Campeonato Placard Andebol 1: título adiado para a última jornada
Numa jornada onde os Dragões se podiam sagrar campeões do Campeonato Placard Andebol 1, eis que o Sporting CP não deu hipóteses para ser surpreendido pelo Benfica, numa altura que as Águias já não têm aspirações. O Sporting Clube de Portugal recebeu o Sport Lisboa e Benfica em Derby a contar para a penúltima jornada, sendo que os Leões não eixaram com que as contas do título ficassem, outrora, decididas.
#AndebolSCP | ⏹️ FINAL DO JOGO:
O dérbi é verde e branco ?⚪
Os Leões do #AndebolSCP vencem o SL Benfica por 36-31, na 25.ª jornada do Campeonato Nacional ?♂️#SCPSLB pic.twitter.com/OGoSDWQlUp
— Sporting CP – Modalidades (@SCPModalidades) May 27, 2023
Num encontro em que o Sporting comandado por Ricardo Costa se superiorizava desde o início, eis que o resultado ao intervalo começava a definir o vencedor do encontro, após uma vantagem de 18-13 nos primeiros trinta minutos para os homens da casa.
A toada foi-se mantendo no segundo tempo com os Leões a materializarem a superioridade demonstrada na primeira metade. O pivot brasileiro Edy Silva esteve em particular destaque do lado dos Leões com 8 golos marcados, os mesmos que o ponta alemão Ole Rahmel.
?? ????/????: ?
? Dérbi lisboeta termina com vitória leonina ? e as decisões acontecem na derradeira jornada ?
Para ler aqui ⤵️#andebolportugal #placard #PlacardAndebol1https://t.co/1tva5ilqY2 via @AndebolPortugal
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) May 27, 2023
No Dragão Arena, o Futebol Clube do Porto superiorizou-se naturalmente ao Vitória Futebol Clube com uma vitória por 17 golos de diferença (42-25), demonstrando a vontade de levantar o título perante os seus adeptos. O pivot espanhol Ignacio Plaza com seis golos apontados foi o melhor marcador da partida.
ABC de Braga de volta à Europa com a companhia do Águas Santas
Com a vitória no Pavilhão Flávio Sá Leite sobre o Marítimo da Madeira, o ABC de Braga volta a representar Portugal nas competições europeias na próxima temporada. Os bracarenses levaram a melhor por 33-30 num jogo extremamente disputado, acabando por deixar os madeirenses de fora pela luta do apuramento para as vagas europeias.
André Rei, atleta do ABC de Braga, foi o melhor marcador ao apontar 12 tentos ao longo da partida. Délcio Pina (Marítimo) veio logo de seguida com 10 golos apontados.
O Águas Santas foi a casa do Póvoa AC, permitir que os poveiros garantissem a manutenção na primeira divisão portuguesa, após não se conseguirem superiorizar aos homens da casa. Com um 27-25 a favor do Póvoa AC, foi mesmo o atleta maiato João Gomes a ser o artilheiro da partida com 11 golos.
O Clube de Futebol “Os Belenenses” que também aspirava uma vaga para as competições, venceu pela margem mínima (25-24) o ADA Maia / ISMAI, que entra para a última jornada em posição de descida direta, onde irá defrontar o Sporting que ainda luta pelo título.
Avanca assegurado na Liguilha com o Académico de Viseu à espreita
O Académico de Viseu desperdiçou a hipótese de garantir uma vaga na Liguilha de Promoção / Despromoção, após empatar em casa a 29 bolas, frente à Artística de Avanca. Os homens de Viseu ocupam a 12ª posição com 36 pontos, mais dois que o ISMAI que se encontra em lugar de descida direta.
O já despromovido Ginásio Clube de Santo Tirso recebeu o Futebol Clube de Gaia numa partida em que saiu derrotado por 30-35 que, na verdade, serviu apenas para cumprir calendário para ambas as partes.