Daytona 2023 vai carburar com presença portuguesa

Diogo SoaresJaneiro 22, 20233min0

Daytona 2023 vai carburar com presença portuguesa

Diogo SoaresJaneiro 22, 20233min0
Filipe Albuquerque, João Barbosa e Guilherme Oliveira vão estar no Daytona 2023 e Diogo Soares conta-nos como foram os testes dos pilotos lusos

No próximo fim de semana realiza-se a mítica prova das 24 Horas de Daytona que marcará o início da temporada de 2023 do campeonato IMSA. Três portugueses estarão a competir nas diferentes categorias envolvidas. Fica a saber quem e quais e aquilo que podemos esperar nossos compatriotas.

Filipe Albuquerque

Já não é uma novidade a presença do piloto de Coimbra em Daytona. Albuquerque parte para a sua 11ª presença e já conta com três vitorias (uma na categoria GT em 2013, outra em P em 2018 e a última em DPi em 2021). Na sua terceira época a correr pela Wayne Taylor Racing (WTR) e pela Acura, o piloto português terá ao seu lado Ricky Taylor, Brendon Hartley e Louis Delétraz.

Em 2023 entra o novo regulamento dos Protótipos, os DPi darão lugar aos GTP e o Acura ARX-05 dará lugar ao Acura ARX-06, o que poderá trazer novos desafios para o “Albuquick”. BMW e Porsche juntam-se ao desafio americano. Mas, o que podemos esperar de Albuquerque?

Em testes já realizados na sexta-feira, dia 20, o ARX-06 da WTR ficou em terceiro lugar na sessão 1 e em segundo lugar na sessão 2. Já o mesmo carro da Meyer Shank Racing terminou ambas as sessões em primeiro lugar. Dados que podem indicar o alto nível de desempenho e fazer-nos sonhar com a vitória lusa. Quanto à qualidade dos colegas de equipa: Ricky Taylor já é um velho conhecido de Filipe, leva 2 vitórias em Daytona e 2 campeonatos IMSA no palmarés. Brandon Hartley conta com 25 GP´s de F1, 3 vitórias em Le Mans e 3 campeonatos WEC. Louis Delétraz – este com uma carreira mais curta – já leva 2 campeonatos do ELMS e um segundo lugar em Le Mans no “bolso”.

Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira fará a sua estreia absoluta em Daytona ao volante do LMP3 da MRS GT-Racing. Aos 18 anos terá o seu maior desafio na carreira. Oliveira, que em 2022 foi vice-campeão europeu em LMP3, formará equipa com Sebastián Álvarez, Danial Frost e Alex Vogel, terá nas suas mãos um Ligier JS P320 idêntico ao que pilotou em 2022 no European Le Mans Series.

Nos testes desta sexta-feira, o carro da escuderia alemã apenas rodou na sessão 2, tendo feito o pior tempo dos LMP3. No entanto, estes dados nada revelam, visto que é a estreia da MRS GT-Racing nos LMP3 de Daytona.

João Barbosa

Falar de João Barbosa é falar de um senhor do automobilismo português e norte-americano. Assim o diz o seu palmarés no “endurance”: quatro vitórias em Daytona – três nos na principal categoria e uma em GTS – que se juntam aos dois campeonatos IMSA vencidos em 2014 e 2015. O portuense de 47 anos estará presente na corrida na Flórida pela 21ª vez e, desta vez, contará com a companhia de Nicolás Pino, Danny Soufi e Lance Willsey na categoria LMP3, ao volante de um Ligier JS P320 da Sean Creech Motorsport.

Nos testes oficiais, os pilotos classificaram o carro na segunda posição em ambas as sessões. Não se sabe se irá vencer, mas é certo que João Barbosa encarará esta prova como as anteriores: para ganhar.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS