Andebol nacional masculino: as boas-vindas da temporada 23/24
Com a Supertaça Europeia já finalizada e todos os participantes da Fase de Grupos da EHF European League conhecidos, eis que estamos em condições de dar as boas-vindas à nova época desportiva.
No Centro Cultural de Viana do Castelo, disputava-se a segunda edição da Supertaça Ibérica, desta feita com um estreante em competição: o Ciudad de Logroño. A prova estreou-se, esta temporada, com uma vitória convincente do Futebol Clube do Porto sobre os estreantes por 32-26 com os reforços Antonio Martinez e David Fernández a estrearem-se de Dragão ao peito.
De seguida, era altura dos vice-campeões nacionais, o Sporting Clube de Portugal, tentar surpreender o poderosíssimo FC Barcelona, no entanto, foi algo que não se sucedeu. Apesar dos nove golos de Francisco Costa, os catalães superiorizaram-se e venceram por 37-32. O português Luis Frade (FC Barcelona) foi um dos blaugrana em destaque com 6 golos anotados.
A primeira final da época estava encontrada para os campeões espanhóis e portugueses, respetivamente – pois, FC Barcelona e FC Porto mediam forças na derradeira final. Com as defesas a não se conseguirem impor aos respetivos ataques, acabaram por ser os catalães a vencer a prova pelo segundo ano consecutivo, após vencerem por 44-38.
EHF European League: ABC de Braga supera-se, Águas Santas fica pelo caminho
O sorteio ditou que o ABC de Braga e a Associação Atlética de Águas Santas tinham viagens a terrenos difíceis… que também acabaram em destinos diferentes. A turma minhota, após ter visitado o terreno dos eslovenos do Trimo Trebnje e ter sido derrotada por 31-29, em casa conseguiu dar a volta à eliminatória com uma vitória por 26-29. Agora é a vez de defrontarem o RK Nexe, Skjern Handbold e o MSK Povazska Bystrica a contar para o Grupo D da prova.
Por um se ganha, por um se perde… é assim que se resume a qualificação dos conjuntos portugueses. A Associação Atlética de Águas Santas tinha vencido os suíços do Pfadi Winterthur em casa por 24-22, no entanto, não foi suficiente, perante derrota por três golos de diferença na casa do conjunto suíço por 19-22.
Assim sendo, Portugal contará com quatro equipas representantes nas competições europeias. O Futebol Clube do Porto participará na EHF Champions League – onde irá defrontar o Veszprém, Wisla Plock, GOG, RK Celje, Montpellier HB, Barcelona e SC Magdeburg -, já o Sporting CP (adversários: MOL Tatabanya KC, KGHM Chrobry Golglow e o CSM Constanta) e o SL Benfica (adversários: HBC Nantes, IFK Kristianstad e Rhein-Neckar Löwen) entraram diretamente na fase de grupos da Liga Europeia da EHF, onde agora se junta o histórico ABC de Braga.