Daytona 2023 vai carburar com presença portuguesa
No próximo fim de semana realiza-se a mítica prova das 24 Horas de Daytona que marcará o início da temporada de 2023 do campeonato IMSA. Três portugueses estarão a competir nas diferentes categorias envolvidas. Fica a saber quem e quais e aquilo que podemos esperar nossos compatriotas.
Filipe Albuquerque
Já não é uma novidade a presença do piloto de Coimbra em Daytona. Albuquerque parte para a sua 11ª presença e já conta com três vitorias (uma na categoria GT em 2013, outra em P em 2018 e a última em DPi em 2021). Na sua terceira época a correr pela Wayne Taylor Racing (WTR) e pela Acura, o piloto português terá ao seu lado Ricky Taylor, Brendon Hartley e Louis Delétraz.
Wayne Taylor Racing Announces Driver Lineup for 2023 Rolex 24 at Daytona and IMSA Michelin Endurance Cup
Read more here ?: https://t.co/xHmYP9kAwo#KMSports // #AcuraMotorsports // #IMSA pic.twitter.com/ibKfklSx1i
— Wayne Taylor Racing with Andretti Autosport (@WayneTaylorRcng) October 3, 2022
Em 2023 entra o novo regulamento dos Protótipos, os DPi darão lugar aos GTP e o Acura ARX-05 dará lugar ao Acura ARX-06, o que poderá trazer novos desafios para o “Albuquick”. BMW e Porsche juntam-se ao desafio americano. Mas, o que podemos esperar de Albuquerque?
Em testes já realizados na sexta-feira, dia 20, o ARX-06 da WTR ficou em terceiro lugar na sessão 1 e em segundo lugar na sessão 2. Já o mesmo carro da Meyer Shank Racing terminou ambas as sessões em primeiro lugar. Dados que podem indicar o alto nível de desempenho e fazer-nos sonhar com a vitória lusa. Quanto à qualidade dos colegas de equipa: Ricky Taylor já é um velho conhecido de Filipe, leva 2 vitórias em Daytona e 2 campeonatos IMSA no palmarés. Brandon Hartley conta com 25 GP´s de F1, 3 vitórias em Le Mans e 3 campeonatos WEC. Louis Delétraz – este com uma carreira mais curta – já leva 2 campeonatos do ELMS e um segundo lugar em Le Mans no “bolso”.
Guilherme Oliveira
Guilherme Oliveira fará a sua estreia absoluta em Daytona ao volante do LMP3 da MRS GT-Racing. Aos 18 anos terá o seu maior desafio na carreira. Oliveira, que em 2022 foi vice-campeão europeu em LMP3, formará equipa com Sebastián Álvarez, Danial Frost e Alex Vogel, terá nas suas mãos um Ligier JS P320 idêntico ao que pilotou em 2022 no European Le Mans Series.
?? DAYTONA 24H 2023 ??
The American dream starts today!
See you soon Florida! Katchau ⚡️ pic.twitter.com/d6vgGIOO42— Guilherme Oliveira (@G_Oliveira_14) January 10, 2023
Nos testes desta sexta-feira, o carro da escuderia alemã apenas rodou na sessão 2, tendo feito o pior tempo dos LMP3. No entanto, estes dados nada revelam, visto que é a estreia da MRS GT-Racing nos LMP3 de Daytona.
João Barbosa
Falar de João Barbosa é falar de um senhor do automobilismo português e norte-americano. Assim o diz o seu palmarés no “endurance”: quatro vitórias em Daytona – três nos na principal categoria e uma em GTS – que se juntam aos dois campeonatos IMSA vencidos em 2014 e 2015. O portuense de 47 anos estará presente na corrida na Flórida pela 21ª vez e, desta vez, contará com a companhia de Nicolás Pino, Danny Soufi e Lance Willsey na categoria LMP3, ao volante de um Ligier JS P320 da Sean Creech Motorsport.
NEWS: SCM ready to get the @IMSA season started, as the lineup is set for the #Rolex24!https://t.co/nRF50JuNb8#IMSA#Roar24#FocalOne pic.twitter.com/IDrcYaMiZy
— Sean Creech Motorsport (@SeanCreechMS) January 6, 2023
Nos testes oficiais, os pilotos classificaram o carro na segunda posição em ambas as sessões. Não se sabe se irá vencer, mas é certo que João Barbosa encarará esta prova como as anteriores: para ganhar.