Jornada Andebolística – Surpresas, caras novas e contas do título

João de MatosAbril 29, 20184min0

Jornada Andebolística – Surpresas, caras novas e contas do título

João de MatosAbril 29, 20184min0
O campeonato de Andebol está ao rubro e o Fair Play diz-te o que precisas de saber neste resumo com a Associação Artística de Avanca em destaque! Não percas.

A Associação Artística de Avanca é uma colectividade desportiva e cultural portuguesa localizada na Vila de Avanca, concelho de Estarreja. Fundada a 23 de Setembro de 1956.

Em Junho de 2005, o Avanca conquistou, pela primeira vez no seu historial, um título nacional: o Campeonato Nacional da Segunda Divisão.

Esta equipa de Estarreja tem sido a equipa sensação do Campeonato de Andebol 1.

Na primeira fase do campeonato ficou em 5º lugar a 3 pontos da 4ª posição. Neste momento no campeonato de Andebol 1 disputa-se a fase final que irá apurar o campeão nacional, o Avanca encontra-se na 5ª posição com 38 pontos, atrás de ABC que possui 43 pontos. o que mais se revelou interessante foi o trabalho feito por Carlos Martingo. O Artística de Avanca possui um plantel enormíssimo de talento jovem, com muitos dos seus jogadores com idades compreendidas ntre os 19 e os 22 anos. Em 5 jogos nesta fase final o Avanca empatou com o FC Porto e perdeu apenas por um golo com o ABC no Ferreira Leite.

Fonte: artisticadeavanca.com

Depois desta meia temporada de sucesso que o Avanca está apresentar, o seu treinador Carlos Martingo deixa o comando técnico da equipa para ocupar o lugar deixado por Lars Walther no FC Porto, ficando a orientar as dragões apenas até ao final da época, pois o Porto chegou acordo para a contratação do sueco Magnus Andersson, um dos jogadores mais bem-sucedidos da história do andebol – duas vezes campeão do Mundo e quatro vezes campeão da Europa, tendo ainda três medalhas de prata em Jogos Olímpicos –  que será o treinador do FC Porto nas próximas duas temporadas. Embora já tenha assinado, o técnico nórdico, que na época passada venceu a Taça EHF com os alemães do Goppingem, só orientará a equipa na próxima ano. Magnus Andersson, treinador campeão dinamarquês em 2008 e vencedor a Taça em 2010 ao serviço do FCK Handbold, era um dos centrais da fantástica geração sueca dos anos 90/2000, tendo somado 307 internacionalizações, somado 922 golos e sido eleito o melhor jogador do Campeonato da Europa de 1994 jogado em Portugal.

Fonte: sapodesporto

Foi uma notícia que deixou um pouco sem entender e perceber as razões do Artística de Avanca por esta tomada de decisão, depois de uma brilhante caminhada e a disputar o campeonato e a entrada nas provas europeias, algo que seria histórico para o clube, não se entende o porquê de Carlos Martinga e a direcção do clube terem chegado a acordo para a saída do técnico para um rival directo. O Avanca, sábado dia 28 de Abril foi ao Dragão Caixa bater o Futebol Clube do Porto por 31-35, no jogo que marcaria o reencontro entre Carlos Martinga e o clube de Estarreja, demonstrando que apesar da saída do técnico para as antas, nada mudou a atitude do Avanca.

Fonte: ojogo

As contas do título continuam bem acesas entre os 3 grandes, Sporting, Benfica e Porto. Embora o Porto já tenha perdido bastante terreno, pois em 5 jogos apenas conseguiu ganhar um, tendo empatado dois com Avanca e ABC, perdido com Benfica e Sporting e triunfando com o Madeira SAD. Neste momento os dragões encontram-se na 3º posição com menos 3 pontos que o 4º e a 8 pontos do actual campeão o Sporting Clube de Portugal. Em segunda estão as águias a 4 pontos dos leões, necessitando que estes percam pontos para que consigam se aproximar do 1º lugar, Sporting que ainda vai receber em sua casa os dois rivais, Benfica e Porto, estando numa posição muito favorável para se tornar bicampeão nacional, que este fim de semana venceu o ABC em Braga por 30-32 estando a 3 pontos do titulo, o próximo jogo do Sporting Clube de Portugal será na sua casa, o Pavilhão João Rocha contra o eterno rival Sport Lisboa e Benfica, que não quer de forma alguma perder o jogo e deixar escapar o titulo de campeão nacional a 4 jornadas do fim do campeonato.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter