Queimar os excessos da época festiva com o Crossfit
Se o sonho era ter um corpo de verão em Janeiro, mas os Sonhos não permitiram, vale a pena experimentar estes treinos de CrossFit:
Vou começar com algumas verdades:
Não sou especialista em perda de peso, nem nutrição, nem desporto. Tenho a mania das dietas, uma paixão enorme pelo CrossFit, e, porque tenho uma fome de conhecimento insaciável quando um tema me interessa, sou aquela pessoa que vai a todos os cursos que consegue associados à CrossFit International aprender tudo o que pode, das pessoas que mais têm para ensinar.
Apesar de não ser especialista, uma coisa eu sei: não é com um treino, nem com uma sessão de actividade física que vamos conseguir queimar os excessos do Natal e Ano Novo. Os sonhos, rabanadas, bolo rei e sobremesa especial da avó não desaparecem com um abdominal, nem com 100.
Para perder peso não basta fazer exercício físico. A base é uma alimentação equilibrada e saudável aliada à prática desportiva. Nem sempre é fácil definir o que constitui uma alimentação adequada, mas temos a sorte de ter muitos nutricionistas (estes sim especialistas) para nos ajudar a compreender a melhor forma de atingir os nossos objectivos em termos alimentares, e claro, desportos que nos ajudam particularmente a queimar massa gorda.
O CrossFit pelo seu carácter constantemente variado e a alta intensidade que cada praticante lhe imprime (não me canso de dizer que a intensidade é RELATIVA à capacidade de cada indivíduo) é uma metodologia de treino que, apesar de ter como objectivo principal a saúde dos seus praticantes, tem o extraordinário efeito secundário de impulsionar muito a perda de massa gorda e o aumento da massa muscular.
O aumento da massa magra vai acelerar o metabolismo e cria-se um ciclo vicioso maravilhoso de termos um metabolismo mais rápido e um corpo cada vez mais definindo (não esquecendo a alimentação claro).
Então quais seriam os meus treinos de CrossFit de eleição para queimar, queimar, queimar os excessos da época festiva?
Aqui vão algumas ideias que já fiz e outras que tenciono fazer nos próximos dias 🙂
Barbara – um “benchmark WOD” da CrossFit International. É impossível pensar em queimar gordura e não pensar na Barbara…
São 5 rondas para tempo de:
20 pull-ups
30 push-ups
40 sit-ups
50 squats.
Descansar 3 minutos entre rondas.
A Barbara pode ser adaptada para qualquer nível de atividade física. Em vez das pull-ups ou elevações, podemos fazer remadas em argolas ou no trx e as flexões podem ser com joelhos no chão se houver alguma dificuldade. Uma coisa é certa, quer se adapte o treino ou não, todos vão ter oportunidade de queimar umas calorias extra que esta “Benchmark Girl” não deixa ninguém indiferente.
A Bakery CrossFit em Lisboa partilhou um WOD de Ano Novo que é tremendo para queimar gorduras e fiquei com imensa vontade de experimentar:
3 rondas para tempo (com limite de tempo de 18 minutos – o verdadeiro desafio é terminar dentro do timing previsto
30 Power Cleans (60/40kg)
30 burpees over the bar
Simples e um WOD “hitman” de rebanadas!
AMRAP 30’
800 run
20 burpee box jump
O burpee continua presente neste desafio. E não é por acaso. Agora, associar o burpee a uma subida para a caixa torna o movimento ainda mais intenso 🙂 Podemos adaptar o movimento se houver qualquer receio de saltar para a caixa com a subida de um pé de cada vez. Mas se conseguirem fazer o burpee seguido do salto, é um WOD que certamente vai-vos proporcionar 30 minutos terrivelmente fantásticos para queimar as gulodices das festas 😉
Para fazer estes treinos convém estar numa box de CrossFit com treinadores certificados e garantir que estamos a executar bem os movimentos. Se ainda nunca experimentaste o CrossFit, é o momento certo para começar! Para encontrar a box mais próxima de ti é só preciso consultar o mapa disponível no site da CrossFit International: