Playoff Mundial: Sem Rúben Dias, que alternativas existem?
Está à porta o playoff de acesso ao campeonato do mundo, e depois de ficar sem João Cancelo, Portugal não vai poder contar também com o seu melhor defesa central, Rúben Dias, que vai parar cerca de um mês.
No setor mais fraco da seleção em termos de quantidade, quem pode formar dupla com o veterano Pepe no jogo com a Turquia?
José Fonte, 38 anos
É a opção mais obvia e mais natural para entrar no 11. O veterano central do Lille tem a experiencia e a cultura tática para corresponder ao desafio, mas a sua falta de velocidade pode ser um problema principalmente se o duelo com a Itália se confirmar, quando apanhar nomes como Immbile, Insigne ou Berardi.
Titular nos 26 jogos do campeonato francês e nos 7 jogos do Lille na Champions, tem o ritmo necessário para ser opção no final de Março.
Domingos Duarte, 26 anos
Parecia estar a caminhar para se tornar uma opção regular e fiavel na seleção, mas nos últimos tempos perdeu algum protagonismo na equipa do Granada, devido à lesão complicada que sofreu no final de Setembro e que o afastou dos relvados até Janeiro.
Em 2022 soma apenas 4 jogos, o que poderá colocá-lo fora da corrida por um lugar nas opções de Fernando Santos, ele que sem a lesão, seria provavelmente a principal alternativa à dupla Pepe e Rúben Dias. Ainda assim, a sua rodagem num dos principais campenatos da europa, podem ser determinantes na hora da convocatória.
Gonçalo Inácio, 20 anos
Poderá ser a surpresa que Fernando Santos prepara para os jogos decisivos de Março, sendo que o jovem central do Sporting ainda aguarda pela estreia na equipa principal portuguesa. Rápido, ágil e muita qualidade na saida de bola são as principais caracteristicas do jovem leonino, titular absoluto no Sporting.
O facto de estar habituado a uma defesa a 3 pode pesar na decisão de Fernando Santos, ele que esta temporada já soma uns impressionantes 35 jogos em todas as competições.
Tiago Djaló, 21 anos
Seria uma surpresa ainda maior do que Gonçalo Inácio, no entanto, o jovem central do Lille deveria já ter sido incluido e integrado na seleção principal, devido às suas caracteristicas ímpares para a posição. Extremamente rápido, forte e agressivo, é ainda bastante util ao nivel na construção a partir de trás, o que lhe permite ser alternativa como lateral direito.
Apesar da forte concorrência de Fonte e do neerlandês Sven Botman, soma já 26 jogos esta temporada, e é certamente um elemento a ser opção na equipa principal lusa a curto prazo.
Outras opções a considerar: Danilo Pereira (já foi utilizado como central, e Fernando Santos conta sempre com ele), David Carmo (regressou recentemente após grave lesão, mas tem caracteristicas que o diferenciam), Rúben Semedo (o menos provável, ainda não jogou pelo FC Porto) e Luis Neto (tem estado a excelente nível no trio de centrais do Sporting.