28 Mai, 2018

Tour Down Under 2018: Impey dá a vitória à Michelton-Scott

Davide NevesJaneiro 21, 20183min0

Tour Down Under 2018: Impey dá a vitória à Michelton-Scott

Davide NevesJaneiro 21, 20183min0
Primeira prova da época e grande vitória para um sul-africano muito conhecido dos fãs do ciclismo...

Na primeira grande prova da nova época, a Austrália recebeu o pelotão internacional com um intenso calor, com algumas provas a serem corridas com temperaturas superiores a 44º Celsius. Numa prova com 6 etapas, 4 com chegadas planas e 2 mais acidentadas, era de esperar a primeira “amostra” de força.

Etapa 1

Greipel sorri na primeira vitória de 2018.
(Foto: Tour Down Under)

Etapa de regresso para muitos dos ciclistas, e um mostrou-se acima de todos os outros: André Greipel, da Lotto Soudal, bateu Caleb Ewan e o campeão do mundo, Peter Sagan, ao sprint e reclamou a primeira camisola geral de 2018. Destaque ainda para o quarto lugar de Elia Viviani, italiano que agora representa a Quick-Step, e o quinto do jovem de 23 anos Simone Consonni, da UAE Team Emirates.

Etapa 2

Nova etapa plana, e um bis para a Michelton-Scott, que faz primeiro e segundo lugar na etapa: a vitória para Caleb Ewan, o segundo lugar para Daryl Impey. No terceiro e quarto lugares ficaram Jay McCarthy e Peter Sagan, da Bora-Hansgrohe. A geral individual pertencia agora a Caleb Ewan.

Etapa 3

Com chegada a Victor Harbor, um italiano sorriu: Elia Viviani bateu toda a gente com um sprint impressionante e venceu a terceira etapa da edição 2018 do Tour Down Under. Phil Bauhaus, da Sunweb e Caleb Ewan fecharam o pódio. A geral continuava assim na posse do jovem australiano.

Etapa 4

E ao quarto dia o campeão do mundo sorriu. Peter Sagan, numa impressionante demonstração de força, estreou-se a vencer esta época, e bem cedo. Daryl Impey voltou a ser segundo, já o terceiro lugar ficou para um ex-vencedor desta prova, o ciclista espanhol Luís Leon Sanchéz, da Astana. Peter Sagan passava assim também a ser o dono da camisola geral.

Etapa 5

Richie Porte, como habitual, a vencer em Willunga Hill.
(Foto: Getty Images)

Etapa-rainha do Tour Down Under, com chegada em alto a Willunga Hill. E, mais uma vez, e pela quinta vez consecutiva, Richie Porte venceu aqui. O australiano da BMC é já um habitual vencedor nesta etapa, mas desta vez não conseguiu fazer o suficiente para colocar um ponto final na luta da geral: ganhou apenas 8 segundos a Daryl Impey, e ficou assim empatado em primeiro lugar com o sul-africano. Quem finalizasse em melhor lugar no último dia levaria a geral para casa.

Etapa 6

O Tour Down Under terminou tal como começou: com uma vitória de André Greipel. O alemão venceu duas etapas, e confirmou que está em excelente forma. Caleb Ewan e Peter Sagan fecharam o pódio. No que diz respeito à geral, Daryl Impey vence o Tour Down Under e faz história, tornando-se o primeiro sul-africano a vencer a prova. A fechar o pódio da geral, Richie Porte foi segundo e Tom Jelte Slagter terceiro. No que diz respeito à participação lusa, Rúben Guerreiro ficou em 9º na geral. Rui Costa não foi além do 35º lugar.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter