Elfyn Evans Lidera, Hyundai Ultrapassa Toyota

Francisco da SilvaOutubro 20, 20202min0

Elfyn Evans Lidera, Hyundai Ultrapassa Toyota

Francisco da SilvaOutubro 20, 20202min0
A duas provas de terminar o Mundial de Ralis de 2020, Elfyn Evans da Toyota Gazoo Racing lidera a classificação individual, enquanto a Hyundai Shell Mobis assume a liderança da classificação por construtores.

O Rali da Estónia, que marcou o regresso do Mundial de Ralis após um longo interregno provocado pela pandemia COVID-19, teve o condão de abanar definitivamente a competição e aumentar ainda mais a emoção e a indefinição do vencedor.

Após Ott Tänak ter vencido no seu país, seguiu-se o Rali da Turquia que consagrou o competente e regular Elfyn Evans (Toyota Gazoo Racing) à frente dos pilotos Thierry Neuville e Sébastien Loeb, ambos da Hyundai Shell Mobis. Na Turquia, tanto Ott Tänak como Sébastien Ogier estiveram bastante apagados o que elevou Elfyn Evans até ao topo da classificação individual. Paralelamente, a Hyundai Shell Mobis aproximou-se da classificação por construtores da Toyota Gazoo Racing, que parece estar a sentir dificuldades para voltar ao ritmo competitivo que exibiu antes da paragem forçada pela pandemia COVID-19.

No último fim de semana, as formações e os seus pilotos rumaram a Itália para disputar o famoso e aclamado Rali da Sardenha. Em solo italiano venceu um espanhol, Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis) que relegou para o 2º lugar o seu companheiro de equipa Thierry Neuville. O belga travou uma luta titânica com Sébastien Ogier e terminou à frente do francês somente por 1 segundo, aliás, os 3 primeiros classificados ficaram separados por apenas 6,1 segundos, a diferença mais baixa de sempre na história do Mundial de Ralis. Só depois deste trio surgiu o líder do campeonato, Elfyn Evans, o melhor piloto da M-Sport Ford, Teemu Suninen e, no 6º posto, o atual campeão em título Ott Tänak.

Após novo recital da Hyundai Shell Mobis, a formação sul coreana lidera a classificação por construtores com 208 pontos, mais 7 do que a nipónica Toyota Gazoo Racing. A lanterna vermelha fica a cargo da M-Sport Ford que, fruto de performances paupérrimas e irregulares, tem meramente 117 pontos. Quanto à classificação individual, Elfyn Evans da Toyota Gazoo Racing continua a liderar com 111 pontos, mais 14 do que o seu companheiro de equipa Sébastien Ogier. Seguem-se os pilotos da Hyundai Shell Mobis, Thierry Neuville com 87 pontos e Ott Tänak com menos 4 pontos que o belga. Na metade inferior está o trio finlandês composto por Kalle Rovanperä (70 pontos), Teemu Suninen (44 pontos) e Esapekka Lappi (38 pontos).

Recentemente, o Mundial de Ralis viu ser adicionada mais uma prova ao calendário, o Rali de Monza, que promete terminar em beleza uma temporada extremamente atípica e demasiado curta para o entusiasmo dos aficionados.

CALENDÁRIO WRC 2020

Prova 1: Rali de Monte-Carlo, 23 a 26 de janeiro

Prova 2: Rali da Suécia, 13 a 16 de fevereiro

Prova 3: Rali do México, 12 a 15 de março

Prova 4: Rali da Estónia, 4 a 6 de setembro

Prova 5: Rali da Turquia, 18 a 20 de setembro

Prova 6: Rali da Sardenha, 8 a 11 de outubro

Prova 7: Rali da Bélgica, 20 a 22 de novembro

Prova 8: Rali de Monza, 4 a 6 de dezembro


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter