthony venceu o dunk contest com um afundanço da linha de lance livre e Seth Curry foi o melhor dos triplistas com 25 pontos na ronda final, mais 3 do que o vice-campeão Luke Kennard.

AS CONTAS FINAIS

No entanto, o prato principal da simulação é, tal como na competição real, o desenrolar da postseason, que contou com imensas surpresas e colmatou com o 18º campeonato dos Boston Celtics, numa reedição da final de 2022.

PLAY-IN ESTE

PLAY-IN OESTE

PLAYOFFS

Nuno Cansosa faz um exercício de previsões para a NBA 204 que dita os possíveis novos campeões da competição... concordas?

Os Celtics sagrar-se-iam campeões numa temporada em que apenas os Indiana Pacers e os New Orleans Pelicans seriam caras novas em comparação com os playoffs de 2023. Destaque para as jovens equipas de Cleveland e Sacramento que, com um ano de experiência na última temporada, atingem as finais de conferência. Nuggets e Bucks desapontariam os seus adeptos ao cair na primeira ronda e os Warriors tornar-se-iam na segunda equipa a atingir uma final a partir do play-in, sendo mesmo a única a conquistar esse feito a partir do 9º lugar.

Jayson Tatum, neste hipotético cenário, é o MVP das Finais e finais de conferência, numa reedição de 2022 em que Stephen Curry também vencera o prémio a Oeste. Desta feita, a sorte sorriria aos verdes.

EXTRA: NEEMIAS QUETA

Apesar das contratações ou renovações de Lyles, Len e Noel, o Basketball GM prevê a renovação de Neemias Queta com contrato standard e como a 3ª opção a partir do banco nessa posição. O poste português acabaria a temporada com 45 jogos, com médias de 1.5 pontos e 1.5 ressaltos em 5 minutos por jogo. Neemias teve ainda minutos em 5 jogos nos playoffs, com o seu melhor jogo de toda a temporada a surgir no início da temporada frente aos Miami Heat registando 10 pontos, 7 ressaltos e 1 abafo em 14 minutos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS