Campeonato Placard Andebol 1: líder tremeu, mas Benfica segura 1º lugar

Bernardo GalanteOutubro 11, 20226min0

Campeonato Placard Andebol 1: líder tremeu, mas Benfica segura 1º lugar

Bernardo GalanteOutubro 11, 20226min0
O Varzim esteve perto de fazer uma surpresa, mas o SL Benfica acabou por resistir e garantir mais uma vitória para a Primeira Liga de andebol

A 4ª jornada do Campeonato Placard Andebol1 colocou o líder SL Benfica à prova, após um teste duro, na Póvoa de Varzim. Sporting CP e FC Porto tiveram uma jornada tranquila, enquanto o ABC de Braga prolongou a sua série de invencibilidade.

Dérbi maiato pintado de preto e branco

À quarta jornada do campeonato, o ADA Maia/ISMAI recebeu a Associação Atlética de Águas Santas que vinha motivada, após a entrada na fase de grupos da Liga Europeia da EHF.

A turma de Ricardo Moreira até começou melhor com um parcial inicial de 0-3, contudo a reação do ISMAI permitiu-lhes saírem para o descanso em vantagem no marcador. 14-13 era o resultado aos trinta minutos de jogo. A meio da segunda metade do encontro, a AA Águas Santas/Milaneza empatara o encontro a 18 golos e, a partir daí, os homens que vestem de preto superiorizaram-se na partida, chegando mesmo à vantagem no encontro que acabaria por perdurar até ao fim. O encontro terminou com a vitória dos homens comandados por Ricardo Moreira por 20-25.

O melhor marcador do encontro foi o ponta-esquerda Hugo Santos, internacional A por duas vezes, com 8 golos apontados. Do lado da Associação Atlética de Águas Santas, Miguel Pinto viria a ser, novamente, o maior artilheiro da sua equipa com 6 golos apontados, seguido do jovem central Rui Baptista com 5 tentos.

Belém ultrapassou o Cabo das Tormentas e estreia-se a vencer

Após um início conturbado com derrotas a contar para a Supertaça (vs. Sporting CP), Campeonato (vs. Águas Santas e FC Gaia) e também com a eliminação da Liga Europeia da EHF frente ao conjunto maiato do Águas Santas, eis que o CF “Os Belenenses chegam à primeira vitória na principal prova do andebol português, perante uma Artística de Avanca que não sabe o que é ganhar.

O encontro pautou-se pelo equilíbrio durante, praticamente, a sua totalidade, contudo, o conjunto do Restelo superiorizou-se na parte final da partida e acabaria por conquistar a sua primeira vitória por 29-26.

Num jogo com duas expulsões (Diogo Domingos [CFB] e Odonis Pérez [AAA]), o ponta-esquerda Tiago Ferro acabaria por ser o destaque com 9 golos, sendo que acabaria por tornar-se o melhor marcador do encontro. Com todo este desfecho, a Artística de Avanca orientada pelo experiente Ljubomir Obradovic termina a 4ª jornada com 4 derrotas em outros tantos encontros.

O grupo dos invencíveis: Sporting passeia, ABC cumpre e Benfica treme

O Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Futebol Clube de Gaia de forma clara e tranquila. Num encontro que o Sporting foi resolvendo com o decorrer dos minutos, devido à superioridade clara da turma de Alvalade. O FC Gaia de Carlos Resende, ainda foi equilibrando as contas na primeira metade do encontro, indo para o intervalo com uma desvantagem de apenas quatro golos (20-16), no entanto, a segunda parte é toda verde e branca, sendo que o resultado final acabaria por ser uns claros 39-25.

Salvador Salvador, Étienne Mocquais e Francisco Costa com 6 golos cada, respetivamente, foram os maiores artilheiros do encontro.

O ABC de Braga deu continuidade à sua série 100% vitoriosa, após receber e vencer o Ginásio Clube de Santo Tirso, por 38-33. Após uma primeira parte com equilibro de parte-a-parte e com os ataques a sobreporem-se às unidades defensivas, a segunda parte viria a ser diferente – o ABC dilataria a vantagem de dois golos (20-18) com que chegara do intervalo e rapidamente se colocou na frente por 7 e 8 golos de diferença.

Hanser Rodríguez, atleta emprestado pelo Sporting CP foi o jogador de referência no panorama ofensivo dos bracarenses com 9 tentos apontados. André Rei e Vinícios Carvalhos seguir-se-iam com 8 e 7 golos apontados, respetivamente.

O Sport Lisboa e Benfica visitou o terreno do Póvoa AC e, perante uma exibição pobre e um adversário arrojado e consistente, acabou por sofrer para levar os três pontos da Póvoa de Varzim. Após uma primeira parte, onde o equilíbrio foi extremamente notório, a segunda parte antevia-se diferente, no entanto, não foi isso que acabaria por acontecer. O Póvoa AC apesar de correr atrás do resultado com desvantagens entre os 2 e 4 golos, não desistiu e vendeu cara a derrota. O Benfica comandado por Chema Rodríguez acabaria por vencer pela margem mínima, que lhe permite continuar no topo da classificação. 30-31 viria a ser o resultado final, e o Benfica mantém a invencibilidade.

O internacional angolano e reforço do Póvoa AC proveniente do 1ª de Agosto, Declerck Sibo, foi o melhor marcador do encontro com 10 tentos apontados.

FC Porto vence com tranquilidade e Marítimo superioriza-se em Setúbal

O Futebol Clube do Porto recebeu e venceu o recém-promovido Académico de Viseu, por 35-25. Os dragões chegaram logo na primeira metade do encontro aos 10 golos de vantagem, chegando mesmo aos balneários a vencer por 19-7. Na segunda metade do encontro, o FC Porto entrou em modo de gestão e o Académico de Viseu ainda encurtou para os dez golos de desvantagem.

Diogo Quintas, pivô do Académico de Viseu, foi o melhor marcador do encontro com 7 golos apontados.

O Marítimo da Madeira Andebol SAD visitou o Pavilhão António Velge para defrontar o Vitória Futebol Clube, acabando por levar os três pontos para o Arquipélago da Madeira. Os insulares acabaram por adiantar-se no marcador desde cedo, chegando ao intervalo a vencer por 5 golos de vantagem, fixando-se o marcador em 12-17. Na segunda metade, os madeirenses chegaram a dilatar a vantagem para os 9 golos de diferença, sendo que os homens de Setúbal acabaram por encurtar distâncias. O Marítimo acabaria por vencer o encontro por 29-35.

Délcio Pina, lateral do Marítimo, foi o melhor marcador do encontro com 11 tentos apontados.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS