Os campeões esquecidos de Berlim
Estamos nas vésperas da estreia do Union de Berlim na liga dos campões, por isso decidimos fazer um périplo pela memória das equipas berlinenses que foram campeãs alemãs. A tarefa por si não é fácil, falamos de um país e numa cidade que foram talhados pela geopolítica e pela história, foram várias as equipas que tiveram um altíssimo nível em distintas fases do tempo – neste artigo apenas abordaremos os campeões que ou cessaram de existir ou se reinventaram de tal forma que a linhagem direta ja não é passível de ser considerada como herdeira. Por esse motivo, deixaremos de fora o decacampeão da RDA e eterno rival do Union, o Dynamo Berlim, e o Hertha bicampeão alemão em 1930 e 1931 e vice em 1926, 1927, 1928 e 1929.
Berlim é uma das capitais europeias que sempre apresentaram uma relação complicada com o futebol, nunca foram a cidade dominante a nível da Bundesliga. Porém, atingiram o sucesso algumas vezes. Um desses clubes é o Union 92 Berlin, um clube burguês e que foi um dos membros fundadores da Associação de Futebol Alemã. Conquistou, para surpresa de todos, o título de campeão nacional em 1905, derrotando o Karlsruher FV que eram os favoritos. Mais tarde, em 1927, o Union fundir-se-ia com dois clubes mais antigos da cidade, o Berliner FC Vorwärts 1890 e o Arminia 1906 Berlin.
Mas como aconteceu a vários dos seus congéneres, após a vitória aliada na Segunda Guerra Mundial, o clube foi refundado como SG Mariendorf. O SG Mariendorf teve uma expressão reduzidíssima e com o tempo acabou por se fragmentar em 3 diferentes clubes. Uma pequena parte da memória do Union 92 ficou guardada no Blau-Weiss 90 – as cores do Union eram azul e branco – e que conseguiu estar na edição de 1986/87 na Bundesliga, mas quis o destino que, ironicamente, em Janeiro de 1992 declarasse falência. Convém destacar que o Union Berlin não tem nenhuma ligação com o Union 92, embora a partilha do nome possa levantar essa sugestão.
Outro dos campeões nacionais berlinenses era o BFC Viktoria 1889, outro dos mais antigos clubes alemães e que foi no final do século XIX a verdadeira potencia desportiva da cidade – reunia vários desportos, desde futebol, ginástica até ao cricket. Entre 1907 e 1911 conquistou dois títulos de campeão nacional e foi duas vezes vice-campeão. Com a primeira guerra mundial o clube entrou na sua fase em declínio e aquando da divisão da cidade pelas potencias aliadas, o Viktoria apesar de ter ficado na parte ocidental foi fustigado por diversos problemas financeiros e por má gestão. Em 2013, ocorreu uma união entre o Viktoria e o FC Lichterfelder que gerou o FC Viktoria 1889 Berlin que reclama a herança da equipa campeã no início do século.
Por fim, abordaremos uma equipa de sucesso da RDA, o Vorwärts Berlin – este não tem nenhuma ligação ao Berliner FC Vorwärts 1890 que falamos anteriormente. O Vorwärts Berlin era o clube do Exercito Popular da RDA (NVA) e foi seis vezes campeão da Oberliga entre 1958 e 1969. Por ser o clube de um dos braços do poder político acabava por ter um certo privilégio em relação a concorrência, nomeadamente na seleção e captação de jogadores. Apesar disso era um clube bastante respeitado por praticar um futebol bastante positivo e atrativo.
Perdeu a hegemonia para outro clube de um dos braços do estado da RDA, o Dynamo Berlin clube da polícia secreta (Stasi) em qual Erich Mielke – chefe da polícia – apostava bastante. Mielke tanto quis que o Dynamo fosse o clube da cidade que moveu o Vorwärts de Berlin para Frankfurt (Oder) – cidade perto da fronteira com a Polónia. Após várias mudanças de nome e fusões pouco sobra do clube berlinense original que atualmente joga com o nome 1.FC Frankfurt Oder.