Mundial de andebol 2025: Um início tranquilo depois da turbulência
A Seleção Portuguesa encontrava-se a menos de 24 horas para a sua estreia no Campeonato do Mundo, frente aos Estados Unidos da América, quando o central Miguel Martins – atualmente a atuar no Aalborg – foi suspenso preventivamente pela IHF de todas as competições a partir do dia 14 de janeiro de 2024… ficando de fora desta competição. No entanto, o caso tem contornos irrisórios e, na imprensa internacional, fala-se mesmo no «caso mais bizarro de sempre». O jovem Miguel Oliveira (FC Porto) foi chamado para colmatar na vaga.
Portugal 30-21 EUA: um início tranquilo no meio de tanto caos
Na primeira jornada, Portugal defrontou os Estados Unidos da América num encontro em que partia como claro favorito. Numa partida sem história e sem apresentar altos níveis de andebol, os comandados de Paulo Jorge Pereira estiveram sempre na dianteira do resultado, vencendo por nove golos de diferença e, assumindo assim, a liderança do Grupo E, juntamente com o Brasil – que provocou a surpresa da semana, até ao momento, ao derrotar a anfitriã Noruega (23-26).
𝙽𝚊𝚖𝚎 𝚊 𝚋𝚎𝚝𝚝𝚎𝚛 𝚍𝚞𝚘… We’ll wait 😁
Salvador Salvador 🤝 Victor Iturriza#heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/CJ7IL4Ne3p
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 15, 2025
Martim Costa – eleito o MVP da partida – e Pedro Portela foram os artilheiros da armada lusa com 7 tentos cada. Na baliza, o jovem Diogo Rêma destacou-se com 10 defesas, finalizando o encontro com 38% de eficácia.
Hoje, pelas 17 horas portugueses, Portugal discute a liderança do grupo frente ao Brasil, num encontro que será transmitido pela RTP2.
🌍 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓 🔛
𝑀𝐴𝑇𝐶𝐻𝐷𝐴𝑌 ⚡️A palavra do dia será: perseverança 😌
🇵🇹✖️🇧🇷
🗓️ 17/01
⏰ 17h00 (PT)
🏟️ Unity Arena
📺 @RTP2 #heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/B6zYxeG8ac— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 17, 2025
Brasil, a seleção que provocou a grande surpresa da competição
A competir em casa, na Telenor Arena, Bærum, a Seleção Norueguesa foi surpreendida pela canarinha na primeira jornada do Grupo E, acabando por ser derrotada por 26-29. Numa partida, onde os comandados de Jonas Wille foram para o intervalo a vencer por dois golos de diferença (14-12) e, mesmo assim, não foi suficiente para impedir o ímpeto que os sul-americanos levaram para a segunda parte do encontro, surpreendendo os quase 8 mil espectadores presentes na Telenor Arena.
🇧🇷 Brazil come from behind to take a memorable victory against co-hosts Norway with a huge, huge performance from goalkeeper Rangel da Rosa 🔥 Moments to treasure for the South American nation 🙏#CRODENNOR2025 #inspiredbyhandball @CBHb1 pic.twitter.com/xHv4eYyqLN
— International Handball Federation (@ihfhandball) January 15, 2025
O Brasil conta com três figuras sonantes: Bryan Monte (Montpellier HB), Thiagus Petrus (Barcelona) e Haniel Langaro (CS Dinamo Bucuresti). Bryan Monte é uma das maiores promessas do andebol mundial, sendo que se está a revelar na presente temporada com a camisola de um dos maiores clubes franceses e mundiais. No caso de Thiago e Haniel, ambos têm no seu palmarés várias Ligas dos Campeões ao serviço dos Culés. Haniel Langaro, esta temporada, transferiu-se para o Dínamo de Bucareste após 4 temporadas na Catalunha. Thiago Petrus representa o emblema catalão há 7 épocas.
O último encontro entre Portugal e Brasil deu-se no Campeonato do Mundo de 2023, num encontro que terminou com um empate a 28 bolas.
Foto de destaque da Federação Portuguesa de Andebol
🌍 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓 🔛
𝑅𝑒𝑣𝑒𝑛𝑔𝑒 💭 Dois anos depois há uma resposta para dar num reencontro tão esperado entre Portugal e Brasil. Amigos, irmãos mas amanhã rivais! ❤️🩹#heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/FRxTb051Dm
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 16, 2025