Os campeões esquecidos de Berlim

João FreitasSetembro 19, 20234min0

Os campeões esquecidos de Berlim

João FreitasSetembro 19, 20234min0
João Freitas relembra os campeões esquecidos de Berlim, entre os quais o BFC Viktoria 1889 e Vorwärts Berlin

Estamos nas vésperas da estreia do Union de Berlim na liga dos campões, por isso decidimos fazer um périplo pela memória das equipas berlinenses que foram campeãs alemãs. A tarefa por si não é fácil, falamos de um país e numa cidade que foram talhados pela geopolítica e pela história, foram várias as equipas que tiveram um altíssimo nível em distintas fases do tempo – neste artigo apenas abordaremos os campeões que ou cessaram de existir ou se reinventaram de tal forma que a linhagem direta ja não é passível de ser considerada como herdeira. Por esse motivo, deixaremos de fora o decacampeão da RDA e eterno rival do Union, o Dynamo Berlim, e o Hertha bicampeão alemão em 1930 e 1931 e vice em 1926, 1927, 1928 e 1929.

Berlim é uma das capitais europeias que sempre apresentaram uma relação complicada com o futebol, nunca foram a cidade dominante a nível da Bundesliga. Porém, atingiram o sucesso algumas vezes. Um desses clubes é o Union 92 Berlin, um clube burguês e que foi um dos membros fundadores da Associação de Futebol Alemã. Conquistou, para surpresa de todos, o título de campeão nacional em 1905, derrotando o Karlsruher FV que eram os favoritos. Mais tarde, em 1927, o Union fundir-se-ia com dois clubes mais antigos da cidade, o Berliner FC Vorwärts 1890 e o Arminia 1906 Berlin.

Mas como aconteceu a vários dos seus congéneres, após a vitória aliada na Segunda Guerra Mundial, o clube foi refundado como SG Mariendorf. O SG Mariendorf teve uma expressão reduzidíssima e com o tempo acabou por se fragmentar em 3 diferentes clubes. Uma pequena parte da memória do Union 92 ficou guardada no Blau-Weiss 90 – as cores do Union eram azul e branco – e que conseguiu estar na edição de 1986/87 na Bundesliga, mas quis o destino que, ironicamente, em Janeiro de 1992 declarasse falência. Convém destacar que o Union Berlin não tem nenhuma ligação com o Union 92, embora a partilha do nome possa levantar essa sugestão.

Outro dos campeões nacionais berlinenses era o BFC Viktoria 1889, outro dos mais antigos clubes alemães e que foi no final do século XIX a verdadeira potencia desportiva da cidade – reunia vários desportos, desde futebol, ginástica até ao cricket. Entre 1907 e 1911 conquistou dois títulos de campeão nacional e foi duas vezes vice-campeão. Com a primeira guerra mundial o clube entrou na sua fase em declínio e aquando da divisão da cidade pelas potencias aliadas, o Viktoria apesar de ter ficado na parte ocidental foi fustigado por diversos problemas financeiros e por má gestão. Em 2013, ocorreu uma união entre o Viktoria e o FC Lichterfelder que gerou o FC Viktoria 1889 Berlin que reclama a herança da equipa campeã no início do século.

Por fim, abordaremos uma equipa de sucesso da RDA, o Vorwärts Berlin – este não tem nenhuma ligação ao Berliner FC Vorwärts 1890 que falamos anteriormente. O Vorwärts Berlin era o clube do Exercito Popular da RDA (NVA) e foi seis vezes campeão da Oberliga entre 1958 e 1969. Por ser o clube de um dos braços do poder político acabava por ter um certo privilégio em relação a concorrência, nomeadamente na seleção e captação de jogadores. Apesar disso era um clube bastante respeitado por praticar um futebol bastante positivo e atrativo.

Perdeu a hegemonia para outro clube de um dos braços do estado da RDA, o Dynamo Berlin clube da polícia secreta (Stasi) em qual Erich Mielke – chefe da polícia – apostava bastante. Mielke tanto quis que o Dynamo fosse o clube da cidade que moveu o Vorwärts de Berlin para Frankfurt (Oder) – cidade perto da fronteira com a Polónia. Após várias mudanças de nome e fusões pouco sobra do clube berlinense original que atualmente joga com o nome 1.FC Frankfurt Oder.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS