1ª etapa Liga Pro Skate 2022: flips e truques fazem-se sentir no Porto
Foi no passado fim-de-semana de 26 e 27 de Março que foi dado início à primeira etapa da Liga Pro Skate 2022 na cidade do Porto. A primeira paragem que decorreu no skatepark de Ramalde ficou marcada pelas estreias das vertentes olímpicas de Open Park Masculino e Feminino e pelo grande nível apresentado pelas jovens promessas portuguesas.
O campeonato começou no dia 26 com o Open Qualifier, onde os atletas tiveram a hipótese de se qualificar para as meias-finais do Open Pro e com o campeonato amador por escalões. Nas competições amadoras destaque para os vencedores de cada escalão, com Matilde Ribeiro e Maria Alves a vencerem nas categorias de sub-13 e sub-17 e também para Tomás Godinho, Gabriel Martins Mendes, Pacal Teixeira, Nimrod Toledo e Madu Teixeira que venceram nos escalões de sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19.
Nesse mesmo dia decorreram as finais do Open Park Feminino e Masculino no bowl de Ramalde, infraestrutura recentemente acrescentada ao skatepark de Ramalde pela Câmara Municipal do Porto, numa aposta de valorização do recinto de forma a potenciar este tipo de competição.
Na categoria Feminina de Open Park, Virgina Fortes levou a melhor e venceu com uma nota de 36.80 deixando Rafaela Costa e Margarida Cepeda na segunda e terceira posição com as notas 24.33 e 23.33, na categoria Masculina quem mais se destacou foi Bruno Senra com o pódio a ficar completo por Keanu Schwedt (um jovem especialista na vertente) e Nilo Peçanha em segundo e terceiro lugar respetivamente.
O dia das finais começou com as meias-finais Masculinas para o Open Pro Street, onde se apuraram os skateboarders Bruno Senra, Gabriel Ribeiro, Pacal Teixeira, Madu Teixeira, Daniel Santos, Thiago Monteiro, João Ferraz e Duarte Pires para as finais que decorreram no final da tarde.
Depois das meias-finais Masculinas partiram para as finais Femininas que se realizaram em formato olímpico (duas linhas e cinco tentativas de melhor truque de onde depois contabilizam a soma das quatro melhores pontuações) com novo destaque para Virginia Fortes, que depois de no ano passado ter dominado o circuito da LPS, voltou a vencer a primeira etapa da edição 2022 com a pontuação final de 12.93, seguida de Matilde Ribeiro que obteve a pontuação de 8.74 (atleta que venceu também a prova sub-13 Fem) e de Rafaela Costa que terminou com 8.47 pontos.
De seguida deu-se início às finais Masculinas o foco esteve na juventude presente em prova, com skateboarders como João Ferraz de 14 anos, Madu Teixeira com 13 anos e o seu irmão mais novo Pacal Teixeira de 10 anos a mostrarem grande nível e uma excelente capacidade de aguentar a pressão de estar entre os melhores do país. Nesta edição da prova Bruno Senra voltou a mostrar serviço e saiu do Porto como líder da Liga Pro Skate seguido de Gabriel Ribeiro, que vai recuperando a sua melhor forma depois do período atribulado de lesões, e de Madu Teixeira que conseguiu o seu primeiro pódio depois de uma prestação de excelência com manobras originais e um estilo muito próprio que começam a ser característicos deste skateboarder de 13 anos.
Destaque para a componente de melhor truque onde o nível esteve muito alto com Bruno Senra a executar nas escadas grandes um Kickflip BS Crooked na perfeição, um BS 360 FS Lipslide no corrimão e um Kickflip FS Feeble também no corrimão das escadas grandes que deixaram o skatepark ao rubro, já Gabriel Ribeiro executou um 360 Flip FS Lipslide de execução técnica muito díficil no corrimão a direito e um Kickflip BS Lipslide no corrimão das escadas grande com muito pop e estilo a fechar a sua participação na primeira etapa da Liga Pro Skate 2022. A Liga Pro Skate regressa nos dias 5,6,7 e 8 de Março em Portimão para a segunda etapa desta edição de 2022.
https://fb.watch/c5s6r26uuW/