SL Benfica fica de fora das meias-finais na IHF Super Globe
O SL Benfica não conseguiu assegurar a passagem às meias-finais da IHF Super Globe, após ser derrotado pelos egípcios do Al-Ahly pela margem mínima. Os encarnados só necessitavam de um empate para atingirem a próxima fase.
Após, no dia de ontem, o conjunto comandado pelo espanhol Chema Rodríguez ter vencido os anfitriões do Mudhar HC por 27-39 com especial destaque para a exibição do guarda-redes Sergey Hernandez – que acabou por ser considerado MVP da partida – e para os nove golos do ponta-direita alemão Ole Rahmel.
Watch out for spiders 🕷️
An incredible double save by Tim Schubiger for @USYDHandball 🇦🇺 and a magnificent stop from @SLBenfica's 🇵🇹 Sergey Hernandez — two plays you can't miss from round 2 at the 2022 IHF Men's #SuperGlobe 😱 pic.twitter.com/9rte2iYGOf
— International Handball Federation (@ihf_info) October 19, 2022
Com este resultado que o Benfica alcançou ontem, necessitava apenas de conquistar o empate para alcançar as meias-finais da competição – algo que acabou por não ser alcançado. Apenas com Vladimir Vranjes e Arnau Garcia fora da comitiva, devido a lesão, os encarnados tinham o seu plantel todo disponível para o derradeiro encontro frente aos egípcios do Al-Ahly.
A turma portuguesa esteve sempre na frente do encontro, contudo as vantagens não eram extremamente expressivas, pelo que andavam entre os dois e três golos de diferença. O Benfica acabou por ir para o intervalo a vencer por 12-13.
Na segunda parte, a turma comandada por Chema Rodríguez chegou a estar a vencer por 13-17 (aquela que foi a maior vantagem do encontro), contudo os egípcios não deixaram de lutar e perante um forte apoio conseguiram dar a volta a minutos do final da partida. O SL Benfica pagou caro pelas dez exclusões de dois minutos sofridas e as expulsões de Alexis Borges e Ole Rahmel, sendo que nos instantes finais se revelaram um pormenor fundamental.
No último minuto, o Al-Ahly chegou à vantagem de 1 golo, perfazendo o 29-28. Chema Rodríguez pediu um time-out a 11 segundos do fim naquela que seria a última jogada do encontro, que Jonas Kalmann acabaria por ver negada pelo guarda-redes Abdelrahman Homayed.
El Al Ahly sorprende al Benfica 29-28 y pasa a semifinales. El equipo egipcio, ha sido mejor, muy bien dirigido por el talentoso central Nashri. Benfica,que pagó caro las descalificaciones de Borges y Rahmel, no ha estado bien. Källman tuvo el empate que daba la clasificación
⬇️ pic.twitter.com/J5XrmUWsSR— Luis Miguel López (@Luismilopez5) October 20, 2022
Com este resultado, o SL Benfica irá agora lutar pelo 5º lugar na competição, sendo que terá ainda mais dois jogos para disputar. O primeiro dos dois é frente ao 2º classificado do Grupo A – que tudo indica que será os sauditas do Al Khaleej. O encontro está marcado para o próximo sábado às 11 da manhã (hora portuguesa).
OS FUTUROS VENCEDORES DESTA EDIÇÃO: haverá continuidade do reinado catalão?
Assim sendo e, devido à disposição do quadro competitivo de acesso à final, o FC Barcelona tem a oportunidade de se distanciar como o clube com mais vitórias na competição – atualmente, o clube blaugrana venceu a IHF Super Globe por cinco vezes. No entanto, também há a possibilidade de haver um vencedor estreante, olhando para as equipas ainda presentes em prova: o Al-Ahly (Egito) ou KS Kielce (Polónia).
O SC Magdeburg (finalista vencido da EHF European League) venceu a competição por uma vez. Curiosamente, na temporada transata, juntamente com a conquista do Campeonato Alemão – denominado como Liqui Moly Handball-Bundesliga.
O KS Kielce, recebeu por intermédio da IHF um convite (tal como o SL Benfica) para participar na prova, depois de ser derrotado pelo FC Barcelona na final da EHF Champions League, após um desempate na linha de sete metros. O Al-Ahly pode tornar-se na próxima equipa não-europeia a vencer a competição. O único conjunto a conseguir tal feito foi o Al-Sadd em 2002 – precisamente há 20 anos atrás.
A buzzer-beater that will blow your mind 🧨🤯
🇹🇳 @ESTunis1919's Oussama Boughanmi showing all his class in a single play 💯#SuperGlobe pic.twitter.com/niYnAnTVFI
— International Handball Federation (@ihf_info) October 20, 2022