Andebol Luso na Europa 14# Sporting aguenta os campeões mundiais

Bernardo GalanteAbril 2, 20224min0

Andebol Luso na Europa 14# Sporting aguenta os campeões mundiais

Bernardo GalanteAbril 2, 20224min0
Entre os resultados dos emblemas lusos na Europa de andebol, o Sporting empatou com o Magdeburg e Bernardo Galante conta como foi possível

A primeira parte dos duelos a eliminar por parte dos três grandes portugueses nas competições europeias já se iniciaram (EHF European League e EHF Champions League) e o desfecho apesar de não ser positivo, deixa tudo em aberto, com o Sporting a registar o resultado mais impressionante da jornada.

FC PORTO SEGURA EMPATE NO ÚLTIMO SEGUNDO

O Futebol Clube do Porto entrou na Dragão Arena com a missão de levar de vencida a difícil turma francesa do Montpellier HB – onde, atualmente, compete o ex-dragão Gilberto Duarte – numa partida a contar para os oitavos de final.

A primeira parte iniciou-se com dois golos de Victor Iturriza nos primeiros três minutos. O Montpellier responderia através de Kyllian Villeminot com dois golos e a partida voltaria a estar empatada, sendo que a toada equilibrada permaneceria durante toda a primeira metade do encontro com Lucas Pellas a fazer o 13-14 e a colocar o Montpellier em vantagem ao intervalo.

A segunda parte manteve-se equilibrada com duas equipas muito sólidas e a não descolarem uma da outra, apesar de aos 54 minutos o Montpellier, através de Yanis Lenne, ampliar a vantagem para quatro golos de diferença. O FC Porto não desarmou e respondeu com um parcial de 3-0 com Pedro Cruz em destaque na parte final da partida, sendo que foi o autor do 28º e 29º golo dos dragões, tendo o encontro terminado a 29 bolas. A 3 segundos do fim, Sebastian Frandsen defende um livre de 7 metros de Hugo Descat, levando a eliminatória empatada para França.

Rui Silva, apesar da baixa eficácia de remate (22%) protagonizou 11 assistências para golo, assumindo-se como o motor dos dragões. Sebastian Frandsen fechou a baliza a sete chaves com 9 defesas, culminando em 33% de eficácia defensiva (9/27).

O FC Porto visitará o reduto do Montpellier HB, no próximo dia 6 de abril às 19H45 (hora portuguesa) em encontro a contar para a 2ª mão da EHF Champions League.

LEÕES AGIGANTAM-SE PERANTE UM TUBARÃO

O Sporting Clube de Portugal tinha a difícil receção ao SC Magdeburg – uma das melhores equipas da atualidade mundial e o líder do prestigiado Campeonato Alemão (Bundesliga) -, contudo com o apoio dos seus adeptos no Pavilhão João Rocha conseguiram um empate precioso!

Os comandados de Ricardo Costa entraram fortes na partida com um parcial de 2-0 protagonizado por Martim Costa em apenas um minuto e meio. Os alemães reduziram por intermédio de Kay Smits, sendo que o encontro se manteve com sucessivos empates até aos 20 minutos de jogo. A faltar 3 minutos para o término da primeira parte, o Sporting chega aos três golos de vantagem, acabando mesmo saírem a vencer por 16-13 ao intervalo.

Aos 6 minutos da segunda metade, o SC Magdeburg por intermédio de Lukas Mertens chega aos 17-17 e a partir daí o encontro foi conhecendo sucessivos empates, durante o resto do encontro. A quatro segundos do fim, Martim Costa falhou aquele que podia ter sido o golo que daria a vitória aos pupilos de Alvalade. O encontro terminaria com um empate a 29 bolas.

Os irmãos Costa – Martim Costa e Francisco “Kiko” Costa – apontaram 8 golos, cada um, fixando-se nos 80% de eficácia, respetivamente (8/10). Do lado do Magdeburg, Lukas Mertens faturou por 7 vezes em 7 remates efetuados.

O Sporting CP visitará o reduto do SC Magdeburg, no próximo dia 5 de abril pelas 17H45 (hora portuguesa) em encontro a contar para a 2ª mão da EHF European League.

SEGUNDA PARTE DESASTROSA LEVAM A DESVANTAGEM DAS ÁGUIAS

O Sport Lisboa e Benfica deslocava-se até Toulouse para se adiantar na eliminatória frente à equipa local e dar continuação ao bom momento europeu que vivia.

Os primeiros 25 minutos foram extremamente equilibrados com sucessivos empates num encontro em que o ataque se sobrepôs à defesa, sendo que em cima do apito para o intervalo o sueco Jonas Källman colocava os encarnados a vencer por 17-20, indo assim com uma vantagem de três golos para o descanso.

O intervalo teve efeitos controversos em ambas as equipas, sendo que ao oitavo minuto do segundo tempo o Fenix Toulouse passava para a frente do encontro por intermédio de Ayoub Abdi, fazendo assim o 25-24. Os encarnados irreconhecíveis teimavam em falhar na concretização e deixariam a turma francesa chegar a uma vantagem de cinco golos a 7 minutos do fim. O resultado final fixar-se-ia em 38-34 a favor da equipa do português Gonçalo Vieira, o Fenix Toulouse.

O benfiquista Petar Djordjic esteve em destaque com 13 golos em 16 remates efetuados, sendo que do lado da equipa da casa, o guarda-redes belga Jef Lettens sobressaiu com 9 defesas e 39% de eficácia defensiva.

O SL Benfica receberá o Fenix Toulouse, no próximo dia 5 de abril pelas 17H45 (hora portuguesa) em encontro a contar para a 2ª mão da EHF European League.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS