NBA 23/24: As contratações mais underrated da offseason

Nuno CanossaSetembro 7, 20234min0

NBA 23/24: As contratações mais underrated da offseason

Nuno CanossaSetembro 7, 20234min0
É Grant Williams uma das contratações mais underrated da offseason? Nuno Canossa escolhe três que farão impacto na nova temporada

As renovações de Kyrie Irving (Mavericks) ou Draymond Green (Warriors), assim como a contratação de Fred Vanvleet (Rockets) foram das movimentações mais sonantes da free agency deste último verão. No entanto, algumas contratações poderão ter passado mais despercebidas, com uma série de jogadores a poder ter um impacto real no sucesso das suas novas equipas.

Assim, destacamos três jogadores que, com responsabilidades diferentes, terão, ainda que num papel secundário, hipótese de brilhar nas suas novas casas.

GRANT WILLIAMS (DALLAS MAVERICKS)

Após uma temporada desapontante que contou com a aquisição de Kyrie Irving e a ausência quer nos playoffs, quer no play-in, os Mavericks de Luka Doncic viram-se obrigados a apostar no mercado para reforçar um plantel que perdeu alguma da sua já pouca profundidade com a troca pelo base norte-americano a meio da época passada.

E, Grant Williams chega como um importante reforço para a equipa de Mark Cuban. Tendo perdido valiosos minutos ao serviço dos Celtics em 2023, o novo wing dos Mavs tornar-se-á, na primeira vez que pisar o court com a camisola dos texanos, num dos melhores defensores do plantel. Com o seu tiro exterior a ser cada vez mais uma das armas mais refinadas do seu arsenal ofensivo, aliado à sua energia e atitude dentro do campo, resta saber até que ponto Williams conseguirá maximizar um papel que será múltiplas vezes mais importante do que aquele que tinha em Boston.

YUTA WATANABE (PHOENIX SUNS)

Em 26 jogos em que Yuta Watanabe e Kevin Durant entraram em campo com o mesmo equipamento, o atleta japonês concretizou 55% dos seus triplos, num total de 3 tentativas – uma cortesia do statmuse. Numa offseason em que os Suns comprometeram quase todo o seu teto salarial em Kevin Durant, Devin Booker, Deandre Ayton e o reforço Bradley Beal, os esforços foram muitos para o GM, James Jones, que conseguiu contratar Eric Gordon, Keita Bates-Diop, Bol Bol, Damion Lee, Chimezie Metu e Drew Eubanks por valores mínimos, ou muito próximos disso.

O fenómeno Watanabe ficou bem-assinalado na temporada passada, tendo liderado a liga em percentagens de tiro exterior em várias ocasiões. Se for sustentável em maior volume e com continuidade, Yuta poderá ser um elemento-chave numa equipa que lutará toda a temporada pela profundidade e rotações certas.

DONTE DIVINCENZO (NEW YORK KNICKS)

Com a certeza de que é um tópico sensível para alguns fãs dos Golden State Warriors, a contratação de Divincenzo pelos Knicks tem tudo para ser das mais impactantes de toda a free agency. Um bom lançador (39% de triplos na temporada passada), bom ressaltador, com bom controlo de bola e disciplinado no meio-campo defensivo, Donte chega a Nova Iorque para colmatar alguns das maiores lacunas dos Knicks, sendo mais uma alternativa ofensiva e um jogador que encaixe no sistema defensivo de Thibodeau.

Motivação extra: Donte Divincenzo reúne-se, em Nova Iorque, com os seus ex-companheiros de equipa em Villanova, Jalen Brunson e Josh Hart. Um plantel que tornou-se, inclusive, campeão da NCAA.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS