Campeonato da Europa de Judo 2025: a caminho de Podgorica

João CamachoAbril 21, 20257min0

Campeonato da Europa de Judo 2025: a caminho de Podgorica

João CamachoAbril 21, 20257min0
Bem-vindos ao Campeonato da Europa de Judo 2025, com Portugal a levar vários atletas para lutar pelas medalhas como te conta João Camacho

Os Campeonatos da Europa de Judo de 2025 irão decorrer, a partir do próximo dia 23 de abril, na capital do Montenegro, Podgorica. Nesta que é a prova rainha do continente Europeu, onde Portugal já conquistou vários títulos, com especial e previsível destaque para Telma Monteiro, Campeã da Europa por seis vezes, Portugal estará representado por nove judocas, alguns, com legítimas e fortes probabilidades de chegar ao pódio.

Campeonatos da Europa 2025, Podgorica

O Montenegro, pequeno país nos Balcãs, com pouco mais de 600.000 habitantes, irá receber pela primeira vez na sua história, a mais importante competição de judo do continente Europeu.

Uma decisão, um pouco, surpreendente, a de realizar esta prestigiada competição nessa antiga província da extinta Jugoslávia. Afinal trata-se de um País com pouca tradição no judo, apesar de já apresentar alguns atletas com qualidade nos escalões de formação. À escolha do Montenegro para receber estes Campeonatos da Europa não será alheio o facto das excelentes relações que este país tem com a Rússia, que irá apresentar neste campeonato uma equipa de dezoito atletas. Apesar de ainda não estarem autorizados a competir com o dorsal do seu país, ou com direito a ver hasteada a bandeira russa nas cerimónias protocolares, há uma clara aposta da Rússia nestes Campeonatos, depois da lamentável sequência de incidentes entre o Comité Olímpico Internacional e a Federação Russa, que levou à retirada da equipa olímpica russa da competição de judo dos jogos de Paris 2024.

Será uma competição muito animada, com categorias que serão muito disputadas e sem um claro candidato à vitória, que irá contar com o regresso à competição de alguns judocas medalhados em Paris 2024, destacando-se a presença de seis líderes do ranking mundial.

Seleção portuguesa

Portugal irá levar até estes Campeonatos da Europa uma equipa de nove judocas. A equipa conta com um misto de experiência e juventude, destacando-se Patrícia Sampaio, Catarina Costa e Jorge Fonseca como os principais candidatos a uma medalha.

Catarina Costa 48Kg

A experiente judoca da Associação Académica de Coimbra, número 9 do mundo, já conta no seu vasto currículo com duas medalhas de prata (2022-2023) e uma de bronze (2024) nesta importante competição. É a cabeça de série número 5 desta categoria de peso, sempre muito focada e comprometida, é claramente uma das candidatas ao pódio.

Raquel Brito 52Kg

Recém-chegada à categoria dos 52Kg, teve um conjunto de resultados muito promissores nas etapas do circuito europeu onde teve as primeiras experiências nesta categoria de peso. Ainda é evidente que está numa fase de adaptação, apesar de ter características que permitem antever que será uma adaptação bastante tranquila. Apesar destas competições terem um nível de exigência e dificuldade inferiores às etapas do circuito mundial, são um bom prenúncio, sendo que estes Campeonatos serão decididamente o primeiro grande teste para a judoca do Sport Algés e Dafundo.

Taís Pina 70Kg

A jovem atleta do Sport Algés e Dafundo, que surpreendeu em 2024 quando conseguiu uma qualificação relâmpago para os jogos de Paris, acabou por ver a sua progressão comprometida por uma lesão, que para além de a ter colocado de fora do Campeonato da Europa de Júniores de 2024, teve impacto no seu regresso em 2025. Está numa fase de recuperação, denotando alguma falta de ritmo e alguns erros comprometedores nas etapas do circuito mundial em que já participou. Apesar de um arranque discreto em 2025, é uma atleta que pode surpreender, e pode chegar à luta pelas medalhas, caso esteja focada e num dia “bom”.

Bárbara Timo 70Kg

Depois de um ciclo olímpico nos 63Kg, com alguns resultados promissores, mas onde teve dificuldades em se afirmar, está de regresso aos 70Kg, categoria onde foi vice-campeã do mundo, em 2019, e bronze nos Campeonatos da Europa de lisboa, em 2021. A judoca so Sport Lisboa e Benfica procura afirmar-se e regressar aos pódios e, na verdade, tem talento, experiência e qualidade para lá chegar.

Patrícia Sampaio 78Kg

A judoca da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, é a melhor e mais consistente judoca portuguesa da atualidade. Tem como melhor resultado nesta competição o bronze nos Campeonatos da Europa de Montpellier, em 2023. Tem condições para chegar ao título Europeu, por estar num “brutal” momento de forma. Este ano tem sido demolidora, destacando-se o ouro na prova rainha do circuito mundial, Grand Slam de Paris. É a cabeça de série número 1 do sorteio desta categoria de peso.

Miguel Gago 66Kg

O jovem algarvio que representa a Associação Académica de Coimbra, apostou na carreira de judoca quando trocou o algarve pela cidade de Coimbra. Treinado pelo experiente João Neto, (recordo que também é o treinador de Catarina Costa) Miguel Gago aspira a dar o salto para a primeira linha do judo mundial. Muito trabalhador, tenho observado uma clara evolução na sua consistência, mas é evidente que ainda tem um longo e duro caminho a percorrer, numa categoria de peso muito complicada e extremamente preenchida de talento.

Otari Kvantidze 73Kg

O jovem judoca do Sporting Clube de Portugal tem deixado excelente indicações nas provas do circuito mundial em que participou. Destaco o fantástico 5.º lugar no Grand Slam de Paris deste ano. Ainda comete alguns erros em momentos cruciais dos combates, que têm prejudicado a sua progressão nas competições em que participou, mas o talento e capacidade de trabalho que tem evidenciado permitem antever que a realização do sonho de uma presença olímpica é possível. Estes Campeonatos da Europa serão um excelente teste, no entanto, esta é das categorias mais imprevisíveis e mais disputadas e conta com a presença de vários judocas do top 10 Mundial, destacando-se, por exemplo, a presença do atual Campeão do Mundo e Olímpico Heydarov, do Azerbaijão.

João Fernado 81Kg

O engenheiro aeroespacial do Sporting Clube de Portugal, depois de uma pausa pós Jogos Olímpicos, tem nesta competição o seu regresso aos grandes palcos. Um dos judocas mais talentosos da equipa portuguesa, terá aqui um teste muito complicado, tal como a dos 73Kg, a dos 81Kg é uma categoria muito forte e imprevisível e temo que a falta de ritmo competitivo a este nível possa comprometer a sua progressão na competição.

Jorge Fonseca 100Kg

Jorge dispensa qualquer apresentação. O judoca do Sporting Clube de Portugal é o judoca português com o currículo mais relevante da história da modalidade. No entanto, tem ainda uma lacuna que assumiu tentar preencher nestes Campeonatos. Nunca conquistou o título Europeu de Séniores!  Acredito que tem condições para conquistar a desejada medalha, mas os 100Kg estão especialmente imprevisíveis nestes Campeonatos, com Campeão e Vice-campeão olímpicos em prova….

Os Campeonatos da Europa de Judo de Podgorica arrancam no dia 23 de abril e terminam dia 27, com a competição de equipas mistas, infelizmente sem a presença da equipa portuguesa. Terão acompanhamento e transmissão diária das eliminatórias e blocos de finais na SPORTTV.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS