O Báltico que Faz Sonhar a Terra do Sol Nascente
A indústria automóvel desempenhou um papel fundamental na recuperação social e económica do Japão no período pós-Segunda Guerra Mundial, como tal, não surpreende que se tenha estabelecido uma ligação simbiótica entre o Automóvel e a Terra do Sol Nascente. Se a indústria forneceu recursos e vitalidade para superar a destruição e a queda do Império, os japoneses emprestaram a sua dedicação e a sua sabedoria milenar para construir máquinas do tempo lendárias pela sua fiabilidade.
Porém, os nipónicos sempre foram também apreciadores genuínos da velocidade e da potência, nesse sentido, não surpreende a extensa envolvência que os construtores japoneses têm nas maiores competições automobilísticas. O Mundial de Ralis é um bom exemplo desta paixão que cativou construtores do Japão como a Subaru, a Mitsubishi e a Toyota, que dominaram por completo a modalidade durante a década de 90 do Século XX e o início do Século XXI com inúmeros títulos individuais e coletivos. Carlos Sainz, Didier Auriol, Colin McRae ou Tommi Mäkinen são alguns dos pilotos míticos que foram campeões ao volante de insígnias nipónicas.
Após um longo interregno, a Toyota regressou à competição em 2017 e encontra-se atualmente em excelente posição para reivindicar o trono do Mundial de Ralis para a Terra do Sol Nascente. Se em 2018, a Toyota conquistou com soberania o título de construtores, em 2019, Ott Tänak parece querer oferecer uma temporada de sonho ao construtor japonês.
Com 9 provas já disputadas, o piloto estónio reclamou para si 4 vitórias (Suécia, Chile, Portugal e Finlândia), um 2º lugar (México) e um 3º lugar (Mónaco), liderando a competição com 180 pontos, mais 22 pontos que o grande rival Sébastien Ogier. A Toyota só não lidera também de forma confortável o campeonato de construtores pois Jari-Matti Latvala e Kris Meeke têm tido desempenhos bastante discretos ao longo da temporada. De momento, a formação da Hyundai tem potenciado bem a rapidez do i20 WRC e apresenta 24 pontos de avanço sobre a Toyota, quando ainda faltam disputar 5 provas do Mundial de Ralis.
Ott Tänak parece ter encontrado as afinações certas para extrair o máximo rendimento do Yaris WRC e está a tornar-se um caso sério na presente temporada. A fluidez e a velocidade do piloto báltico fazem sonhar a Toyota Gazoo Racing para esta reta final que se avizinha intensa, emocionante e recheada de momentos espetaculares. O piloto nascido numa pequeníssima localidade da Estónia cresceu imenso sob a tutoria de Malcolm Wilson na M-SPORT, contudo, a mudança para a equipa Toyota Gazoo Racing, liderada por Tommi Mäkinen, ofereceu espaço e recursos para Ott Tänak vincar o seu real valor no Mundial de Ralis, independentemente do piso e da concorrência que tem pela frente.
À aceleração estonteante do Yaris WRC, Tänak adicionou a sua frieza báltica para alcançar Jinba Ittai, ou seja, a unidade perfeita entre o “cavaleiro” e o seu “cavalo”. Os próximos capítulos da história da indústria automóvel nipónica podem muito bem ser escritos por um báltico discreto, focado mas ágil como um samurai.