Campeão Ogier Recupera o Trono

Francisco da SilvaJunho 11, 20212min0

Campeão Ogier Recupera o Trono

Francisco da SilvaJunho 11, 20212min0
Ao fim de 5 provas realizadas, Sébastien Ogier, atual campeão em título, e a Toyota Gazoo Racing lideram o Mundial de Ralis.

No final do mês de fevereiro de 2021, o Mundial de Ralis estava em polvorosa com a possibilidade do prodígio Kalle Rovanperä lutar pelo título mundial, contudo, 3 provas desastrosas na Croácia, em Portugal e na Sardenha (Itália) deixaram o piloto finlandês bem longe dos lugares cimeiros.

Pelo contrário, os seus companheiros de equipa na Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier e Elfyn Evans, aproveitaram da melhor forma a gravilha e o alcatrão do sul da Europa para descolarem dos restantes adversários. O eterno Sébastien Ogier venceu na Croácia e na Sardenha, enquanto Elfyn Evans venceu em Portugal. Além de vencer a prova portuguesa, o britânico da Toyota Gazoo Racing ficou ainda em 2º lugar na Croácia e na Sardenha, ao passo que Sébastien Ogier não foi além do 3º posto em Portugal. Destaque também para as boas exibições de Takamoto Katsuta que, mesmo sem impressionar, ficou no 4º lugar em Portugal e na Sardenha.

A atravessar uma fase muito complicada está a Hyundai Shell Mobis que, à custa das performances irregulares de Ott Tänak e Thierry Neuville, está cada vez mais distante da Toyota Gazoo Racing na classificação por construtores. O melhor que Ott Tänak conseguiu nas últimas 3 provas foi um 4º lugar na Croácia, enquanto Thierry Neuville fez um pouco melhor que o estónio e assegurou por duas vezes o lugar mais baixo do pódio na Croácia e na Sardenha. A correr em part-time, Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis) brilhou em Portugal e terminou em 2º lugar.

Constantemente distantes do topo encontram-se os pilotos da histórica M-Sport Ford, que padece da ausência de um verdadeiro piloto credenciado. Sem brilhar particularmente, Gus Greensmith ficou em 7º lugar na Croácia e no 5º posto em Portugal, já Adrien Fourmax tem dado boas indicações e arrebatou o 5º posto na Croácia e o 6º lugar em Portugal.

Ao fim de 5 provas disputadas, o gaulês Sébastien Ogier lidera com 106 pontos, mais 11 do que Elfyn Evans, enquanto Thierry Neuville está já a 18 pontos de distância do piloto britânico da Toyota Gazoo Racing. Fora dos lugares do pódio encontra-se Ott Tänak com 49 pontos, mais 1 ponto do que Takamoto Katsuta e mais 5 do que Kalle Rovanperä.

Na classificação por construtores, a Toyota Gazoo Racing domina com 231 pontos, mais 49 do que a Hyundai Shell Mobis e mais 149 do que a M-Sport Ford, que coleciona uns parcos 82 pontos.

A Hyundai Shell Mobis está a viver uma fase muito conturbada (Fonte: WRC)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter