Andebol Luso na Europa 13# EHF European League: o rescaldo português

Bernardo GalanteMarço 10, 20226min0

Andebol Luso na Europa 13# EHF European League: o rescaldo português

Bernardo GalanteMarço 10, 20226min0
Sporting CP e SL Benfica estão na próxima fase da European League e nada melhor do que ficar a conhecer os adversários que se seguem

Terça-feira, dia 8 de março de 2022: a materialização da qualidade do andebol português. Após o Futebol Clube do Porto ter assegurado, pela terceira vez consecutiva, a passagem para a fase derradeira da melhor competição do mundo – a Liga dos Campeões -, desta feita foi a vez dos portugueses se imporem diante dos franceses, na EHF European League.

Leões carimbam a passagem à próxima fase

O Sporting Clube de Portugal entrava em campo com a qualificação garantida, devido à derrota do AEK de Atenas no terreno do Eurofarm Pelister, no encontro que terminara minutos antes do início da partida em Portugal. Contudo, a vitória era importante para o adversário do Sporting, o USAM Nimes.

O USAM Nimes queria recuperar a liderança do Grupo D e a primeira parte foi sendo demonstrativa disso. Num jogo muito rápido e intenso, os comandados de Ricardo Costa viram os franceses a vencer por quatro golos de diferença, quando faltavam cinco minutos para terminar a primeira parte do encontro. Os leões correram atrás do resultado e encurtaram a distância para apenas um golo, aquando do apito para o intervalo.

A segunda parte foi marcada por sucessivos empates no marcador, sendo que o ritmo do encontro não baixava, tornando-se um dado revelador da qualidade de ambas as equipas. A um minuto e meio do fim da partida, Francisco Costa aponta o 31-29, sendo a primeira vez que havia uma vantagem de dois golos na segunda parte. A 10 segundos do final do encontro, Carlos Ruesga fecha o encontro com o 32º golo leonino e garantindo a 3ª posição do Grupo D. O resultado final fixou-se num 32-30.

Francisco Costa foi o destaque da noite, acabando por anotar 11 tentos em 14 remates realizados, perfazendo-se em 79% de eficácia. O guarda-redes francês Remi Desbonnet, realizou um total de dez defesas (10/42 = 24%), tornando-se num quebra-cabeças para a ofensiva leonina.

Sportclub Magdeburg: o próximo adversário dos leões

Os oitavos de final têm início marcado para o próximo dia 29 deste mês e o adversário do Sporting CP é, atualmente, uma das melhores equipas do mundo. O SC Magdeburg conta apenas com uma derrota na presente temporada, sendo que foi numa partida a contar para a Liqui Moly Handball-Bundesliga, competição que o clube germânico lidera com 4 pontos de vantagem e menos um jogo que o 2º classificado, o THW Kiel.

O clube pertencente ao estado de Saxônia-Anhalt conta com um palmarés extremamente recheado de conquistas importantes – 3 Ligas dos Campeões, 3 Taças EHF, 3 Supertaças Europeias, 1 Liga Europeia, 1 Mundial de Clubes, 1 Campeonato Alemão, 2 Taças Alemãs e 2 Supertaças Alemãs – sendo, atualmente, o detentor da Liga Europeia.

Esta temporada, registam 37 vitórias em 39 encontros a contar para todas as competições em que se encontram inseridos (Mundial de Clubes, Liga Europeia, Bundesliga e Taça Alemã). Ómar Magnússon é destacadamente o melhor marcador da turma de Magdeburgo em todas as competições, tendo apontado 186 golos em 33 encontros, perfazendo uma média de 5.64 golos por jogo.

O plantel comandado pelo germânico Bennet Wiegert conta com atletas de grandíssima qualidade como, por exemplo, os laterais Kay Smits e Michael Damgaard, o pivô Magnus Saugstrup, entre outros atletas da elite mundial.

Noite de gala no Pavilhão Nº2 da Luz

O Sport Lisboa e Benfica recebeu os franceses do HBC Nantes – 2º classificado da Liqui Moly StarLigue e semi-finalista da edição passada da Liga dos Campeões – numa partida que decidia a 2ª posição do Grupo B. O segundo lugar do grupo revelar-se-ia importante, de forma a evitar os dois primeiros classificados do Grupo A, Wisla Plock e Fuchse Berlin, respetivamente.

O encontro iniciou-se com um ligeiro ascendente francês que aos dez minutos do encontro, encontravam-se a vencer por 5-8, contudo seis minutos depois, Alexis Borges empatava a partida a 10 bolas. Até ao final do encontro, o marcador oscilaria entre vantagens mínimas e constantes empates, sendo que o HBC Nantes acabaria por ir a vencer para o intervalo por 15-16.

A segunda parte foi marcada pelo ambiente sensacional vivido no Pavilhão Nº2 da Luz, proporcionado pela maioria dos benfiquistas presentes na bancada, mas também pelo fair-play e uma forte cultura desportiva, demonstrada pelos adeptos franceses do HBC Nantes. Dentro das quatro linhas, o marcador ia tendo sucessivas mudanças, sempre com o equilíbrio a pautar o destino do encontro.

A 11 segundos do final do encontro, o central benfiquista Lazar Kukic faz o 31-30, assegurando assim o 2º lugar do Grupo B em igualdade pontual com o líder GOG.

O alemão Ole Rahmel foi o melhor marcador do encontro com 8 golos, seguindo-se de Lazar Kukic com 6 tentos. O guardião espanhol Sergey Hernandez também foi uma das figuras do encontro com 12 defesas em 40 possíveis, perfazendo-se em 30% de eficácia defensiva.

Fenix Toulouse Handball: o próximo adversário das águias

Decidida a segunda posição frente a franceses, o adversário que se segue também é francês: o Fenix Toulouse. O sétimo classificado da Liqui Moly StarLigue, conta com uma presença lusa no seu plantel com Gonçalo Vieira, um jovem emprestado pelo Sporting Clube de Portugal e formado na AA Águas Santas.

Gonçalo encontra-se a envergar a camisola do Toulouse desde a época passada, tendo vindo a subir a sua influência no jogo dos franceses e, atualmente, já conta com 66 golos em 29 encontros. O emblema francês comandado por Danijel Andjelkovic conta com um palmarés curto composto por uma Taça de França e uma Segunda Divisão Francesa.

Fruto da 6ª posição alcançada a temporada passada no Campeonato Francês, o emblema da região da Occitânia viu-se obrigado a disputar duas rondas de qualificação para disputar a Fase de Grupos da Liga Europeia, tendo eliminado os austríacos do Alpla HC e os suecos do HK Malmo.

Na Fase de Grupos da competição, o Fenix Toulouse encontrou-se inserido no Grupo A, juntamente com o Wisla Plock, o Fuchse Berlin, o CD Bidasoa, o Tatran Presov e o Pfadi Winterthur. Os franceses terminaram na 3ª posição do Grupo A com 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas em 10 encontros realizados, concluindo-se em 13 pontos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS