As melhores equipas da NBA 22/23 até ao momento

João FerreiraNovembro 20, 20224min0

As melhores equipas da NBA 22/23 até ao momento

João FerreiraNovembro 20, 20224min0
João Ferreira analisa as melhores equipas até ao momento desta NBA, com Cetlics e Bucks a merecerem o grande destaque

A época da NBA tem sido recheada de grandes momentos e de grandes evoluções de jogadores que se revelaram como peças fundamentais nas suas equipas e na própria NBA. A verdade é que ninguém esperava tal arranque de Shai Gilgeous-Alexander, de Lauri Markkanen, de Jakob Poelt.

Estes são apenas alguns nomes que fazem sonhar num futuro promissor na NBA, mas o coletivo, este ano, tem-se destacado muito mais de todas as individualidades. Desta maneira, este artigo serve para dissecar o trabalho das 2 melhores equipas da NBA até ao momento: Boston Celtics, Milwaukee Bucks, comparando as duas principais equipas do Este, neste momento.

Boston Celtics

Jayson Tatum evoluiu rapidamente para uma superestrela do mais alto nível. Com mais de 30 pontos em cada um dos seus últimos quatro jogos (incluindo uma recorde de temporada de 43 em Detroit no sábado), está com uma média de 32.3 pontos por. A sua percentagem de lançamento (65,3%) seria a quarta mais alta para um jogador que tivesse uma média de pelo menos 30 pontos por jogo. E ele está apenas a fazer algumas coisas incrivelmente habilidosas – um crossover ridiculamente rápido, uma combinação de “spin-dribble-behind-the-back” em transição, acabamentos difíceis na paint – para atingir esses números.

Mas Tatum não está a monopolizar o jogo dos Celtics. Ele ocupa a 48ª posição no tempo de posse de bola a 4.4 minutos por jogo (abaixo dos 4,7 da época passada), ele sai rapidamente da bola (quase sempre fazendo a leitura certa) quando a defesa lhe envia um segundo defensor, e tem sido assistido em 58% dos seus próprios cestos. É a sua taxa mais alta nas últimas quatro épocas e acima dos 47% da época passada.

Os Celtics ganharam os seus últimos seis jogos e conseguiram subir dentro de meio jogo do primeiro lugar Bucks (que enfrentarão pela primeira vez no Natal). Os seus últimos cinco jogos vieram contra equipas que atualmente ocupam o último 10º lugar na defesa, e os seus próximos cinco jogos são contra defesas que não descem abaixo do 15º lugar.

Milwaukee Bucks

O ataque ainda pode ser uma luta para os Bucks, que marcaram apenas 40 pontos em 53 posse de bola nas segundas partes (lançando 2 por 17 dos 3 pontos de alcance e cometendo 11 turnovers), ao recuperarem a sua primeira derrota da época em Atlanta na segunda-feira. Durante a Semana 4, apenas os Hornets (-7,6) e os Clippers (-4,8) viram maiores quedas nos pontos marcados por 100 posses da época passada do que os Bucks (-4,6). A sua taxa de rotação está em alta e a sua taxa de lançamentos livres está em baixa, mas o seu maior problema tem sido uma queda na percentagem efetiva de cestos em lançamentos de fora da tinta, de 52,0% (sexto) na época passada para apenas 47,4% (25º) nesta época. E quando se classifica em 29º lugar na percentagem dos seus remates que vieram na tinta, esses cestos são extras importantes.

Khris Middleton falhou obviamente nessa extremidade do court. Mas Jrue Holiday também viu uma queda na percentagem de 3 pontos, enquanto os dois Bucks que tentaram os lançamentos a média distância – Giannis Antetokounmpo e Bobby Portis – são uma combinação de 17 por 57 (30%) entre a linha de tinta e a linha de 3 pontos.

Jevon Carter (36 pontos e 12 assistências) liderou um ataque ofensivo bastante eficiente sem Antetokounmpo (dor no joelho) e Holiday (entorse de tornozelo) num prolongamento de tempo ganho em Oklahoma City, mas é justo dizer que isso não foi sustentável, e os Bucks sem estrelas foram novamente mantidos sob um ponto por possessão como a sua 1-2 viagem concluída em San Antonio.

O facto de Carter ser mais uma ameaça ofensiva, poderia compensar a longo prazo. Ele já estava a mostrar alguns sinais de maior agressividade, e está agora 49 por 102 (48%) da escala de 3 pontos nos seus 90 jogos totais (incluindo os playoffs) com os Bucks. Pat Connaughton poderia fazer a sua estreia na temporada esta semana.

Os Bucks estão de volta a casa para seis dos seus próximos sete jogos, e Antetokounmpo está listado como provável (o Holiday está fora) pela sua oportunidade de vingança contra Atlanta (o seu terceiro encontro com os Hawks) na segunda-feira. Mais interessante será o seu primeiro encontro com os Cavs duas noites mais tarde.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS