Campeonatos do Mundo de Judo 2024 – a última oportunidade?

João CamachoMaio 18, 20246min0

Campeonatos do Mundo de Judo 2024 – a última oportunidade?

João CamachoMaio 18, 20246min0
João Camacho faz a antevisão aos Campeonatos do Mundo de Judo 2024 que vão decidir lugares para os próximos Jogos Olímpicos!

A participação portuguesa nos Campeonatos da Europa de Zagreb, acabou por deixar um amargo de boca, pois acabámos só com uma medalha de bronze, conquistada por Catarina Costa, nos 48Kg. Os três 5º lugares de Joana Crisóstomo, Patricia Sampaio e Rochele Nunes, acabaram por mostrar que temos uma equipa com qualidade e há que afinar alguns detalhes, para garantir o merecido pódio. No próximo Domingo, dia 19, arrancam os campeonatos do Mundo de Abu Dhabi. Ainda há muito por definir no que respeita à qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris e estes campeonatos do Mundo serão decisivos para fechar a lista de quem estará presente!

Campeonatos da Europa Zagreb

Em jeito de balanço, os campeonatos da Europa de Zagreb mostraram que continuamos a ter uma equipa com qualidade, com jovens talentos a querer mostrar que são apostas válidas, mas que terá de ganhar alguma estaleca para não vacilar nos momentos críticos em que estão em jogo medalhas.

Portugal levou 15 judocas até Zagreb, Bárbara Timo acabou por ser uma baixa de última hora, e no final, a equipa lusa regressou só com uma medalha de bronze, conquistada por Catarina Costa nos 48Kg. Catarina voltou a mostrar que está talhada para estas importantes competições, sempre muito focada, pragmática e inteligente na gestão do combate. Chegou a Zagreb com o estatuto de uma das principais candidatas ao pódio, o que acabou por se confirmar, recordo que Catarina tem duas pratas consecutivas nos europeus de 2022 e 2023.

Para além dos três 5º lugares que já referi, destaco o 7º lugar da SUPER Telma Monteiro, que depois de uma lesão grave, contraída nos campeonatos da Europa de Montpellier, em novembro de 2023, desafiando as previsões mais otimistas, regressou após 5 meses à alta roda do judo, com um resultado que permitiu ficar no quadro de honra. Que os mais novos, e, por que não, os mais velhos, ponham os olhos e se inspirem com esta grande atleta!

 

Louco mês de maio

O arranque do mês de maio fica marcado por duas importantes etapas, que permitiram definir o posicionamento no ranking de qualificação olímpica e mundial à entrada dos campeonatos do Mundo.

A capital do Tajiquistão, Dushanbe, pelo segundo ano consecutivo, recebeu a visita do circuito mundial, desta vez em modo Grand Slam, que vale mais pontos e com prémios monetários substancialmente mais atrativos! Fica evidente o enorme investimento que esta antiga república soviética está a fazer na modalidade, não só para se promover como país, mas também para mostrar que este país conta com um conjunto de atletas de grande qualidade. Portugal teve uma participação discreta, onde o objetivo era aproveitar o pico de forma dos campeonatos da europa de diversos atletas. Destacara-se os dois 5º lugares de Catarina Costa, nos 48Kg, e Patricia Sampaio, nos 78Kg.

Seguiu-se o Grand Slam do Cazaquistão, onde brilhou o furacão Taís Pina, ao conquistar brilhantemente o ouro na categoria dos 70Kg. O primeiro ouro, espero de muitos, numa etapa do circuito mundial! A judoca do Sport Algés e Dafundo, ainda júnior!, brindou-nos com uma prestação de excelência, onde a cereja no topo do bolo foi a fabulosa projeção que valeu a vitoria, na final, sobre a número 6 do Mundo, a croata Lara Cvjetko. Taís deu um salto de gigante e posicionou-se dentro da qualificação para os Jogos de Paris, através da cota continental.

Jorge Fonseca regressou aos pódios, depois da vitória no Grand Slam de Antalya, conquistando o bronze nos 100Kg. Mais uma vez, o Bicampeão do Mundo a brindar-nos com uma excelente prestação, consistente, claras melhorias na gestão do combate e com um memorável Ippon no embate para a medalha de bronze.

Por fim, destaco o 5º lugar de Maria Siderot nos 52Kg. A judoca do Sporting Clube de Portugal, ainda fora da qualificação direta, deu aqui mais um passo na luta pela presença nos Jogos Olímpicos. No entanto, para garantir a qualificação, necessita de uma excelente prestação nos campeonatos do Mundo de Abu Dhabi.

Taís Pina (Foto: IJF)
Taís Pina (Foto: IJF)

Campeonatos do Mundo de Abu Dhabi

Os campeonatos do Mundo de 2024, arrancam dia 19, na capital dos Emiratos Árabes Unidos, Abu Dhabi. Mais de 650 judocas participam numa competição que para além de ser um campeonato do Mundo, será, não só, a derradeira oportunidade para os judocas garantirem, ou não, a presença nos Jogos Olímpicos de Paris, mas também em que posição, se serão cabeças de série, ou seja, se estarão nos 8 mais bem qualificados, garantindo que só se cruzam entre si a partir dos quartos-de-final.

Portugal tem 3 judocas cuja presença em Paris ainda não está garantida, logo estes campeonatos de Mundo ganham especial importância. Taís Pina (70Kg), João Fernando (81 Kg) e Telma Monteiro, que caiu para fora da qualificação, mas ainda com oportunidade de garantir a sua 6ª participação nuns Jogos Olímpicos, que será um recorde a nível mundial na história do judo. Maria Siderot (52Kg) e Rodrigo Lopes (60Kg) espreitam a oportunidade de se qualificarem, mas teriam de se superar, com uma prestação que valesse uma medalha.

Com algumas ausências de peso, nomeadamente da equipa olímpica japonesa, e de outros atletas de topo que querem focar-se, compreensivelmente, na competição olímpica, poderá ser uma oportunidade única de avançar no quadro. No entanto, são uns campeonatos do Mundo, evento sempre muito competitivo, emocionante e repleto de inesquecíveis momentos e muitas surpresas.

A seleção de 14 judocas portugueses, nove femininos e cinco masculinos, não apresenta uma realidade transversal, com alguns a terem aqui a última oportunidade para uma qualificação olímpica, outros já apurados numa posição mais confortável onde sem tanta pressão poderão surpreender e, por fim, jovens que têm, aqui, uma oportunidade de se mostrarem, já com o pensamento em Los Angeles 2028.

Equipa Feminina:

Catarina Costa (48Kg), Raquel Brito (48Kg), Maria Siderot (52Kg), Telma Monteiro (57Kg), Bárbara Timo (63Kg), Taís Pina (70Kg), Joana Crisóstomo (70Kg), Patrícia Sampaio (78Kg), Rochele Nunes (+78Kg)

Equipa masculina:

Rodrigo Lopes (60Kg), Otari Kvantidze (73Kg), João Fernando (81Kg), Anri Egutidze (81Kg) e Jorge Fonseca (100Kg).

A seleção portuguesa, conta com os selecionadores Pedro Soares e Marco Morais, e os treinadores de clube Ana Hormigo e João Neto. Os campeonatos do Mundo decorrerem na Mubadala Arena, em Abu Dhabi, entre domingo, dia 19, e quinta-feira, dia 23 de maio. A competição de equipa mistas terá lugar na sexta-feira, dia 24, mas, infelizmente, sem a participação da equipa portuguesa. As eliminatórias e blocos de finais terão transmissão na SPORTTV.

Força Portugal!!

Jorge Fonseca (Foto: IJF)
Jorge Fonseca (Foto: IJF)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS