Lá vem a onda que todos os surfistas gostam de ver – Corona Open J-BAY 2023
Depois de termos visto uma prova do World Surf League (WSL) os Chalengers Series onde só conseguem competir os melhores do ranking, 80 masculinos e 48 femininos, falamos dos melhores surfistas da actualidade que podem almejar a entrar no principal circuito do surf mundial, com o Corona Open J-BAY 2023 a marcar o momento.
Decorreu na África do Sul a etapa do Ballito PRO e que agradável foi ver o surf power do Frederico “KIKAS” Morais a chegar à final e que muito pouco não se sagrou campeão dessa etapa, demonstrou sangue frio em todas as baterias e eficaz, levando-o com todo o mérito à final, onde apenas perdeu para o então campeão da etapa e líder do circuito de qualificação, o norte americano Cole Houshmand. Após esta etapa o português subiu assim ao número 3 desse ranking, no final apenas o top-10 entrará no WSL World Tour.
Agora dia 13 de Julho inicia o período de espera de uma das etapas mais esperadas, o Corona Open J-Bay nas longas direitas de Jeffrey’s Bay, e que imagens já têm sido replicadas via redes sociais, as carves do John John Florence, o speed do Filipe Toledo, as Skills do Gabriel Medina, a imprevisibilidade do Ítalo Ferreira, o carisma do Kelly Slater, a rebeldia do Jack Robinson, entre todos os outros, que prometem um grande show de surf nos próximos dias, via os principais canais da WSL, mas existe um surfista actual que promete ainda fazer correr muita água, o australiano Ethan Ewing, dono de um estilo de surf poderoso, desenha nas ondas com velocidade um surf bonito, e trazendo à memória que o surf é lindo assim tão harmonioso, Ethan é ainda considerado um rookie nestas andanças, mas o seu surf é algo transcendente embora claro há quem não goste e prefira outras abordagens na onda. Ethan Ewing que na última etapa fez mais uma final e no início do ano venceu a etapa de Bells Beach na sua Austrália, está pronto para dar algum show, muitos esperam isso, velocidade, precisão de curvas (Carves), projeção e claro um estilo muito elegante no mar.
Quem sairá vencedor em J-BAY 23? É quase impossível prever tal, porque o nível desse circuito está tão bom que qualquer um é forte candidato, mas todos os que acompanham este circuito sabem que existem um pack de 10 surfistas que dão sempre show em qualquer tipo de ondas, e assim se espera uma etapa de gala, com muitas ondas na casa da perfeição.
Fica mais um apreço pela prestação do Frederico Morais no Balito Pro 2023 e boa sorte nas etapas que faltam!