MLB: conheça os calouros promissores que podem impactar a liga em 2023 (parte 1)
Com a alta significativa nos valores dos contratos dos agentes livres da MLB, maior liga de beisebol do planeta, apostar nos prospectos – jovens talentos das franquias – nunca foi tão necessário. Ao começo de toda época existe expectativa de quais calouros deverão subir à equipa principal ao decorrer do ano. Um prospecto talentoso às vezes é o que falta para uma equipa chegar aos playoffs; para outras, é o necessário um bom e jovem nome para iniciar um processo de reconstrução visando dias melhores.
Durante a época de 2022 alguns novatos já colocaram os nomes de vez na MLB: Julio Rodriguez (Seattle Mariners), Spencer Strider (Atlanta Braves) e Adley Rustchman (Baltimore Orioles) são apenas alguns desses jovens que certamente serão os grandes nomes da liga no futuro.
Para 2023, separamos uma lista com 10 nomes que têm grandes chances de chegar a Major League Baseball. Confira em texto de Natan Pires a primeira parte de análises sobre os prospectos!
1. Kyle Harrison (arremessador canhoto, San Francisco Giants)
Para os Giants, Kyle Harrison é um dos maiores prospectos de arremessador da história da franquia. Desde o lendário Madison Bumgarner, não há outro a gerar tanta expectativa como o canhoto Harisson, que foi uma escolha de terceira rodada do draft de novos jogadores em 2020. Kyle Harrison completou 21 anos em agosto do último ano.
Com um incrível arsenal de arremessos em que se destacam a bola rápida (fastball) e um arremesso curvo (slider), Harisson tem desenvolvido um excelente controle dos arremessos e também uma significativa melhora na velocidade dos pitches nas últimas épocas. Não é exagero falar que o arremessador tenha sido o melhor jogador das ligas menores da franquia do Giants nos últimos dois anos, em que foi o arremessador com o segundo maior número de eliminações por strikeout (343 em 211.2 entradas arremessadas). Kyle Harrison também teve um ERA (média de corridas cedidas, em que quanto menor o valor, mais eficiente é o arremessador) de 2.71 na última temporada – e um impressionante valor de 2.93 na carreira.
O grande nome da rotação dos Giants no momento é Logan Webb, outro jovem formado em casa. Nas duas últimas épocas a equipa foi uma das melhores da MLB no ‘montinho’, carregando um legado que vem desde a conquista dos três últimos títulos – o ponto mais forte da dinastia esteve nos arremessos. A saída de Carlos Ródon em 2022 não foi suprida, mas é esperado que Kyle Harrison possa se tornar o grande nome dessa rotação em alguns anos. O corpo executivo da equipa de San Francisco já manifestou o desejo de contar com o jogador nas grandes ligas ainda nesta época – com um excelente grupo de técnicos de arremesso e um estádio favorável aos arremessadores, Kyle Harrison tem tudo para brilhar nos Giants.
2. Anthony Volpe (interbases, New York Yankees)
Aqui chegamos ao principal prospecto da maior franquia dos Estados Unidos – os Yankees são conhecidos pela imponência em todos os períodos de agência livre, despejando caminhões de dinheiro em qualquer nome que queiram contratar. Remando contra a maré, vemos alguns jovens lutando por espaço no elenco estrelado da equipa de New York.
Anthony Volpe completará 22 anos em abril de 2023 e já se espera que ele chegue à MLB nesta época. O interbases conta com excelente potência do bastão, conseguindo ser eleito pela MLB Pipeline (principal organização para análise de prospectos nos EUA) como o melhor rebatedor das ligas menores na época de 2021 – na ocasião, rebateu 27 home runs, teve 33 roubos de base e média de rebatidas de .294 (cerca de uma rebatida a cada três tentativas, número considerado alto para a MLB).
Fontes ligadas aos Yankees informaram que Volpe está se preparando para uma briga pela posição titular de interbases já no Opening Day, o dia de abertura da época. Para o Yankees, o sucesso de Anthony Volpe significa finalmente fechar o espaço que a franquia tem na posição de shortstop desde a aposentadoria de uma das maiores lendas da equipa, Derek Jeter.
3. Elly De La Cruz (interbases, Cincinnati Reds)
Para franquias com baixo poder aquisitivo, apostar na no chamado farm system (sistema de formação de atletas) tem se provado o melhor caminho para se manter competitivo. Para muitos, os prospectos da equipa do Cincinnati Reds são os mais subestimados de toda a liga. E capitaneando essa lista de promessas, temos o rebatedor Elly De La Cruz.
Dificilmente iremos encontrar um prospecto que veio do nada e chegou a estar entre os 100 melhores da MLB em tão pouco tempo. Se comparado com o bônus de assinatura dos outros jovens dessa lista, Elly custou praticamente de graça aos Reds, com um valor de bônus de 65 mil dólares.
Acima da média em todos os fundamentos da posição, rapidamente ele se tornou a principal esperança para o futuro dos Reds. Olheiros apontam que o interbases pode se tornar um five-tool player, como são designados os atletas de elite que desempenham todos os fundamentos de forma excepcional – rebater para média, com potência, ter bom braço de arremesso, correr bem as bases e atuar acima da média na defesa.
A cada ano que passa as médias de De La Cruz aumentam e as aparições no bastão estão praticamente a dobrar. Em 2019, na Rookie League (competição em nível inicial), Elly rebateu 1 home run, impulsionou 26 corridas e teve média no bastão de .284. Em 2021 ele saltou para 8 home runs, 42 corridas impulsionadas e média de .296. Por último, na época de 2022, Elly anotou números ainda mais impressionantes: 28 home runs, 86 corridas impulsionadas, 47 bases roubadas e médias no bastão de .304.
Ver essa foto no Instagram
Com um atleta como Elly De La Cruz, o sistema de formação da equipa dos Reds não pode de maneira alguma ser ignorado; o atleta tem tudo para chegar bem na liga e ainda brigar pelo prêmio de Rookie of the Year, dado ao melhor calouro da época.
4. Gunnar Henderson (interbases/terceira-base, Baltimore Orioles)
Recentemente o Baltimore Orioles foi eleito como a melhor franquia em termos de desenvolvimento de atletas em toda a MLB. Para ratificar esse ponto, basta voltar ao draft de novos jogadores de 2019, em que Baltimore selecionou os jovens Adley Rutschman e Gunnar Henderson. Na última época, Adley fez sua estreia como o principal prospecto de todo o sistema de formação de atletas da MLB e teve um ano acima da média na liga. Para 2023, a expectativa está em Gunnar Henderson, que ocupa a segunda posição do ranking de prospectos e promete seguir os passos de Rutschman.
The votes are in ?️
We have been named the No. 1 farm system in baseball by MLB executives! Read more here: https://t.co/aU7TWyqTug pic.twitter.com/EIJffFI6Mu
— Orioles Player Development (@OsPlayerDev) January 12, 2023
https://platform.twitter.com/widgets.js
Para muitos, Gunnar Henderson é o favorito ao prêmio de Rookie of the Year na Conferência Americana, afinal, o jogador tem uma enorme potência no bastão. Em 2021 Henderson começou no nível mais baixo dasligas menores; porém, em 2022, ele terminou no nível mais alto, além de estrear pela equipa principal do Baltimore Orioles com direito a home run na primeira partida.
Em pesquisa promovida pela MLB pipeline com membros de todas as organizações, questionando em quem cada um apostaria para prêmio de Calouro do Ano na Conferência Americana, 73% votou em Gunnar Henderson. Será interessante ver o futuro promissor dos Orioles, que ainda contam com outros excelentes nomes tanto no elenco principal como no sistema de formação.
5. Corbin Carroll (OF, Arizona Diamondbacks)
Outra farm system recheada de bons nomes é a do Arizona Diamondbacks. Embora a equipa de Phoenix não consiga competir financeiramente com os seus rivais de divisão – rivais Los Angeles Dodgers e San Diego Padres anualmente estão a gastar rios de dinheiro – por outro lado realiza um trabalho de base invejável.
Corbin Carroll é um dos melhores prospectos da atual geração: uma das grandes promessas dos Dbakcs, o defensor externo foi considerado como um dos melhores atletas da classe de prospectos de 2019. Como excelente defensor que é, com ótimo braço e velocidade acima da média, o jogador tem tudo para assumir o espaço no campo externo da defesa de Arizona.
Além disso, Caroll conta com boa capacidade de fazer contato com a bolinha e inteligência na hora de correr as bases – fator crucial no esporte.
Na época de 2022 Carroll anotou médias equivalentes aos números de Barry Bonds, lendário nome do esporte; também rebateu 24 home runs e roubou 31 bases. Com uma curta aparição na equipa principal do DBacks, Carroll entra para a próxima época como um dos principais nomes e também favorito ao prêmio de Calouro do Ano na Conferência Nacional.
A época 2023 da MLB está cada dia mais próxima! Confira nas próximas semanas a segunda parte dos principais nomes de jovens talentos a se acompanhar em 2023!