“Best Of” do andebol português em 2020
Overview
Summary
Neste artigo vamos atribuir prémios aos mais diversos atletas portugueses que atuam no nosso campeonato de Andebol 1 ou fora de portas. Vamos atribuir os seguintes prémios, Melhor Jogador Andebol 1, Melhor Jogador Internacional, Jogador Revelação Andebol 1, Jogador Revelação Internacional, Melhor Guarda Redes Andebol 1 e Melhor Treinador Andebol 1.
Neste artigo vamos atribuir prémios aos mais diversos atletas portugueses que atuam no nosso campeonato de Andebol 1 ou fora de portas. Vamos atribuir os seguintes prémios, Melhor Jogador Andebol 1, Melhor Jogador Internacional, Jogador Revelação Andebol 1, Jogador Revelação Internacional, Melhor Guarda Redes Andebol 1 e Melhor Treinador Andebol 1.
OS MELHORES DO ANDEBOL PORTUGUÊS EM 2020
Melhor Jogador Andebol 1 – Miguel Martins
O central do FC Porto é neste momento um jogador com umas valências incríveis, e para um jogador de uma idade tão tenra, 23 anos, apresenta já um QI andebolístico muito apurado, sendo uma chave fundamental na manobra ofensa dos Dragões e na Seleção das Quinas.
Melhor Jogador Internacional – Luís Frade
O pivot português que se transferiu nesta época para o FC Barcelona, teve uma evolução fantástica, o que culminou com a sua presença pela primeira vez na carreira, na EHF Final 4 Champions League, infelizmente o troféu foi ganho pelo THW Kiel.
Jogador Revelação Andebol 1 – Salvador Salvador
O jovem central português Salvador, começou a primeira metade da época na equipa do Boa-Hora FC por empréstimo do Sporting CP. Depois de umas excelentes exibições e indicações por parte do jogador a estrutura verde e branca decidiu terminar o empréstimo e fazer retornar o jogador para o seu plantel. Foi sempre uma grande aposta do treinador e devido a sua elevada estatura foi muito importante tanto na manobra ofensiva como defensiva.
Jogador Revelação Internacional – Diogo Silva
O lateral-direito Diogo Silva é uma das figuras de proa da nova geração jovem do andebol português, determinada em prosseguir o sucesso acumulado pelos seniores no regresso aos grandes palcos internacionais.Com 76 golos em nove encontros, o canhoto foi o melhor marcador do Mundial sub-21 em 2019 e acompanhou o pivot Luís Frade no sete ideal de uma prova em que a estreia do conjunto das ‘quinas’ acabou premiada com a quarta posição.
Melhor Guarda Redes Andebol 1 – Alfredo Quintana
A escolha mais unânime deste grupo de talentosos atletas, existem grandes guarda-redes no nosso campeonato português como Miguel Gaspar, Gustavo Capdeville, jovens guardiões com imenso talento, mas neste momento nenhum deles consegue ser superior à muralha Quintana. Muito do sucesso desportivo do FC Porto deve-se grande parte às grandes exibições de Quintana. Por detrás de uma grande equipa, está sempre um grande guarda-redes.
Melhor Treinador Andebol 1 – Magnus Andersson
O treinador sueco chegou aos dragões na época 2018/19 e conquistou logo a dobradinha, a primeira na história do clube. Na temporada seguinte, Andersson conduziu os portistas à conquista da Supertaça.
Além disso, desde a chegada do nórdico, o FC Porto destacou-se nas provas internacionais, tendo alcançado a «final four» da Taça EHF.
Foram estes os escolhidos para os galardões de ouro do Fairplay, todos os atletas eram merecedores dos prémios que foram atribuídos, o que só vem demonstrar o salto qualitativo que o nosso andebol está a sofrer, o que é uma ótima notícia para a modalidade, que tantos anos andou esquecida pelos portugueses. O andebol tem que ser do top 3 desportos em Portugal, não é por acaso que é o desporto com mais atletas federados em Portugal.